Avançar para o conteúdo

Enzo Pérez – A história do médio “abençoado” por Jesus

enzo perez

Enzo Pérez deixou a sua marca nos relvados portugueses e agora, aos 36 anos e perto do “regresso a casa”, vamos recordar esta carreira que fica intimamente ligada ao mestre da tática, Jorge Jesus

Enzo Pérez foi um dos jogadores mais influentes no percurso do Benfica na última década, mas a passagem pelos encarnados teve tudo para correr mal. Agora vamos recordar-lhe a história do médio que deixou saudades aos benfiquistas e que, aos 36 anos, continua a deixar toda a sua garra nos relvados argentinos.

Formado no Deportivo Maipú, Enzo começou a destacar-se como médio-ofensivo direito, chamando a atenção do Godoy Cruz em 2003, onde se estreou como profissional. Em 2007 surge o salto para um dos principais emblemas da Argentina, o Estudiantes de La Plata, onde se manteve por quatro temporadas, marcadas pelo êxito na Libertadores de 2009 e Troféu Apertura em 2010-11. 

A sua garra em campo começa a atrair as atenções dos olheiros estrangeiros e foi o Benfica que, comprando o seu passe por 5,5 milhões de euros, convenceu Enzo Pérez a rumar à Europa. Na altura em que o clube procurava substituto para Eduardo Salvio, mas a primeira passagem pelos encarnados não foi auspiciosa. Não convencendo como médio-ofensivo pelo lado direito do campo, Enzo acaba emprestado ao Estudiantes em 2012.

enzo peréz benfica

Mercado louco e olho de Jesus transformam Enzo

Regressado ao Benfica para a temporada de 2012-13, Enzo Pérez parecia novamente destinado a um lugar de menor destaque no Benfica. Mas o final louco do mercado de agosto, com as vendas de Javi Garcia e Axel Witsel, obrigaram o Jorge Jesus a reinventar a equipa. Nesse momento tudo mudou para Enzo Pérez. 

Reconhecendo a sua garra e inteligência tática, que sobressaia menos quando encostado à direita, o treinador coloca Enzo Pérez num duplo-pivot ao centro do campo com Nemanja Matic. E foi neste espaço central que a visão de jogo do médio, excelente capacidade de pressão e recuperação de bola fizeram “renascer” este talento argentino.

No comando das operações do meio-campo encarnado, Enzo Pérez foi peça-chave para uma impressionante série de triunfos. Além de duas Taças da Liga, uma Supertaça e uma Taça de Portugal, o jogador conquistou a Liga Portuguesa em 2012-13 e 2013-14, e foi considerado o Melhor Jogador do Campeonato em 2014. Além disso, Enzo Pérez também foi o motor que levou o Benfica a duas finais seguidas da Liga Europa. Estes excelentes desempenhos do médio não passaram despercebidos no seu país natal, sendo um dos eleitos pelos alvicelestes para o Campeonato Mundial de 2014, realizado no Brasil.

Enorme no River… até como guarda-redes

A troco de 25 milhões de euros, Enzo Pérez ruma ao Valência em 2014. Mas, apesar de bons momentos nas três épocas em Espanha, o médio não foi tão influente na equipa, regressando à Argentina em 2017, para o River Plate. E aqui o talento de Enzo Pérez volta a sobressair, sendo o motor da equipa que conquistou a Libertadores em 2018, a Recopa em 2019 e o título argentino de 2021.

Enzo Pérez continua também a juntar novos troféus individuais, sendo nomeado para a Equipa da Libertadores de 2020. E o regresso ao país de origem permitiu ao médio cimentar a sua posição na seleção Argentina, sendo chamado para o seu segundo Mundial, em 2018. 

Há ainda um momento da carreira de Enzo Pérez no River Plate, em maio de 2021, que correu o mundo. Nessa altura, com a equipa dizimada pela pandemia da Covid-19, o médio foi transformado em… guarda-redes. Em mais uma demonstração da sua polivalência, Enzo Pérez acabou por desempenhar com mérito as funções nesse jogo da Libertadores, em que o River Plate venceu por 2-1 o Independiente Santa Fé.

Nos últimos tempos a performance do médio tem sido afetada por lesões e, apesar de ter contrato até 2024, Enzo Pérez anunciou que poderá antecipar para o final de 2022 o regresso ao Estudiantes, onde pretende terminar a sua carreira. Mas, quando chegar esse final, o polivalente Enzo Pérez terá um percurso recheado de êxitos e fiel às características dos maiores nomes de sempre do desporto argentino, combinando talento e garra nos relvados.