Avançar para o conteúdo

Vitória de Guimarães celebra 100 anos com olhos no futuro

adeptos vitória de guimarães

O Vitória de Guimarães é um dos maiores clubes de Portugal e, neste ano de centenário, está a dar provas de uma imensa vitalidade e de querer dar início a mais um período áureo na sua história. Veja os feitos e motivos para o orgulho atual dos adeptos vitorianos

Ao longo de décadas de sucesso e acompanhamento de uma imensa massa adepta, o Vitória Sport Club, conhecido mais habitualmente por Vitória de Guimarães, tem vindo a afirmar-se como um dos maiores clubes portugueses. Agora, que está a celebrar o seu centenário, o clube da Cidade Berço está novamente a crescer, com os bons resultados a impulsionarem o aumento do número de adeptos no estádio D. Afonso Henriques.

Agora vamos dizer-lhe porque é o Vitória de Guimarães considerado por muitos como o quarto grande do desporto em Portugal. Os feitos grandes alcançados ao longo de décadas, tanto no futebol nacional como nas competições europeias, os momentos mais marcantes da história e as performances atuais ajudam a confirmar esta ideia. Veja agora tudo sobre o Vitória de Guimarães neste ano em que o clube celebra 100 anos.

Ligado à cidade desde a fundação

Nascido a 22 de agosto de 1922 e filiado na Associação de Futebol de Braga logo no mesmo ano, desde a origem que a ligação à cidade de Guimarães, e ao berço de Portugal, tem estado bem patente na história do Vitória Sport Club. É por isso, aliás, que o emblema é conhecido como Clube dos Conquistadores e também como Clube do Rei.

O primeiro jogo conhecido da história da formação vimaranense, a 27 de março de 1923, marca também o início de uma rivalidade que dura até aos dias de hoje. A partida, que o Vitória de Guimarães venceu por 7-1, opôs o clube aos adversários do Sporting de Braga. Outro ponto marcante na história do Vitória de Guimarães, e da sua ligação à cidade e ao primeiro rei de Portugal, foi o surgimento do símbolo atual, que perdura desde 1930. Desenhado pelo Capitão Mário Cardoso, nele pode-se ver a imagem de D. Afonso Henriques, num símbolo a preto e branco de forma destacar nos vimaranenses a igualdade e admissão de todos sem distinção da raça.

logo vitória de guimarães

Vitória de Guimarães é o quarto clube com mais presenças na Primeira Liga

A subida à primeira divisão do Vitória Sport Club acontece finalmente em 1942, ano marcado também pela primeira de sete finais da Taça de Portugal. E, desde então, o Vitória tem-se vindo a afirmar como uma das referência do futebol nacional, sendo o quarto clube com mais participações no escalão maior. Também na década de 1940 outra referência foi alcançada em 1943, quando o clube supera a fasquia dos 1000 associados.

Os anos 60 foram anos dourados para as hostes vimaranenses, muito devido ao trio formado pelos brasileiros Paraíso, Carlos Alberto e Edmur. Este último viria, aliás, a tornar-se no primeiro estrangeiro a conquistar a Bola de Prata para melhor marcador da Liga, com 25 golos na época de 59-60. Em 1967 é um português que faz história no Vitória, quando o “pé-canhão” António de Silva Mendes se torna no primeiro jogador do Vitória de Guimarães na Seleção A.

Pimenta Machado deixa marca nos anos 80 e 90

Quando se recordam os presidentes do Vitória de Guimarães, o nome principal é Pimenta Machado, que esteve à frente do clube entre 1980 e 2004. Nestes anos ficaram famosas algumas polémicas, mas também alguns dos melhores resultados de sempre do clube da cidade berço. Um dos momentos marcantes foram os ¼ de final da Taça Uefa, a que o clube chegou em 1986 depois de eliminar históricos europeus como o Atlético de Madrid.

Nestes anos o Vitória de Guimarães também conquista o seu primeiro troféu nacional, com a conquista da Supertaça de 1988. O feito foi alcançado frente ao Porto, com uma vitória por 2-0 aos azuis e brancos em Guimarães e um empate nas Antas. Nessa equipa figuravam nomes que ficaram na história do clube do Rei, e entre os conquistadores estavam Neno, N’Dinga, Décio e Chiquinho Carlos.

Descida de divisão marca momento de viragem… para melhor

Uma das páginas mais tristes na história do Vitória de Guimarães foi a descida de divisão, na temporada de 2005-06. Mas este foi também um momento que as gentes de Guimarães aproveitaram para reforçar as ligações ao clube, o que resultou num impressionante ressurgimento. Na temporada na segunda divisão o clube conseguiu, de forma impressionante, ser a quarta equipa com mais adeptos nos estádios nacionais, apenas superado pelos três grandes.

E, depois de voltar ao convívio dos grandes, o Vitória Sport Club voltou a mostrar todo o seu fulgor. Em 2007-08 o clube consegue logo terminar no 3º lugar, o que resultou numa histórica entrada na Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões. Este é um momento alto, mas que terminou com desapontamento dos vimaranenses, depois de verem a entrada na Champions retirada com a anulação errada de um golo aos 87 minutos do decisivo jogo contra o Basileia.

estádio d. afonso henriques

Taça de Portugal de 2012/13 foi o maior feito no centenário

Mostrando boas exibições, e continuando a alimentar com talentos os grandes nacionais e também alguns clubes estrageiros, o Vitória de Guimarães preenche mais uma página dourada na história do centenário em 26 de maio de 2013. Nesse dia ecoam no Estádio do Jamor os festejos do Clube dos Conquistadores, com a equipa liderada por Rui Vitória a vencer na final o Benfica por 2-1 e levar para a sua vitrine a Taça de Portugal.

Este é o maior troféu na história dos vimaranenses, que contam também no palmarés com 12 Campeonatos e 4 Taças da Associação de Futebol de Braga. Além disso, o clube tem apostado na formação e futebol feminino e conta também com várias taças de modalidades no Museu da cidade berço, onde alguns dos mais recentes dizem respeito às conquistas no Polo Aquático.

Conheça a equipa do Centenário do Vitória de Guimarães

No ano do centenário do seu centenário, o Vitória Sport Club tem vindo a realizar diversas iniciativas para recordar os seus 100 anos de vida. E, além de eventos como tertúlias e a cerimónia efetuada a 22 de agosto, destaca-se a inclusão do logo alusivo à efeméride nas camisolas desta época e coleção de lifestyle. Mas também a escolha do melhor plantel da história.

camisola centenário vitória de guimarães

Numa equipa que deixa de fora lendas como Tito (melhor marcador de sempre do clube, com 91 golos) e José Abreu (288 jogos), há vários jogadores que marcam a vida mais recente dos vitorianos. Na baliza está o eterno Neno, enquanto a defesa é formada pelos laterais Dimas e Ricardo Pereira e os centrais Geromel e Tapsoba (maior venda de sempre, por 20 milhões de euros).

O meio-campo é preenchido por N’Dinga, jogador com mais jogos de sempre (335) e famoso por um caso polémico, acompanhado de Pedro Mendes e Pedro Barbosa. Já a frente de ataque é composta pelo Bota de Prata de 1987, Paulinho Cascavel, e pelos alas Vitor Paneira e Raphinha. No banco está o treinador Rui Vitória, responsável pela vitória na Taça de Portugal.

100 anos celebrados com indicadores positivos

Nesta temporada em que se celebra o centésimo ano da vida do Vitória de Guimarães, as perspetivas para o futuro são positivas. A nível económico o clube está equilibrado, fazendo anualmente vendas de valor avultado e conseguindo trazer jovens da formação para a equipa principal. No último mercado, por exemplo, o saldo foi positivo em cerca de 16 milhões de euros!

De momento num estável 6º lugar, que dá perspetivas de alcançar lugares europeus, a massa associativa mostra estar unida em torno do clube. Este ano o número de adeptos no Estádio D. Afonso Henriques é superior à época anterior em mais de 50%, passando de uma média de 9.049 para 14.596 bilhetes por jogo. E, com as contas equilibradas, uma equipa a praticar bom futebol e uma massa adepta fervorosa e sempre a acompanhar a equipa, o Vitória de Guimarães celebra o centenário com um olhar muito positivo para o futuro.

 

Fonte:

Vitória Sport Club (e fotos)