Avançar para o conteúdo

Simon Leviev – Saiba como O Impostor do Tinder roubou milhões de euros

simon leviev

Na história dos criminosos das redes sociais, Simon Leviev, conhecido como O Impostor do Tinder, é um nome em destaque. Descubra a vida deste israelita roubou milhões de euros a mulheres em todo o mundo

As redes sociais e a internet estão repletas de histórias de crimes e de esquemas para roubar dinheiro aos utilizadores. Mas, provavelmente, não existe nenhuma pessoa que tenha ficado tão conhecida por um caso de burla, fraude e extorsão como Simon Leviev, que fez milhões de euros às custas de mulheres que usavam o Tinder.

Este israelita montou um esquema em que se passava por um milionário com um lifestyle exclusivo. Mas, na verdade, a sua vida de luxo era sustentada por pessoas que pediam empréstimos e cartões de crédito para o ajudar, crentes numa história que era totalmente falsa. Este caso foi tão extraordinário que até deu origem a um documentário da Netflix com o nome The Tinder Swindler, traduzido para Portugal como O Impostor do Tinder e para o Brasil com o nome O Golpista do Tinder. Agora no Noticias PT vamos contar-lhe tudo sobre este esquema e também como é a nova vida de Simon Leviev.

Uma vida de crimes e burlas desde a juventude

Nascido a 27 de outubro de 1990 na cidade de Bney Brak como Shimon Yehuda Hayut, este israelita emigrou para os Estados Unidos com apenas 15 anos. No entanto, depois de burlas com cheques e outros pequenos crimes, acaba por regressar ao país natal. Mas foi por pouco tempo, já que em 2011 ele acaba por fugir de Israel, novamente por crimes relacionados com o roubo e falsificação de cheques, algo que o faz voar até chegar à Europa, onde aterra em 2012.

No Velho Continente, Shimon acaba por criar uma nova identidade com o nome que o tornaria famoso, Simon Leviev. E esta escolha do nome não foi ao acaso, já que ela serviu para se poder fazer passar por filho do milionário Lev Avnerovich Leviev, conhecido como “O Rei dos Diamantes”. E assim começa a tomar forma a história criminosa que o tornou famoso…

Simon Leviev torna-se O Impostor do Tinder

Foi a partir de 2012 que Simon Leviev começa a sua odisseia de burlas e fraudes na rede social Tinder, usada para agendar encontros amorosos. O plano do Golpista do Tinder era “simples”, e começava por travar conhecimento com mulheres dando a ideia de que era extremamente rico, usando apenas roupas das melhores marcas, tecnologia de ponta, carros de luxo, ficando instalado nos melhores hóteis e frequentando os restaurantes e clubes noturnos mais exclusivos. Além disso, ele viajava em jatos privados e passeava com as mulheres que conhecia para destinos de turismo da Europa, como a Espanha, a Grécia, a Alemanha e outros locais.

Este era o anzol com que Simon Leviev agarrava as suas vítimas. Mas, depois de criar uma relação, prometendo amor eterno e uma vida de luxo e requinte às mulheres que conhecia, o burlão do Tinder começava a fazer pedidos de dinheiro. Normalmente, o plano usado passava por dizer que os seus cartões tinham sido bloqueados por erros bancários e por problemas causados por supostos inimigos. 

No culminar do seu plano, e aproveitando a paixão das suas vítimas por ele, Simon Leviev dizia-se perseguido e que corria risco de vida, chegando mesmo a simular que tinha sido agredido por pessoas que lhe queriam fazer mal. E tudo isto era feito com um simples objetivo: sacar mais dinheiro às suas vítimas, usando esses montantes para manter o seu estilo de vida e conseguir convencer novas vítimas a fazer transferências bancárias e pedir cartões de crédito com que perpetuava o seu esquema no Tinder.

Roubo de milhões dá origem a história na Netflix

Com este esquema, Simon Leviev terá conseguido obter cerca de 10 milhões de dólares de mulheres que conheceu através da rede social de encontros. Daí que tenha ganho o cognome de O Golpista do Tinder, tal a dimensão da burla que conseguiu fazer e a quantidade de pessoas que conseguiu enganar durante quase 5 anos. A história de Simon Leviev é de tal forma impressionante que a Netflix decidiu fazer um documentário sobre a sua burla.

Com estreia em fevereiro de 2022, este filme conta com a participação de vítimas como Pernilla Sjoholm e Cecile Fjellhoy, que mostram as mensagens trocadas e como a sua vida ficou destruída depois de conhecerem o Impostor do Tinder. Mas a narrativa relata também como algumas delas se vingaram de Leviev, recuperando parte do que ele lhes tinha roubado e arruinando o seu esquema. 

Apesar de todo o dinheiro roubado e vitimas que enganou, a verdade é que Shimon Hayut (nome verdadeiro de Simon Leviev) apenas teve de cumprir dois anos de prisão na Finlândia, um dos países onde surgiram processos em tribunal de várias vítimas. Além disso, ele foi também condenado a 15 meses de prisão em Israel, mas acabou por cumprir apenas um terço da pena por bom comportamento e devido a medidas para reduzir a população prisional neste país durante a epidemia da Covid-19.

Qual é a vida atual do Impostor do Tinder

Após ter sido descoberto e a sua cara divulgada por todo o mundo, acabou-se a vida de Simon Leviev na aplicação Tinder, que até o bloqueou e proibiu de criar perfis. Depois de sair da cadeia, e já sendo conhecido como Shimon Hayut, este israelita tem-se dedicado a outra rede social. Atualmente ele está disponível para fazer vídeos na rede Cameo, pedindo aos seus clientes valores que vão dos 200 aos 2000 dólares. 

Além disso, ele também tem vindo a defender-se de outros processos judiciais que continuam a surgir. Um dos mais recentes envolveu a família Leviev, que considera que ele se aproveitou deste apelido para enganar as suas vítimas. Além disso, a própria família de Shimon Hayut pretende vê-lo no tribunal e na Espanha há um mandado para a sua captura, por ter usado uma identidade falsa quando foi apanhado ao volante de um potente Maserati. Mas, com uma vida sempre associado a burlas e fraudes, a principal questão sobre esta personagem é, provavelmente: qual será o próximo esquema de Simon Leviev?

 

Fonte:

Netflix

Foto:

Instagram Shimon Hayut