Avançar para o conteúdo

Descubra o sucesso do equipamento do Ajax inspirado em Bob Marley

equipamento do Ajax inspirado em Bob Marley

Nem sempre o futebol falta apenas de futebol, existem mensagens que vêm junto com o desporto rei. Há casos onde uma inspiração pode levar a um sucesso inimaginável que pode fazer correr páginas de jornais em todo o mundo. Foi o caso do equipamento escolhido para a época 2021/2022 do Ajax, inspirado em Bob Marley.

A história entre Bob Marley e Ajax já vem de longe, começou em 2008, e tem muitos contornos interessantes. No meio disto, a UEFA obrigou o clube a alterar a t-shirt e tudo isto foi sinónimo de trends nas redes sociais, com muitas pessoas a darem valor a este gesto simbólico por um lado, mas também histórico por outro.

O que uniu Ajax e Bob Marley

Este equipamento para a época 2021/2022 foi lançado no verão de 2021 mas a sua história é já antiga, existindo uma ligação de Bob Marley ao Ajax desde 2008. Nesse ano, após um jogo amigável contra o Cardiff City FC, o DJ de serviço decidiu colocar a música Three Little Birds de Bob Marley. Todos começaram a cantar no estádio, incluindo o DJ, e assim daí em diante começou a ser tocada esta música em alguns jogos do Ajax.

Mais de uma década depois, o Ajax decidiu homenagear o rei do reggae com um equipamento que fez grande sucesso. No entanto, a organismos oficiais do desporto tiveram algumas reservas, e o equipamento teve mesmo de ser alterado por imposição legal.

Conhece Bob Marley?

Bob Marley foi um músico jamaicano conhecido por lançar o reggae na esfera mundial da influência musical, tendo sido o pioneiro em trazer este tipo de música para o “mainstream”.  Nasceu em 1945, filho de um militar branco e uma jovem negra da Jamaica, que tinha apenas 18 anos quando deu à luz, após o seu envolvimento com um militar inglês de 50 anos. Bob Marley começou cedo a sentir dificuldades e discriminação, porque após a morte do pai passou a morar numa zona onde era discriminado pela sua cor de pele ser mulata, e não negra, como a maioria das pessoas naquela zona.

Acabou por se refugiar na música, e em 1962 foi convidado para gravar num estúdio profissional o seu primeiro single, o “Judge Not”. A partir daí, a carreira de Bob Marley passou a ficar cada vez mais conhecida, quando junto com outros músicos formou a banda Wailing Waillers, que viria a ter um sucesso enorme nas rádios da Jamaica, tendo sido um único single a ficar no top das músicas mais ouvidas das rádios deste país durante dois meses inteiros. A sua vida passou pelos Estados Unidos, onde se casou com Rita Anderson, mas voltaria para a Jamaica pouco tempo depois, para formar o grupo The Wailers que acabou por fazer uma digressão pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos.

Sofreu um atentado quando planeava um concerto para acabar com os conflitos dos gangues na Jamaica, e acabou por morrer em 1981, depois de ter sido diagnosticado com cancro no ano de 1977, e ter recusado tratamento por questões religiosas. Ainda hoje a data da sua morte é feriado nacional na Jamaica.

O equipamento do Ajax e as alterações que foram necessárias

O equipamento tem um fundo negro que domina a camisola, os calções e as meias, com detalhes em vermelho forte que se destaca mais no preto, mas também amarelo e verde. As cruzes de Santo André, que é o símbolo da cidade do clube, também estão presentes, mas existia no equipamento original a inserção de três pássaros que foram removidos.

A história é longa e legal, mas em resumo a UEFA afirmou ao Ajax que teriam de ser removidos alguns elementos nomeadamente os pássaros. Em causa está o facto de as regras não permitirem quaisquer emblemas além do clube e dos patrocinadores. Os pássaros eram uma óbvia menção à canção Three Little Birds de Bob Marley. O equipamento “errado” chegou a ser usado em jogos, mas foi depois substituído com o que estava de acordo com as regras da UEFA.

A concepção do equipamento desportivo teve a ajuda na criatividade da própria família de Bob Marley, especialmente com a filha que se mostrou contente com este gesto do clube, ao dizer no site oficial do Ajax que “o futebol era tudo para o meu pai” citando o próprio pai e dizendo que “futebol é liberdade”.

Como comprar esta e outras camisolas do Ajax

Este equipamento desportivo foi dos mais bem conseguidos pela equipe nos últimos anos, no entanto para a época corrente o equipamento voltou a ser diferente, como habitualmente. Ainda assim, a compra de equipamento desportivo é algo que tem vindo a ter tendência a aumentar não só no país do próprio clube como também em Portugal.

Sites como o OLX mostram camisolas em segunda mão ou alegadamente novas. Mas para os verdadeiros fãs os sites oficiais permitem personalizar a t-shirt com um nome ou um número, como é o caso da Adidas que vende no seu site a versão do equipamento desportivo deste ano do Ajax.

A compra de equipamento desportivo é feita em segurança nos sites oficiais, enquanto em sites de (re)venda de t-shirts pode existir algum perigo na compra. Se está a pensar comprar um destes equipamentos nestes sites, nunca pague antes de ver o que está a pagar e sempre que possível encontre-se com a pessoa diretamente para confirmar a qualidade e autenticidade do produto.

O equipamento de Ajax alusivo a Bob Marley foi um sucesso?

Agora que passou o ano daquele que foi o equipamento mais comentado da época 2021/2022, é preciso fazer um balanço no sentido de se perceber se o equipamento do Ajax alusivo a Bob Marley foi ou não um sucesso. Considerando que existiram comentários e compras deste produto, que esgotou inicialmente em poucos dias, bem como correções impostas pela UEFA que analisou o produto, não poderíamos deixar de ter um balanço positivo da venda deste equipamento.

Este foi um bom momento de recordar um bom músico bem como proporcionar aos fãs de futebol e deste estilo de música um momento memorável que ficará para a história, por um lado, mas ao mesmo tempo será sempre recordado com grande ternura pelos fãs do futebol.