Avançar para o conteúdo

Ricardo Esgaio – Conheça toda a carreira do leão mal-amado

Ricardo Esgaio

Ricardo Esgaio é um dos jogadores mais criticados pelos adeptos do Sporting, clube que o formou. Saiba agora o percurso do polivalente jogador de que Ruben Amorim não prescinde

Ricardo Esgaio nasceu a 16 de maio de 1993 na Nazaré e também ele está, como a terra onde cresceu, numa onda gigante. Mas não na crista da onda, antes envolvido num turbilhão de críticas dos adeptos do Sporting depois de uma noite para esquecer contra o Marselha na Liga dos Campeões.  A verdade é que não tem sido nada fácil a carreira de Ricardo Esgaio em Alvalade, clube onde ingressou com apenas 11 anos. O Noticias PT conta-lhe agora a história e a carreira do leão que se tornou no patinho feio da massa adepta leonina.

Estreia de Ricardo Esgaio nos leões foi há 10 anos

Percorrendo todos os escalões jovens do Sporting, onde atuava como médio ofensivo direito, Ricardo Esgaio estreia-se na equipa principal num jogo da Taça da Liga, em dezembro de 2012, pela mão de Franky Vercauteren. Nessa mesma temporada, em que integrava a equipa B,foi chamado à formação principal do Sporting por seis ocasiões. 

No ano seguinte o protagonismo é ainda menor, com apenas um jogo na equipa A, e em 2014/15 acaba emprestado meia época à Académica de Coimbra. Regressando a Alvalade, Ricardo Esgaio continua a não se afirmar na equipa principal, e entre 2015 e 2017 soma apenas mais 17 presenças em campo. 

Saída para Braga permite afirmação na Liga

Com apenas 44 jogos em cinco temporadas, Ricardo Esgaio ruma ao Sporting de Braga em junho de 2017, envolvido na aquisição de Ricardo Bataglia. E a afirmação de Ricardo Esgaio no clube nortenho foi imediata. Atuando como ala, e fazendo todo o corredor direito, Ricardo Esgaio torna-se um jogador fulcral para a equipa liderada por Abel Ferreira. 

Na temporada de estreia faz 48 jogos e é o rei das assistências no clube minhoto, oferecendo treze passes para golos. O nazareno estreia-se também a marcar na Liga, chegando ao fim de 2017-18 com quatro tentos apontados. E nas três temporadas seguintes, Esgaio continua a ter papel fundamental para os treinadores Ruben Amorim e Carlos Carvalhal, jogando como defesa ou como ala, a dominar todo o corredor direito. E após 179 jogos no clube bracarense, chega finalmente a oportunidade de voltar à casa onde se tornou jogador.

Ricardo Esgaio regressa a Alvalade pela mão de Amorim

Procurando um jogador capaz de fazer todo o flanco direito no esquema de três centrais, em 2021 Rubén Amorim convenceu a direção do Sporting a pagar 5,5 milhões de euros para trazer Ricardo Esgaio novamente para Alvalade. Mas, mesmo com um total de 44 jogos na temporada de “estreia”, Ricardo Esgaio não convenceu os exigentes adeptos verdes e brancos.

Esta temporada aconteceu o mesmo, e tudo se complicou a 12 de outubro, depois de uma exibição desastrosa no jogo em Alvalade contra o Marselha, para a Liga dos Campeões. Em apenas 19 minutos Ricardo Esgaio fez um penalti e colecionou dois cartões amarelos. Isso deixou a equipa reduzida a 10 elementos, e o ala direito acabou por ser considerado o culpado da derrota com os franceses, ficando na mira dos sportinguistas. Desde então a polémica não tem descido de tom e os fãs continuam a exigir que Ricardo Esgaio não seja escolhido para a equipa. 

No entanto, o treinador continua a defender o atleta, considerando que esta perseguição se explica, em grande parte, pelo trajeto marcado pela passagem pelo Sporting de Braga, como acontece com Paulinho. Mas é precisamente pela enorme polivalência e jogos de alto quilate feitos nos minhotos que Esgaio se tornou num dos mais desejados defesas/alas do campeonato nacional. E é precisamente essa qualidade, que já demonstrou, que será o trunfo para que o patinho feio volte a ser visto como o Rei da Selva pelos adeptos sportinguistas.

 

Fontes:

ABola

Foto: Facebook Ricardo Esgaio