Avançar para o conteúdo

85º Aniversário dos Óculos de Sol Ray-Ban celebra-se em 2022

ray ban

A Ray-Ban é, provavelmente, a mais famosa marca de óculos de sol, e durante a sua longa história tem conseguido manter-se sempre como um ícone da moda. Agora que se celebram os 85 anos da marca, recordamos alguns dos momentos e modelos que marcam a vida dos óculos de sol Ray-Ban

Manter-se sempre na vanguarda da moda é algo difícil para qualquer marca e existem poucas as que conseguem esse feito. E, quando se fala de óculos de sol, ninguém se conseguiu perpetuar no tempo com a mestria com que a Ray-Ban o fez. Fundada em 1937 com o lançamento de um modelo que ainda hoje continua a fazer furor, os óculos de sol Ray-Ban Aviator, a marca tem sempre conseguido ser um símbolo de estilo e de bom gosto.

Em 2022 a marca está a assinalar o seu 85º aniversário e as notícias continuam a confirmar o seu sucesso. Um dos motivos para a vida triunfal da marca tem sido a forma como se associa a figuras famosas e a filmes da sétima arte, e neste ano surgiu mais um exemplo disso, Depois do sucesso alcançado com os RB 3025 Aviator com o lançamento do filme original de Top-Gun, em 1986, a sequela da história de Maverick (Tom Cruise) lançada em maio deste ano tem trazido novamente este modelo de óculos de sol Ray-Ban para a ribalta. Segundo os dados da Bloomberg Newsweek, após esta obra ter chegado às salas de cinema, as vendas tiveram um aumento de mais de 40%. 

É graças a inspiradas criações como estes RB 3025 Aviator que a marca continua a fazer furor mais de 85 anos após o seu lançamento. Recorde agora com o Noticias PT o nascimento e momentos áureos da história dos óculos de sol Ray-Ban e fique a conhecer os segredos para o sucesso deste ícone do estilo.

Pedido militar na origem da marca

Ray-Ban significa, numa tradução para português, “banir o sol”. E foi esse mesmo o pedido que esteve na origem do nascimento da marca, integrada no gigante Bausch & Lomb, em 1937. Tudo começa alguns anos antes, quando o exército americano requisita um modelo de óculos de sol para a sua Força Aérea que ajudasse os pilotos a evitar as perdas de concentração e dificuldades de visão causadas pelos tons azuis e brancos do céu. 

O primeiro protótipo dos óculos de sol Ray-Ban surge em 1936, cumprindo este requisito de ter lentes “anti-glare” (anti-brilho), sendo pautados pela armação em plástico verde e pelas lentes na mesma cor. Um ano mais tarde surgiu um modelo que, além de ter servido os propósitos dos pilotos da Força Aérea americana, também se transformou num ícone intemporal de estilo. Falamos dos óculos de sol Ray-Ban Aviator, os primeiros que foram lançados pela marca, no ano de 1937. Além da armação em metal, que ainda hoje resiste e torna o design inconfundível, a BBC recorda que estes óculos tinham “lentes Kalichrome projetadas para aprimorar os detalhes e minimizar a neblina, filtrando a luz azul, tornando-os ideais para condições enevoadas”. Foi este o arranque para a história de sucesso da Ray-Ban.

Os óculos de sol Ray-Ban ao longo dos anos

Após o sucesso instantâneo que foi obtido junto da Força Aérea americana, na década de 1940 os óculos de sol Ray-Ban alargam a sua marca de estilo para novos horizontes, sendo também escolhidos pela polícia dos Estados Unidos. Além disso, é também durante estes anos que qualquer cliente passou a poder usar estes óculos, com a abertura das vendas ao público. 

Nos anos 50 chega ao fim a “vida militar” da Ray-Ban, mas a moda estava lançada e isso não travou o êxito. Aliás, tanto durante esta década como nos anos 60 os óculos de sol Ray-Ban foram-se consolidando como um ícone de estilo, sendo o catálogo da marca diversificado com o lançamento de vários novos modelos.

Nos anos 70 existe, de certa forma, um regresso à história original da marca, já que foram criadas novas coleções com fins específicos. É o caso da apresentação de óculos para  desporto, com o lançamento de lentes especializadas, que eram coloridas e tinham tecnologia fotossensível para reagir às mudanças de luminosidade e baixar a sensibilidade à luz. Já nos anos 80 e 90 o destaque vai para a associação da marca ao cinema (o famoso Top-Gun é provavelmente o maior exemplo disso), bem como a ícones da cultura pop. 

Esta estratégia de sucesso continua pelo novo milénio, com muitos dos artistas mais famosos do mundo do entretenimento e da música a não dispensar os óculos de sol Ray-Ban para elevar o seu visual. Além disso, desde o ano 2000 destacam-se também o lançamento das coleções Optical e Junior, juntamente com o surgimento dos Remix (entretanto rebatizados Custom Lab), que são os primeiros óculos de sol Ray-Ban personalizáveis.

Os modelos mais famosos

No site da Ray-Ban a marca faz também referência, por ordem cronológica, aos seus modelos mais famosos. Tudo começa, obviamente, com os famosos Aviator, mas há também a destacar outras opções como os Shooter, Outdoorsman, Wayfarer, Olympian, Clubmaster, Wings, Round, State Street, Nomad, Caribbean, Frank e Jack. Estas são, aliás, as gamas disponíveis para os clientes escolherem atualmente.

Outro destaque vai para o contínuo lançamento pela marca de edições especiais e com número limitado de exemplares. Em 2022 estão em destaque três destas séries exclusivas, com os óculos de sol Ray-Ban Aviator “The Ones” (limitados a 300 exemplares), a edição especial dos Wayfarer com apenas 200 unidades e o lançamento de uns Ray-Ban Nomad únicos, com apenas 350 pares de óculos disponíveis.

Projeto Ray-Ban One Sight mostra cariz solidário

Se o sucesso e elevados ganhos financeiros fazem parte da história da Ray-Ban, no seu legado há que destacar também o lado humano da marca. Isso tem vindo a ser demonstrado através do projeto com a One Sight, que já garantiu cuidados de saúde visual a mais de 10 milhões de pessoas através de clínicas de caridade. Qualquer pessoa pode associar-se ao projeto da marca com a One Sight através de doações. 

Quem decida contribuir com 10$ estará a oferecer um par de óculos a uma pessoa com necessidade deste equipamento médico, e ao doar 20$ consegue-se oferecer o exame visual gratuito. Obviamente, uma contribuição maior, de 30$ ou de outro valor personalizado permite dar estes dois cuidados de saúde visual a uma pessoa necessitada. Isso mostra que, além de serem um sucesso no mundo do design e da moda, os óculos de sol Ray-Ban são, hoje em dia, também um sucesso nas causas sociais, o que é mais um grande feito para celebrar nos seus 85 anos de história.

 

Fontes:

Ray-Ban , GQ

Etiquetas: