Avançar para o conteúdo

Saiba a história de Freddy Krueger e porque causa ele tanto medo

Freddy Krueger

Freddy Krueger é uma personagem inesquecível dentro do género de filmes de terror, capaz de causar o pânico dos sonhos de qualquer um. Saiba agora como ele surgiu e o que fez dele uma referência entre os filmes mais assustadores de Hollywood

Cuidado ao adormecer, porque em qualquer pesadelo pode surgir Freddy Krueger. Esta é a premissa que deu origem a um dos personagens mais míticos de sempre dos filmes de terror, com uma saga que conta com oito filmes, um crossover na série Sexta-Feira 13, uma série própria e ainda um spin-off em que enfrenta outro vilão, Jason Voorhees. Mas porque causa tanto pânico Freddy Krueger? Vamos explicar-lhe o motivo do fascínio com o assustador protagonista de Pesadelo em Elm Street.

Freddy Krueger foi o pesadelo dos pais nos anos 80

A saga de entretenimento “Pesadelo em Elm Street” surge em 1981, e contou com mais sete capítulos lançados ao longo de uma década. O primeiro filme é provavelmente o mais espantoso, já que usou 1900 litros de sangue falso para as cenas de terror. E, quando todos pensavam que a história de Freddy Krueger estava para terminar, surge “O Novo Pesadelo” em 1994. Todos estes filmes foram protagonizados por Robert Erlund, que deixa de ser o responsável por dar vida ao assassino de crianças e jovens no filme “O Retorno de Freddy Krueger”, lançado em 2010.

A premissa do filme é bastante simples de entender, e conta a história de um homicida que aterroriza os mais novos que vivem na fictícia cidade de Springwood, Ohio. Para isso, ele entra dentro da mente delas durante o sono e controla-as, acabando por matá-las como vingança por ter sido queimado vivo.

O que torna esta personagem tão assustadora?

A forma como o filme é contado, recorrendo ao terror psicológico de alguém controlar a mente dos jovens que dormem, explica grande parte do sucesso do filme. Isto fica óbvio logo no primeiro Pesadelo em Elm Street, já que durante toda a película as aparições de Freddy Krueger se resumem a apenas sete minutos.

Mas o visual deste vilão também contribui para o misticismo em redor da sua personagem. Desde logo pela sua pele queimada (um conjunto de adereços que precisava de 3 horas diárias de maquilhagem para estar pronto), seguido do visual com uma camisola vermelha e verde (escolha do realizador por saber que essa combinação cromática causa desconforto às pessoas) e um chapéu castanho. Mas o principal adereço de Freddy Krueger, e o que o torna tão assustador, é a sua luva em cabedal com garras, que era usada pelo “Lord dos Pesadelos” para tirar a vida às suas vítimas.

Qual é a história de Freddy Krueger?

Ao longo dos vários episódios da saga de Freddy Krueger vai sendo conhecida a história deste vilão. E, por isso, precisa de ver todos os filmes para saber tudo o que aqui lhe contamos. Frederick Charles Krueger nasceu em Springwood, Ohio, no dia 2 de setembro de 1938, sendo o filho de uma freira,Amanda Krueger, que é vítima de repetidas violações por um grupo que toma controlo de um manicómio. Daí que Freddy Krueger, que foi dado logo pela mãe para adoção, seja também conhecido como “o filho bastardo de 100 loucos”.

Adoptado pelo Sr. Underwood, sendo vítima de violência e de um padrasto que se aproveita dele, Frererick é uma mente perturbada que tira prazer na automutilação e em maltratar animais. A sua vingança acaba por chegar, com Freddy Krueger a matar o seu padrasto, acabando a viver na rua. Após crescer, o vilão dos sonhos acaba por se casar e trabalhar numa fábrica, mas tinha uma vida dupla, já que atraia crianças com uma carrinha de gelados para depois as matar.

Descoberto pela mulher, que encontra os seus adereços (incluindo a luva com as lâminas), Freddy Krueger acaba por matar a esposa na frente da filha, que o denuncia. O vilão acaba assim preso, mas é solto por um erro judicial. No entanto, a justiça popular não se faz esperar, e após ser perseguido pelos pais das crianças que matou, ele é queimado vivo no barracão onde vivia.

Freddy Krueger tem, no entanto, um último ato, em que invoca o demónio das três serpentes aladas, que lhe concede um derradeiro desejo. Em troca da imortalidade, Freddy Krueger ganha o poder de transformar em realidade os pesadelos das vítimas, ficando com o poder para as matar. E assim, ele cumpre a sua promessa de ser o maior assassino de pesadelos de sempre!

De onde vem a ideia de matar pessoas nos pesadelos?

A forma peculiar de matar de Freddy Krueger foi pensada por Wes Craven, que escreveu e realizou os primeiros filmes de “Um Pesadelo em Elm Street” e inspiram-se em factos reais. Esta história tem por base uma notícia que o realizador viu sobre famílias que fugiram do Cambodja, na era em que os Khmers Vermelhos controlavam o país numa sangrenta ditadura.

Segundo explicou Wes Craven, ele viu a história de uma família em que o filho passou dias sem dormir por ter medo que aquilo que o perseguia fosse apanhá-lo. Depois de várias noites o jovem acaba por adormecer, mas nessa mesma noite ele veio a falecer. Esta singular história acabou por dar origem à saga de Pesadelo em Elm Street.

Freddy Krueger na cultura popular

Apesar da saga de filmes ter perdido o seu fulgor, Freddy Krueger acabou por se tornar numa personagem mítica para os fãs do terror. Além dos vários adereços, filmes e bonecos feitos sobre esta personagem, Freddy Krueger serve de inspiração na área do lifestyle em ocasiões como o Halloween.

Considerado como o 40º maior vilão de sempre de Hollywood pelo American Film Institute, a saga Pesadelo em Elm Street ocupa a 17ª posição na lista de filmes mais assustadores de sempre. E, pelo seu carisma, Freddy Krueger ultrapassou a barreira da sétima arte. Por exemplo, ele foi o primeiro “convidado” para entrar no jogo Mortal Kombat para Playstation, em 2010.

E se o vilão era praticamente invulnerável nos sonhos mas não na vida real, como fica demonstrado em diversos filmes da saga de Elm Street, no mundo do entretenimento o nome Freddy Krueger é imortal. Por isso, ele será sempre um nome grande e uma referência para os fãs dos filmes de terror de Hollywood.

 

Fontes: 

Wikipedia

Etiquetas: