Avançar para o conteúdo

Vespa asiática: a origem asiática que chegou a Portugal

Vespa asiática

De origem asiática, a vespa asiática chegou a Portugal há vários anos. Esta vespa gera alguma preocupação no país, fruto de vários ninhos presentes por todo Portugal, onde continuam a existir vários casos que, infelizmente, remetem aos hospitais por picadas agressivas. Se não conhece, falamos hoje das vespas asiáticas.

O que é a vespa asiática?

Chamada vespa velutina, a vespa asiática é uma espécie invasora, de origem asiática, que entrou em Portugal em meados de 2004. Porém, o primeiro ninho e a primeira visualização da vespa asiática só teve acontecimento em 2019, na em Loures.

Ler sobre: Cão de gado transmontano: Conheça tudo sobre!

Vespas asiáticas, uma questão de saúde

Infelizmente os casos de vespa asiática continuam a surgir em Portugal, mais ativas nesta altura do ano, ainda que não é comum. A vespa asiática tem mais presença no final do verão e no início da época do outono, mas existem vários casos no presente que antecipam o ataque destas vespas.

A vespa asiática é uma questão de saúde face aos graves problemas de saúde que podem causar a várias pessoas, ainda que não sejam os sintomas iguais para todas as pessoas. Todavia, tem sido repetitivo, a necessidade dos atacados por uma vespa asiática terem que se deslocar ao hospital. Assim sendo, é necessário ter alguns cuidados quando presenciamos um ninho de vespa asiática.

O que é aconselhado fazer na presença de vespas asiáticas

As vespas asiáticas, ainda que não pareça, é uma espécie muito fácil de ser identificada. A vespa asiática tem um corpo bastante escuro, onde as patas são amarelas e a zona abdominal laranja. Por isso, ao visualizar uma vespa asiática ou que desconfie, existem procedimentos a seguir.

Ao visualizar uma vespa asiática ou um ninho das mesmas, deve reportar o caso no portal StopVespa, podendo assim identificar o local onde encontrou a vespa asiática. Contudo, também poderá ligar para a linha emergente do ambiente, SOS AMBIENTE (808 200 520) e será recomendado do procedimento a seguir.

É muito importante que as pessoas não ignorem a vespa asiática nem os seus ninhos, pois é necessário que haja remoção dos ninhos por parte de equipas especializadas na matéria que, sabendo de antemão o que vão encontrar, poderão usar as estratégias necessárias para causar o fim de uma vespa asiática maligna. Se, por ventura, encontrar uma vespa asiática ou ninho dentro da sua habitação, deve aguardar fora da mesma, em prol da sua segurança e dos seus familiares.

A vista de uma vespa asiática significa um ninho próximo?

Num raio de dois quilómetros pode encontrar um ninho de vespas caso consiga visualizar uma ou mais vespas asiáticas. A maioria alimenta-se em redor do seu ninho, ainda que algumas possam dispersar para mais longe. Assim sendo, deverá tomar todas as precauções e avisar as autoridades competentes. É sabido que as presas capturadas não são para consumo próprio, mas sim para alimentar as larvas carnívoras que se encontram nos ninhos. Daí, a certeza de que ao ver uma vespa asiática poderá estar perto de um ninho.

Alertar em caso de ver apenas uma vespa asiática?

Como citado anteriormente, ao ver uma vespa asiática poderá estar perto de um ninho, o que sugere sempre a reportação no portal ICNF em prol da sua e da proteção das restantes pessoas que possam estar perto. Ainda que a entidade competente só intervirá em caso de ninhos, toda a informação é importante. Afinal, poderá ver uma vespa asiática e reportar, como outra pessoa visualizar o ninho e, ao realizar também a reportação, colocam em alerta as entidades naquele local.

É possível ver um ninho facilmente?

Os ninhos da vespa asiática têm, em média, um tamanho entre 60-80 cm, mas podem ser superiores. Na verdade, mesmo com um tamanho que se pareça visivelmente fácil de captar, não é assim tão óbvio. Os ninhos de vespa são geralmente colocados nas árvores, no interior de folhas, o que poderá levar a que pessoas sem conhecimento, não vejam os ninhos com tanta facilidade. Face ao tempo da vespa asiática ser mais forte na altura do outono, sugere uma melhor altura para visualizar os ninhos, pois nesta época as folhas caem.

Para identificar um ninho, deverá encontrar, em zona vegetada, uma coloração castanha clara no meio dos verdes das nossas árvores. A distinção dos ninhos de vespa asiática para os demais, deve-se à entrada lateral.

As vespas asiáticas só fazem ninhos em árvores?

A vespa, infelizmente, adapta-se com facilidade aos movimentos urbanos e ao seu ambiente. Por isso, é possível encontrar ninhos de vespa asiática em qualquer lugar, como muros, telhados, varandas e tudo que, normalmente, são ninhos de outras espécies. Perante isso, a realidade de existirem tantos acontecimentos de mordidas de vespa asiática deve-se a este fator. Face às habitações e locais semelhantes terem uma mínima proteção à chuva e vento, as vespas asiáticas aproveitam-se disso para criarem os seus ninhos de forma segura.

Os casos de mordida de vespas asiáticas continuam a ser algo muito preocupante e presente em Portugal, como no caso de uma idosa que foi recentemente picada e teve que ser assistida no hospital de Braga.

Que perigo representa para o ambiente e ser humano?

Ao contrário do que se pensa, as vespas asiáticas não são mais perigosas para o ser humano que a vespa europeia. Contudo, a sua reação é bastante agressiva face a sentirem ameaça para os seus ninhos. Em caso de se sentirem pressionadas e alarmadas, atacam em grupo, o que pode ser uma fonte de ameaça durante cerca de 500 metros. Em termos ambientais, face a alimentarem-se de abelhas, criam assim uma redução de abelhas, causando a diminuição da polinização.

Contactos em caso de avistamento

Deixamos assim vários meios que pode contactar em caso de avistar uma asiática ou os respetivos ninhos:

  • Preenchimento do formulário no site StopVespa;
  • Denunciar na câmara municipal mais perto do acontecimento;
  • Proteção Civil Municipal (924486966)
  • GNR/PSP da zona do acontecimento;
  • Linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

O que fazer se for picado

Primeiramente, não deve entrar em pânico, pois não significa que terá problemas. Porém, deve realizar os seguintes procedimentos básicos:

  • Lavar a zona onde foi picado com água abundante;
  • Colocar gelo na zona da picada;
  • Ligar 112 em caso de alergia grave;
  • Em caso de dúvidas, ligar SNS 24 (808 24 24 24).