Avançar para o conteúdo

Conheça o Mercado de Santa Clara em Lisboa

mercado de Santa Clara

Provavelmente já ouviu falar em Santa Apolónia, em Lisboa, mas ainda não ouviu falar do mercado de Santa Clara. Uma zona histórica que é pouco conhecida pelos turistas, mas um local que merece a atenção e que fica apenas a 10 minutos a pé da grande estação de Santa Apolónia.

O Mercado de Santa Clara

Localizado em Lisboa, no Campo de Santa Clara, o mercado de Santa Clara foi um dos primeiros edifícios comerciais em Portugal. Um ponto turístico muito pouco abordado, mas que merece de facto destaque entre os mercados lisboetas. A construção em ferro e vidro foi feita assim com materiais característicos na Europa na 2.ª metade do século XIX. O mercado de Santa Clara é na verdade um mercado elegante e que merece ser visitado.

O mercado de Santa Clara foi inaugurado em outubro de 1877 e conta com 1250 m², sendo um monumento de grande relevo na grande Lisboa. Nos dias de hoje, este amplo mercado de Santa Clara destina-se à venda de produtos alimentares frescos no seu interior. Já no exterior existem vários tipos de negócios, como o artesanato, antiguidades e velharias, existindo ainda alguns espaços de restauração.

Quando visitar o mercado

O mercado de Santa Clara é diariamente muito procurado, fruto dos bens alimentares que são lá vendidos. Na opinião geral de quem por lá vive ou visita, os produtos são de enorme qualidade, o que promove um interesse ainda maior e crescente pelo local. Face a estar bem situado (perto do metro de Santa Apolónia), este mercado acaba por ser para muitos o local diário das compras alimentares.

Para quem procura visitar o mercado de Santa Clara, o horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9 horas até às 19 horas. Todavia, a conhecida Feira da Ladra também é realizada neste mercado, às terças-feiras e sábados.

Feira da ladra

A feira da ladra é um dos eventos que mais atrai pessoas para perto do mercado de Santa Clara. Este é um simples mercado de rua, bastante popular em Portugal, principalmente em Lisboa. Lá são vendidos artigos novos e usados, sendo a maioria antiguidades e velharias.

Existe um pouco de tudo nesta feira, desde relógios de bolso, discos vinil, móveis ou outro tipo de artigos. Esta feira nasceu no século XIII e passou por várias zonas de Lisboa, mas desde 1882 que permanece junto do mercado de Santa Clara.

Como chegar ao mercado de Santa Clara

Como já mencionado, o mercado de Santa Clara fica muito próximo da estação de metro de Santa Apolónia, o que dá muita margem para lá chegar. Além do metro, poderá usar os autocarros para lá chegar. Ainda assim, poderá verificar aqui todas as formas de chegar ao mercado.

O que visitar perto do mercado de Santa Clara

O mercado de Santa Clara é muito visitado exatamente por estar deslocado da maioria dos monumentos do centro histórico da cidade de Lisboa. Porém, para quem é turista e viaja para conhecer tudo, deverá passar obrigatoriamente pelo mercado.

Ainda assim, se vem em modo turista, fique a saber que existe o passe Navegante para os turistas, ficando com um passe de 24 ou 48 horas e com o qual pode andar de metro sem parar, a um custo muito compensatório e que lhe abre as portas para passear por toda a cidade de Lisboa.

Caso goste de ler ou passar um bom momento de passeio, o jardim Botto Machado é mesmo ali perto, e é um espaço com bastantes cafés com esplanada.

Eis o que pode visitar ao redor de Santa Clara

  • Igreja de São Vicente de Fora;
  • Panteão Nacional;
  • Jardim Botto Machado;
  • Palácio Sinel de Cordes.

A gastronomia em redor do mercado de Santa Clara

A gastronomia portuguesa é uma das grandes mais valias do nosso país e algo muito procurado por todos os que visitam o país. Portugal está repleto de boa comida. Junto do mercado de Santa Clara é possível encontrar bons pratos em vários restaurantes que mantêm a tradição das comidas portuguesas.

Se é turista e se vem a Lisboa e quer visitar o mercado, além de encontrar no seu interior vários alimentos baratos e frescos, poderá, do lado de fora, desfrutar da típica comida portuguesa.

Algumas das especialidades mais procuradas:

  • Pastel de belém
  • Pataniscas de bacalhau
  • Amêijoas à Bulhão Pato
  • Iscas com elas
  • Bacalhau à brás
  • Peixinho da horta
  • Meia desfeita
  • Meia-uma
  • Ovos verdes
  • Fava rica

Ainda que nem todos os pratos ou sobremesas possam ser encontrados junto do mercado de Santa Clara, a verdade é que estes típicos pratos podem ser encontrados nas redondezas e por toda a capital de Portugal.

Qual a melhor altura para visitar o mercado de Santa Clara

Na verdade, não existe a melhor altura para visitar o mercado de Santa Clara. O espaço tem o horário alargado para ser possível encontrar bons preços durante todo o dia. Todavia, quando olhamos a outros fatores, pode ser importante visitar o mercado de Santa Clara da parte da manhã de forma a garantir que assim não irá ao local e encontre alguns dos produtos já esgotados ou com falta de stock.