Avançar para o conteúdo

Cão de gado transmontano: Conheça tudo sobre esta raça

Cão de gado transmontano

Origem do Cão de Gado Transmontano

O Cão de Gado Transmontano é uma antiga raça portuguesa de cães de grande porte. Se está a pensar em adquirir um Cão de Gado Transmontano, ou apenas tem curiosidade em relação a esta raça, continue a ler para descobrir a origem da raça, as suas características físicas, temperamento e os cuidados a ter com a sua saúde.

Tal como o próprio nome sugere, é originário da região de Trás-os-Montes, em Portugal, mais especificamente da zona Nordeste. Esta raça surgiu por volta do século XIX, e desenvolveu-se apenas com uma ligeira intervenção humana.

É um cão de guarda, cuja função é proteger os rebanhos e prevenir os ataques do lobo ibérico, uma espécie muito comum na região transmontana. Para isso, o Cão de Gado Transmontano segue na frente do rebanho, farejando e seguindo rastos para detetar animais selvagens. Assim que sinta a presença de um animal, o Cão de Gado Transmontano persegue-o e expulsa-o do território, para longe do rebanho. Como resultado destas perseguições, o Cão de Gado Trasmontano acaba muitas vezes por matar corços, raposas, ou até javalis. Por outro lado, também pode ser ferido pelos javalis, ou mesmo morto pelos lobos. 

Os cães mais novos são muito enérgicos, podendo perseguir animais selvagens por mais de um quilómetro. Por sua vez, os cães mais velhos têm tendência a manter-se por perto do rebanho. Por isso, a proteção de rebanhos é mais eficaz quando é feita com três cães ou mais, de preferência de idades diferentes.

Devido à origem da sua raça, o Cão de Gado Transmontano desempenha um papel fundamental na atividade pecuária da região, uma vez que previne os ataques de lobos e minimiza os prejuízos que estes podem causar. Por outro lado, também possibilita a coexistência do gado ovino e caprino e do lobo ibérico na região de Trás-os-Montes. Atualmente, o Cão de Gado Transmontano mantém as suas funções originais de guarda e proteção de rebanhos, mas também é usado para guardar propriedades.

Características físicas do Cão de Gado Transmontano

É provável que os atributos físicos que o Cão de Gado apresenta atualmente sejam o resultado das suas funções de guarda de rebanhos e da sua adaptação ao meio em que se insere. Assim sendo, é um cão de grande porte e aparência forte e robusta. Tem uma postura nobre e imponente, mas o seu olhar, por outro lado, é sereno e pacato

Esta raça também apresenta um claro dimorfismo, em que os machos atingem altura e peso superiores às fêmeas. Por norma, o Cão de Gado Transmontano macho atinge entre 75 e 85 centímetros de altura (até ao lombo) e costumam pesar entre 60 e 70 quilos. Por sua vez, as fêmeas podem atingem entre 68 e 78 centímetros de altura (até ao lombo) e podem pesar entre 50 e 60 quilos. A esperança média de vida do Cão de Gado Transmontano é de 12 anos.

Apesar da corpulência, ossos fortes e musculatura bem desenvolvida, o Cão de Gado Transmontano possui um andamento enérgico e ligeiro. Já o seu pelo é liso, de comprimento médio e muito denso. O Cão de Gado Transmontano é predominantemente branco, normalmente malhado de preto, amarelo, fulvo (castanho-amarelado claro) ou lobeiro (preto afogueado), podendo mesmo ser tricolor. A pelagem predominantemente branca é considerada uma vantagem, uma vez que ajuda o pastor a identificar os cães no meio do mato e evita que o gado se assuste quando os cães regressam para junto do rebanho.

Temperamento do Cão de Gado 

Apesar do seu aspeto robusto e imponente, o Cão de Gado Transmontano é calmo, meigo e reservado. Quando se depara com desconhecidos, costuma mostrar-se retraído, mas essa barreira quebra-se quando percebe que não representam perigo. Após ultrapassada a sua reserva inicial, mostra-se muito dócil e afável.

Devido à sua herança genética e às suas funções de proteção de rebanhos, o Cão de Gado Transmontano nasceu para correr livremente pelos montes. Por isso, estes cães necessitam de liberdade e são naturalmente independentes, curiosos e desconfiados.

É importante referir que o instinto protetor do Cão de Gado Transmontano é inato, e adapta-se ao meio em que o cão estiver inserido. Por exemplo, no meio doméstico, o Cão de Gado Transmontano tem tendência a desenvolver um forte instinto protetor em relação ao seu território, comida ou brinquedos. Além disso, poderá assumir uma posição dominante relativamente a outros animais de estimação que considere inferiores.

Pode também tornar-se muito ciumento e possessivo, especialmente em relação ao seu dono, pelo que é essencial uma educação firme e treino adequado. Porém, as festas e demonstrações de afeto são também importantes para o Cão de Gado Transmontano. Esta raça é muito recetiva ao carinho e atenção e reage com muita alegria, nomeadamente com saltos e patadas de felicidade.

Cuidados a ter com a saúde do Cão

Devido à robustez do seu corpo, o Cão de Gado Transmontano é, no geral, uma raça saudável. No entanto, pode sofrer de displasia da anca ou do cotovelo, uma condição comum entre cães de grande porte. Pode também ser afetado pelo pragmatismo, que é uma deformação da face que envolve a mandíbula e os dentes.

O Cão de Gado Transmontano caracteriza-se por comer pouco, especialmente considerando o seu grande tamanho. Assim, o cão não deve comer muitas vezes ao dia, nem deve comer comida demasiado rica ou abundante. O aconselhável é uma ração de boa qualidade ou frango cozido. É também importante que tenha sempre água fresca para beber.

O Cão de Gado Transmontano necessita de bastante exercício físico. Nas suas funções habituais nos montes, é comum que percorra entre 15 a 20 quilómetros num só dia. Por isso, o exercício físico diário é de extrema importância para este cão, tanto para o desenvolvimento físico como mental. Como tal, o Cão de Gado Transmontano não é uma raça indicada para apartamentos, sendo mais adequada para campos ou grandes terrenos.

Por fim, o Cão de Gado Transmontano não é a raça mais indicada para donos inexperientes. Devido aos seus instintos protetores, e até possessivos, este cão precisa de uma educação firme desde cedo, para aprender a viver em família e a socializar com outras pessoas e animais. Se dispõe de tempo e energia suficientes, o Cão de Gado Transmontano é certamente um excelente cão de companhia: meigo, inteligente e fiel!

 

Ler também: Conheça a Barragem de Montargil em Portalegre