Avançar para o conteúdo

Abra o coração para o Dia dos Afetos e saiba tudo sobre esta data especial

dia dos afetos

Num mundo onde todos os dias a solidão e falta de carinho estão sempre tão presentes existe um dia criado para contrariar essa realidade. Saiba tudo sobre o dia dos afetos e de que forma ele tem sido aproveitado para muitos abrirem o seu coração ao apoio ao próximo e também a quem mais precisa

A solidão e o isolamento são dois dos principais problemas das sociedades modernas, com muitas pessoas abandonadas à própria sorte e sem terem ninguém com quem partilhar os seus sentimentos. Mas existe um dia que pretende alertar todos para esta realidade e impulsionar as pessoas a abrirem-se à solidariedade e à amizade. Essa data é o dia dos afetos, celebrada a 14 de fevereiro, uma data que é tão propícia ao amor e à partilha de sentimentos positivos.

O que é Dia dos Afetos?

O Dia dos Afetos é um dia dedicado ao amor que se celebra a 14 de fevereiro. Mas, ao contrário do que acontece com milhões de casais em todo o mundo que festejam o Dia dos Namorados, o objetivo é abrir-se ao amor não apenas pela pessoa com quem partilha a sua vida. A ideia é dar amor e carinho a todos aqueles que sentem mais a falta desse afeto e desse toque humano, através de iniciativas que combatam a solidão e o isolamento. E, dessa forma, em vez de se deixar levar pela onda de entretenimento e de aproveitamento do amor pela vertente da economia e do turismo, pode fazer acções que ajudem a transformar o mundo.

Embora no lifestyle dos países europeus e na América do Norte o dia de São Valentim tenha sido transformado numa data especialmente dedicada aos casais, em outras partes do mundo esta demonstração do Dia dos Afetos é vista de forma mais ampla. Na Guatemala e outros países sul-americanos ele é mesmo conhecido como “Dia del Cariño”, e no Extremo Oriente, em nações como a Coreia do Sul e o Japão, é aproveitado para demonstrar o afeto não apenas pelos parceiros mas por toda a família. E há ainda locais, como a Estónia e a Finlândia, onde o 14 de fevereiro serve para celebrar a amizade, sendo data para juntar os amigos mais próximos e exaltar a sua importância na nossa vida.

O Dia dos Afetos é celebrado em Portugal?

Portugal normalmente celebra o 14 de fevereiro como o Dia dos Namorados. Mas há escolas onde esta homenagem a São Valentim tem servido para iniciativas destinadas ao Dia dos Afetos, existindo mesmo quem estenda a celebração a toda a semana, conhecida como a Semana dos Afetos. Para isso os alunos são desafiados a criar artes gráficas (como cartazes, posters ou outras imagens criativas) onde festejam a importância do afeto e da amizade pelo próximo, recordando que o carinho pelos outros é uma das formas mais puras de amor.

O que se deve fazer para celebrar esta data?

Qualquer pessoa pode transformar o 14 de fevereiro o Dia dos Afetos. E, para isso, apenas precisa de fazer gestos que celebrem a importância do afeto e do carinho, tanto para aqueles que conhece como para desconhecidos. Por exemplo, uma excelente forma de se associar ao Dia dos Afetos é através da solidariedade, ajudando aqueles que mais precisam através do apoio social ou procurando dar o seu apoio a pessoas que precisam de auxílio.

Em casa também há boas formas de celebrar o Dia dos Afetos. Por exemplo, é possível organizar uma reunião com toda a família e amigos próximos e usar a data para lhes transmitir a importância que eles têm na sua vida. Ou, por exemplo, recordando-se de todos aqueles que precisam de um pouco de calor e de afeto, fazer nesta data uma recolha de alimentos ou de roupas para depois ajudar as pessoas necessitadas, fazendo assim com que o seu amor e afeto cheguem até eles.

Como pode ver, há muitas formas de celebrar o Dia dos Afetos e fazer do 14 de fevereiro uma data ainda mais especial. Para isso, apenas precisa de celebrar o puro amor pelo próximo, combater o isolamento e a solidão e mostrar aqueles que tocam a sua vida toda a importância que eles têm para si.

 

Fontes:

Wikipedia

The Trinity Tripod

Etiquetas: