Avançar para o conteúdo

Conheça a praia da Zambujeira do mar e prepare a sua visita!

Zambujeira do mar

Muito procurada na altura do verão, a Zambujeira do mar tem uma bela praia rodeada de falésias altas que proporcionam paisagens magnificas e que fazem os turistas voltar, numa vista panorâmica sobre o oceano que pouco pode ser encontrada. Fique connosco e conheça da melhor forma este belíssimo local!

Zambujeira do mar

Situada no município de Odemira, no Alentejo, a antiga freguesia portuguesa é uma zona com pouco mais de 900 habitantes. A grande procura da Zambujeira do mar deve-se à sua linda costa, que proporciona momentos de espetáculo perante as suas falésias, as suas ondas e toda a vivência de uma zona tão pequena, mas tão bem acolhida. Esta zona é muito procurada para o turismo, mas também são reconhecidos pela sua agricultura e pesca.

Muito do conhecimento da Zambujeira do mar deve-se ao facto de passar por esta terra vários eventos, sendo o principal o Festival do Sudoeste, um dos festivais mais fortes de Portugal, na altura do verão.

Praia da Zambujeira do Mar

A praia da Zambujeira do mar situa-se no Parque Natural da Costa Vicentina e sudoeste Alentejano e é muito procurado por surfistas, sendo das melhores a nível nacional. Aqui baseia-se uma grande parte do interesse turístico, com imagens que ficam registados na memória para sempre. Todavia, a Zambujeira do mar conta com mais praias interessantes, como:

  • Praia dos Alteirinhos;
  • Praia Nossa Senhora;
  • Praia do Tonel.

Todas as praias são repletas de falésias altas e baixas, onde é procurado para trilhos e relaxe. As praias são uma procura intensa na época balnear, onde as quatro praias mencionadas costumam ser muito bem movimentadas, mesmo sendo uma zona pouco habitada. Distantes apenas de 212 quilómetros de Lisboa, as praias com águas cristalinas são uma fuga para uma cidade tão confusa, onde os turistas gostam de procurar o litoral alentejano para relaxar.

Mas, o que se pode aproveitar na Zambujeira do Mar?

Além das magníficas praias da Zambujeira do mar, há mais alguns destaques que pode aproveitar. Sendo a praia o maior interesse a nível geral, a verdade é que se pode encontrar aqui um excelente momento gastronómico, com o peixe fresco e o marisco a serem as mais procuradas, ainda que existam bons pratos de carne de porco, por exemplo. Se ainda não sabe o que pode aproveitar na Zambujeira do mar, apresentamos-lhe a solução.

A restauração na Zambujeira do mar

Nesta Costa Alentejana poderá encontrar os melhores sítios para comer e perceber porque a Zambujeira do mar é tão procurada e não só pelo festival. Não iremos mencionar quais são os melhores restaurantes, pois não conseguiríamos dar uma resposta à quantidade existente. Porém, vamos dar as dicas do que pode de lá comer melhor.

Ler também: Praia Fluvial de Amieira: A referência do Alentejo

Os belos pratos de peixe e marisco

Na Costa Alentejana bom peixe se recebe. Maioria dos restaurantes têm acesso ao melhor peixe que vem do mar português, conseguindo ter diariamente um lote alargado de qualidade de peixe, podendo assim qualquer pessoa conhecer os pratos de peixe saborosos da Zambujeira do mar e que representam, em parte, a gastronomia alentejana. Ainda que seja um prato que não apele ao preço mais barato, vale a pena experimentar o que de melhor se faz em Portugal.

Pode, por exemplo, comer uma feijoada de búzios ou, até, um fricassé de raia. Mas, também, optar por pratos mais conhecidos, olhando para a lista extensa de peixes grelhados confecionados em maioria dos restaurantes da zona. Se quer apreciar marisco, também terá muitas opções, bem confecionadas e diferente do que poderá encontrar em outros países, pois, por cá, o marisco é fresco e não congelado!

A carne pronta para o prato

A Zambujeira do mar é uma zona que apela muito ao peixe, face à zona de mar que se vive e sente. Todavia, para quem não é apreciador de peixes, poderá optar pelos pratos comuns de carne, com excelentes opções e com preços aceitáveis. Um dos pratos típicos de carne na Zambujeira do mar, é a carne de porco preto.

A gastronomia portuguesa é muito procurada e apetecível e por esta zona poderá encontrar os mais belos típicos pratos de carne, ainda que se deva optar pela comida mais típica daquela zona e não do país.

O festival do Sudoeste

Aqui alberga-se o maior festival de música do verão. A mesma realiza-se na Herdade da Casa Branca, a 7 km do interior da M502. O evento é realizado pela operadora MEO e leva até à Zambujeira do Mar milhares de pessoas para ouvir um estilo de música muito procurado. Até hoje, o evento já contou com mais de um milhão de pessoas. O festival MEO sudoeste realiza-se em anualmente em agosto, num evento que eleva a procura da Zambujeira do Mar e faz este local ser muito procurado e aproveitado.

É assim, um festival recebido com muita satisfação pelos habitantes de Zambujeira, pois conseguem impulsionar um pouco a economia da terra e levá-la para todo o país. A título de exemplo, neste ano de 2022 o cartaz leva nomes como:

  • Pedro Sampaio
  • Lewis Capaldi
  • Profjam
  • Morat
  • Steve Aoki
  • Masego
  • Calema
  • Deejay Telio
  • Major Lazer
  • Timmy Trumpet
  • Morad
  • Giulia Be
  • CKay
  • Rex Orange County
  • Shouse
  • Bispo

O MEO Sudoeste é um evento muito forte e dos mais procurados na zona sul do país, colocando o Alentejo na boca do mundo por vários dias. Como é normal, as pessoas que vão a este evento aproveitam para conhecer melhor a Zambujeira do Mar e as suas praias, ficando sempre com uma impressão muito satisfatória deste local. Se é amante de praia e um ambiente quente, não ficará dececionado com esta pequena freguesia.

O alojamento na Zambujeira do Mar

Se procura ficar a dormir algumas noites na Zambujeira do mar, poderá encontrar hotéis muito acessíveis, com várias ofertas em redor da freguesia. Pois, não existe um hotel no centro da Zambujeira, obrigando os turistas a ficarem sempre, pelo menos, a 20 quilómetros do centro. Contudo, isso leva a que o preço oferecido seja mais apelativo, tornando-o assim igualmente apetecível.

Se preferir um apartamento ou quartos individuais, as soluções mantêm-se acessíveis e tem, assim, a oportunidade de ficar no centro da habitação que vivem perto de 900 pessoas.