Avançar para o conteúdo

Saiba o que são ETFs e como investir

o que são etfs

Afinal o que são etfs? Um ETF é um Exchange Traded Fund, isto é, um fundo negociado na bolsa, mas mais vocacionado para a atualidade

Sem ter muitas semelhanças com os fundos de investimentos tradicionais a que os bancos nos habituaram nas últimas décadas. É um sistema que tem essencialmente custos inferiores, mesmo que sejam considerados os custos de corretagem na bolsa e pagamento a quem gere o fundo, e limitam o seu risco ao risco do próprio mercado. Estas são algumas das principais informações, no entanto existem muitas mais coisas que se pode saber sobre os Exchange Traded Fund.

Os ETFs são de confiança?

Compreendemos perfeitamente que falar em investimentos económicos dos dias de hoje é sempre algo recebido com alguma recetividade. É também normal que este tipo de serviços tenha tendência para ser visto com alguma desconfiança, uma vez que já existiram esquemas na internet muitas vezes utilizados com algumas caras famosas sem a sua devida autorização, e que nos deixa sempre de pé atrás. Não é o caso dos ETFs.

Os ETFs, para ter uma ideia, estão recomendados em quase todas as categorias da DECO Proteste, e para alguma recomendação desta empresa acontecer significa que o produto é que testado de várias formas e em várias categorias para saber se realmente vale a pena o investimento. Portanto, a parte da segurança está aqui amplamente assegurada.

O que são os ETFs para os pequenos investidores?

Os ETFs para os pequenos investidores são a forma mais económica de investir em fundos, acedendo a bolsas e fazendo um investimento de forma diversificada e sem grandes complicações. Vejamos por exemplo o mercado de ações da África do Sul, que não estando disponível em Portugal os meios tradicionais, apenas está disponível para o pequeno investidor ou aforrador através de ETFs, o que faz com que uma pessoa faça um investimento sem grandes burocracias nesses mercados.

O objetivo é que o investidor tenha a percentagem de um fundo administrado por um gestor, tendo esse gestor muito mais experiência e por isso podendo dar muito mais lucro ás pessoas que compram parte desse fundo. Esta é uma explicação tão simples que é facílimo começar a investir.

Como usar os ETFs para investir de forma inteligente

Os Exchange Traded Funds são uma forma de investir ações fracionadas de um determinado mercado ou empresa. Pode comprar indiretamente uma pequena parte de um ativo já adquirido pelos donos do Exchange Traded Fund, que terão valor proporcional ao valor que pagou pela sua compra. Em vez de comprar uma ação, o que pode ter um custo elevado, compra apenas uma parte dessa ação. Os lucros são depois distribuídos pelas pessoas que comprarem a percentagem, e por isso é uma forma de fazer um investimento, mas que pode trazer um grande resultado.

A grande vantagem de fazer um investimento desta forma, é que pode investir sempre que quiser, porque os fundos tradicionais apenas processam a compra uma vez por dia e no entanto as transações de ETFs são feitas no momento, dentro do próprio ETF. Ou seja, vamos imaginar que compra 20% de uma ação numa empresa por volta das 10 da manhã, pode vender essa mesma compra por volta das 6 da tarde.

A história dos ETFs

Nos anos 90 e nos Estados Unidos estes fundos de investimento começaram a ser criados com vários tipos de ativos. Em Portugal  omeçaram há alguns anos a serem bastante conhecidos, uma vez que não é qualquer pessoa que pode investir na bolsa. Embora seja um conceito novo, é um dos índices principais do mercado americano atualmente.

Quando uma nova tecnologia e forma de operar é criada e enraizada na sociedade, também as pessoas lentamente aderem e este tipo de serviços crescem. É o caso da atualidade, onde muitos novos investidores preferem investir neste tipo de serviços do que usar os serviços antigos e convencionais dos bancos.

Ao fim de algumas décadas, em 2018, tivemos os EFTs com um total de fundos no valor de $6.5 triliões e com mais de 7000 produtos investidos por todo o mundo.

Atualmente, é considerado como o produto chave para novos investidores, ao contrário dos produtos bancários que estão efetivamente obsoletos na sua forma de transacionar. Os tempos mudam, e o facto é que os fundos tradicionais não mudaram com o tempo, criando espaço para os ETFs proliferarem no mercado financeiro.

A rentabilidade de um EFT

O objetivo de um gestor deste tipo de investimentos é manter a sua carteira por um lado o mais diversificado possível e por outro lado manter a maior rentabilidade possível. Os indicadores financeiros devem estar a par com a rentabilidade de um EFT, para que por exemplo se um índice ou uma ação de uma empresa subir 10% o investimento que fez nesse índice ou empresa apresente uma rentabilidade próxima deste aumento percentual.

Efetivamente é possível existirem algumas variações na rentabilidade, nomeadamente na taxa de administração dos fundos, no entanto esta taxa continua a ser mais baixa do que o investimento tradicional. Ou seja, a taxa de administração no fundo é paga diretamente ao gestor, o que faz com que esteja na prática a ser dada uma certa quantia pelo trabalho de fazer a gestão de todo o serviço. Esta taxa é mais barata, conforme indicado, comparada com os métodos tradicionais.

OS EFTs em Portugal: o que são?

Consideremos por momentos, e em específico, o país em que vivemos. O investimento é cotado em Portugal no mercado regulamentado, ou seja, existem efetivamente regras para a receção deste tipo de valores tal como acontece nos serviços tradicionais. Existem três tipos de EFTs mais rentáveisi para o investidor inicial, os harmonizados que são regulamentados pela Directiva 2009/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de Julho de 2009, os não harmonizados que não são regulados por esta diretiva e os EFTs de índice cuja estratégia é copiar um determinado índice.

Estes são os principais, no entanto existem ainda os EFTs geridos ativamente, ou seja, são geridos diretamente pelo gestor, que possui competências totais para gerir o seu dinheiro, mas esta é uma forma recomendada para os maus audazes e experientes. E por fim existem os EFTs de índice alavancados, que pretende dar uma exposição financeira alavancada e que trazem, por isso, mais riscos.

Os primeiros mencionados nesta lista são certamente os melhores para quem está a começar.

Etiquetas: