Avançar para o conteúdo

Mercedes Classe A lidera vendas de modelos premium em Portugal

Mercedes Classe A

Um verdadeiro sucesso de vendas, o Mercedes Classe A continua a liderar as vendas nacionais dos modelos das marcas mais exclusivas. Agora revelamos-lhe os segredos deste sucesso

Durante décadas os modelos das marcas de luxo, como a Mercedes ou BMW, foram considerados inacessíveis para a maioria dos portugueses. Mas isso mudou com a chegada de propostas mais compactas das marcas. E neste campo ninguém se destaca como o Mercedes Classe A, um campeão de vendas que ajuda a marca da estrela a situar-se no Top-3 nacional de vendas.

De janeiro a setembro de 2022 a Mercedes alcançou um total de 10333 unidades vendidas, ocupando o lugar mais baixo do pódio, onde tem a companhia da Peugeot (15755 automóveis vendidos) e da Renault (10549 viaturas comercializadas). O principal obreiro deste sucesso tem um nome: Mercedes Classe A. Campeão de vendas da marca desde que a atual geração foi lançada, em 2018, no quinto ano no mercado este modelo, disponível na versão compacta e como limousine, continua a atrair muitos condutores. 

Os motivos para este enorme sucesso são diversos, mas o design, que combina elegância e desportivismo, aliado às mais recentes tecnologias, têm vindo a marcar pontos junto dos automobilistas. São vários os pontos de interesse que fazem do Mercedes Classe A uma excelente proposta, e agora vamos apresentá-los ao pormenor.

Design combina elegância com toques desportivos

No livro de especificações do Mercedes Classe A surgem dimensões de 1440mm de altura, 1796mm de largura e 4419mm de comprimento, e o seu estilo exterior é inconfundível, graças às formas aerodinâmicas, onde vários apontamentos de design enriquecem o apelo visual. Alguns dos que mais se destacam são o elegante teto panorâmico, a enorme grelha em diamante, o spoiler no prolongamento do tejadilho, que torna o modelo ainda mais desportivo, e as óticas trabalhadas e com iluminação LED. 

Se o exterior convence, ao passar para o interior o encanto atinge novos píncaros. Desde logo com os enormes painéis da instrumentação e infotainment, que “escondem” um dos maiores trunfos do Mercedes Classe A, a tecnologia MBUX. Este é um dos mais avançados sistemas de apoio e entretenimento para o condutor, e tem ainda o benefício de combinar as várias funcionalidades com um design de extrema elegância e bom gosto.

Além dos comandos vocais para apoiar o uso desta tecnologia, há ainda a possibilidade de ativar vários sistemas através do volante multifunções em pele. E, além disso, na zona inferior do cockpit ainda estão o touch pad e touch control, extremamente intuitivos e funcionais, para complementar este cocktail de tecnologia.

Mas os encantos do design interior não se limitam à vertente tecnológica. A marca é reconhecida como uma campeão do conforto, o Mercedes Classe A aninha o condutor e passageiros em bancos de estilo desportivo e com materiais de requinte. Outros dos apontamentos são a iluminação interior e as saídas de ventilação, a recordar as turbinas dos aviões, que marcam ainda mais o cariz desportivo deste compacto.

Mercedes Classe A interior

Apoios e Segurança são trunfos do Mercedes Classe A

O Mercedes Classe A não se destaca apenas por um design requintado e por sistemas tecnológicos de infotainment avançados. Ele conta também com sistemas para proteger a saúde e manter em segurança os passageiros. Os sistemas de apoio à condução são outra das suas pedras basilares, com uma panóplia de salvaguardas para garantir que o condutor está sempre protegido.

Entre os vários sistemas, evidenciam-se o cruise control adaptativo que funciona desde os 0 km/h, para apoio em engarrafamentos, o assistente de travagem e pré-safe (antecipando acidentes) e ainda os sistemas de manutenção em faixa, de visão do ângulo morto e de reconhecimento dos sinais de trânsito. Além disso, há ainda apoios ao estacionamento com câmaras de marcha-atrás ou visão a 360º. Outra tecnologia em destaque no Mercedes Classe A é o sistema de comunicação Car-toX. Ou seja, ele está habilitado a trocar comunicações com infraestruturas, dando um avanço rumo aos sistemas de condução autónomos (carros não tripulados). 

Mercedes Classe A híbrido

Mercedes Classe A híbrido é destaque na gama

Um dos destaques na gama do Mercedes Classe A é a versão A250e, que é o híbrido mais barato da Mercedes. Esta versão conta com propulsores a gasolina e elétrico tem a melhor economia de combustível da gama, e oferece consumos de apenas 1,0 l/100km. A gama conta com um total de oito versões, onde se destacam também os potentes A35 AMG e A45 AMG. A versão de topo do Mercedes Classe A, capaz de atingir os 100km/h em apenas 3,9 segundos, é um verdadeiro monstro do asfalto e o modelo compacto mais potente de sempre.

Mercedes A45 AMG

Veja agora quais são todas as versões do Mercedes Classe A

Versão Potência Binário Consumos WLTP
A160 109 cv 180 Nm 5,8 l/100km
A180 163 cv 250 Nm 5,8 l/100km
A180d 116 cv 280Nm 4,8 l/100km
A200d 150 cv 320Nm 4,7 l/100km
A250e 218cv 450Nm 1,0 l/100km
A35 AMG 306cv 400Nm 8,3 l/100km
A45 AMG 387cv 480Nm 8,7 l/100km
A45 AMG S 421cv 500Nm 8,7 l/100km

Outro fator de apelo do compacto premium mais vendido em Portugal são os preços e a personalização alcançável através de quatro linhas de equipamento (standard, Style, Progressive e AMG Line). O Mercedes Classe A está disponível desde 28.500€ (A160), embora a versão híbrida esteja acessível somente por 43.550€. Mas estes são valores bem competitivos, especialmente quando se olha para a combinação entre custo, tecnologia e design. E é precisamente este mistura que faz do Mercedes Classe A um campeão de vendas, que tem ajudado ao sucesso da marca da estrela em Portugal.

 

Fonte:

Mercedes

Guia do Automóvel