Avançar para o conteúdo

Certificado de Vacinação – Veja como ter ou revalidar o seu

certificado de vacinação

Certificado de Vacinação é o documento comprovativo da vacina contra a Covid-19 e continua a ser essencial. Veja agora todas as informações sobre o Certificado da Covid, que pode voltar a ganhar relevância com o regresso das épocas mais frias

Apesar das dúvidas iniciais de muitas pessoas, o tempo vai confirmando que as vacinas contra o Coronavírus tiveram um papel fulcral para colocar fim à pandemia e às restrições de circulação. E a forma das pessoas comprovarem que já estão imunizadas contra a Covid-19 é apresentar o Certificado de Vacinação. Agora que regressam os meses mais frios (e com eles o risco do regresso das limitações às viagens de turismo e trabalho), este comprovativo volta a ganhar relevância.

O Certificado de Vacinação foi criado pela União Europeia e comprova a administração das vacinas aos cidadãos dos vários países do Velho Continente. E, além das doses obrigatórias (que mudam de acordo com a vacina administrada), este comprovativo também indica todas as doses de reforço que as pessoas tomam. Para que perceba como é este documento, onde obter e e qual a importância do comprovativo de vacinação online, o Noticias PT explicar-lhe neste artigo tudo o que precisa saber.

 

Como funciona o Certificado Digital da Covid-19

O Certificado Digital Covid-19 é um documento oficial e reconhecido em todos os Estados-Membro da União Europeia, que comprova que os cidadãos estão protegidos contra a Covid-19. Isso pode acontecer de três formas: se as pessoas receberem as vacinas contra o coronavírus, comprovarem que recuperaram da Covid-19 há menos de seis meses ou apresentarem um resultado negativo num teste à Covid. 

Ou seja, embora este comprovativo seja associado principalmente à vacinação, ele serve para comprovar que as pessoas estão protegidas contra o Coronavírus. É por isso que existem três tipos de comprovativos: de vacinação, de recuperação ou de testagem. O certificado de vacinação tem como função principal eliminar as restrições nas viagens entre países da Europa, evitando a obrigação de fazer quarentena ou testes na chegada aos destinos.

Este documento está disponível para todos os cidadãos dos países da U.E., mas também para estrangeiros com residência legal num dos 27 países da comunidade. Além disso, quem tenha sido vacinado em outros países pode também pedir o Certificado Digital Europeu de Vacinação, já que são reconhecidas as vacinas administradas em mais 45 países.

como obter certificado de vacinação online

Como é o certificado da Covid-19?

O Certificado Digital é obtido na web e pode depois ser guardado no telemóvel e computador ou impresso para apresentação nas fronteiras e aeroportos. Ele tem a informação na língua nativa do país de emissão e também em inglês, e inclui um QR Code para garantir a veracidade e evitar a sua falsificação. A validade deste comprovativo é de 270 dias após a toma da segunda dose da vacina (ou da dose única no caso das pessoas que receberam a vacina da Johnson). No Certificado de Vacina estão:

  • Código QR do Certificado
  • Nome Próprio, Apelido e Data de Nascimento do Utente do SNS
  • Tipo de Vacina (Profilaxia), Nome da Vacina (Produto Médico Vacinal) e Laboratório (Fabricante da Vacina)
  • Número de Doses Administradas
  • Data de Vacinação
  • Estado-Membro

Quem pretenda obter o comprovativo de vacina em papel, pode fazê-lo através dos balcões do SNS, dos Espaço Cidadão e ainda nas juntas de freguesia.

 

Como obter o Certificado de Vacinação online?

A forma mais simples de obter o Certificado de Vacinação é através da aplicação para telemóvel ou do site oficial do SNS24. Após aceder a estas plataformas, o primeiro passo é fazer a sua autenticação, através do seu número do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital

Depois deve aceder à Área Específica “‘Certificado Digital COVID’”, onde deve selecionar a opção que pretende, entre os três tipos de certificados disponíveis. Nesse momento é enviado para o seu telemóvel um código SMS que deve inserir na mesma página, num prazo máximo de cinco minutos. Quando esse código é validado, o certificado de vacinação fica automaticamente disponível ou é enviado para o endereço de email que indicar no seu pedido.

Lembre-se que este é o único documento aceite como comprovativo de vacina da Covid-19 para viajar dentro dos vários países da União Europeia, bem como para outros destinos onde as entidades de saúde reconhecem o Certificado Digital. Ou seja, não basta apresentar nas fronteiras e aeroportos o pequeno cartão que é dado nos centros de vacinação a indicar que recebeu as suas doses de vacina, já que isso não serve como comprovativo oficial.

 

Quem não tem a vacina do Covid-19 está impedido de viajar?

Não é aplicada qualquer proibição de circular pelo espaço comum europeu a quem não está imunizado, já que a vacina não é obrigatória. No entanto, podem ser aplicadas medidas de restrição como a quarentena ou obrigação a realizar testes, excepto se os cidadãos apresentarem um certificado digital de recuperação (até seis meses) ou certificado de testagem.

De momento estão levantadas todas as restrições de viagem na Europa, e não é exigido o certificado de vacinação em nenhum dos países da Comunidade. Mas isso não significa que o comprovativo de vacina esteja abolido. Por exemplo, a Bélgica e a Áustria continuam a alertar para a possibilidade de ser exigido o comprovativo a quem viaje de zonas com elevado risco epidemiológico. 

Se é verdade que não existe qualquer país nessa lista de momento, também é certo que nos meses de Inverno aumenta o número de casos positivos e o risco de aparecimento de novas variantes da doença. Como tal, o Certificado de Vacinação continua a ser um instrumento bastante importante de controlo da pandemia a nível europeu e pode futuramente voltar a ser exigido para circular sem restrições entre os vários países da Europa.

 

Pode obter o Certificado de Vacinação através dos seguintes links:

Site do SNS

Aplicação para Android, para iOS e para dispositivos Huaweii

 

Fontes:

Serviço Nacional de Saúde

Comissão Europeia