Avançar para o conteúdo

Campeonato do Mundo 2030 – Será desta que Portugal acolhe o Mundial?

campeonato do mundo 2030

Ainda agora terminou o Mundial do Qatar, mas a corrida para o organização do Campeonato do Mundo 2030 já começou.

Com Portugal entre as hipóteses para acolher o evento, saiba quem são os rivais da candidatura nacional e quais as possibilidades do evento ser realizado em território luso… Organizar um Mundial de Futebol é um motivo de orgulho e prestígio para um país, e cada vez que abre o processo para a organização de uma nova edição do evento surgem vários candidatos. E se na vertente do desporto é extremamente importante receber o maior evento internacional de futebol, o impacto mediático e na economia é igualmente relevante. E, por isso, não admira que já existam várias candidaturas para o Campeonato do Mundo 2030.

De momento já existem três candidaturas confirmadas, entre as quais está aquela que junta Portugal à Espanha e à Ucrânia. E há ainda mais potenciais candidaturas que podem ser anunciadas a curto-prazo, o que tornará o Campeonato do Mundo 2030 um dos eventos internacionais que atraiu mais interessados. Saiba agora tudo sobre o Campeonato do Mundo 2030 com o NoticiasPT.

Já há 3 candidatos à organização do Campeonato do Mundo 2030

De momento estão confirmadas três candidaturas à organização do Mundial de 2030, onde se destaca a intenção de acolher o evento de forma conjunta por Portugal, Espanha e Ucrânia. As rivais já conhecidas da candidatura lusitana vêm da América do Sul ((Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), de África (Marrocos, a que se podem juntar a Argélia e Tunísia).

Há, além disso, mais seis possíveis candidatos para acolher o evento, que podem anunciar essa intenção brevemente:

  • Camarões
  • Cazaquistão
  • Austrália e Indonésia
  • Coreia do Sul (com possível junção à China, Japão e Coreia do Norte)
  • China
  • Equador, Colômbia e Peru

Há ainda a possibilidade de surgirem candidaturas conjuntas entre países pertencentes a diferentes confederações. As hipóteses já avançadas são de projetos conjuntos de Israel, Emirados Árabes Unidos e Bahrain, e também do Egipto, Grécia e Arábia Saudita. Descartadas foram já as propostas que juntavam os países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte) e países do leste europeu e Balcãs (Roménia, Grécia, Bulgária e Sérvia)

Apenas da América do Norte não podem surgir candidaturas, já que o Mundial de 2026 será realizado pelo Canadá, México e Estados Unidos. Como a FIFA não permite que o evento seja realizado duas vezes na mesma confederação, os restantes países da Conmebol estão automaticamente excluídos desta corrida.

Números no Qatar confirmam importância de organizar o Mundial

Os dados finais do Mundial do Qatar demonstram que a organização de um campeonato do mundo de futebol é extremamente relevante para o país. Afinal, de uma pequena nação na Península Arábica, desconhecida da maioria do planeta, o Qatar passou a ser um país conhecido em todos os cantos do mundo.

Além da audiência total de 2,45 milhões de pessoas que foram aos estádios qataris nos 48 jogos, estimativas indicam que a final do Mundial e o espetáculo de entretenimento que o antecedeu foram vistos por 1500 milhões de pessoas, quase 20% de toda a população mundial. Como tal, organizar o Campeonato do Mundo 2030 é extremamente aliciante para qualquer nação. Ou, como tem acontecido com a maioria das candidaturas, vários países que se têm associado para conseguir aumentar as hipóteses de serem escolhidos.

Quais as probabilidades de Portugal receber o Mundial 2030?

Caso se tratasse da realização de um Europeu de Futebol, as probabilidades seriam bastante elevadas. Afinal, a estratégia de juntar a Ucrânia aos países ibéricos ajuda a criar uma onda de solidariedade a nível continental que aumenta as hipóteses de escolha. Mas a organização do Campeonato do Mundo 2030 não é em nada parecida às escolhas da Eurovisão, e o facto de integrar na candidatura um país que atravessa uma guerra pode até ser prejudicial.

A escolha do Mundial é feita através de voto secreto de todos os países que integram a FIFA. E, como tal, a existência de duas (ou três) candidaturas europeias reduz o número de apoios dentro da esfera da UEFA, enquanto outras confederações como a CAF, em África, contam com mais nações e podem ter menos candidaturas. Além disso, o facto do Mundial ter sido organizado na Europa em 2018, pela Rússia, também reduz as hipóteses em comparação com as candidaturas africanas e sul-americanas, já que o evento não passa por esses continentes há muito tempo.

Apesar destas dificuldades, há alguns elementos que jogam a favor da possibilidade de Portugal organizar o Campeonato do Mundo 2030. Desde logo o histórico de sucesso dos três países (Portugal, Ucrânia e Espanha) na organização anterior de eventos desportivos. Por exemplo, o Euro 2004 em Portugal e o organizado pela Ucrânia em 2012 foram muito elogiados, acontecendo o mesmo com o Mundial 82 e os Jogos Olímpicos de Barcelona 92 em solo espanhol.

Há ainda um outro elemento que reforça as hipóteses de Portugal na organização  do Campeonato do Mundo 2030. Depois dos recentes escândalos a envolver a escolha da Rússia e do Qatar para o evento, no caso Fifagate, o escrutínio sobre a escolha da organização do evento é muito maior atualmente. E, na comparação com as outras candidaturas já conhecidas, o trio Portugal-Espanha-Ucrânia apresenta imensas vantagens na robustez das infraestruturas (hotelaria, transportes, etc.), telecomunicações e também ao nível da segurança.

Campeonato de Mundo 2030 – Quando vai conhecida a escolha

O lançamento do Mundial 2030 aconteceu no segundo semestre de 2022, pela FIFA. E o organismo que gere o futebol mundial confirmou também que a data da escolha será conhecida a seis anos do evento. A apresentação de candidaturas ainda decorre, devendo depois ser conhecida a candidatura vencedora do Campeonato do Mundo 2030 no 74º Congresso da FIFA, que se vai realizar em 2024. Falta, por isso, pouco mais de um ano para se saber se Portugal vai receber pela primeira vez a organização de um Mundial de Futebol.

 

Fonte:

Wikipedia

FIFA