Avançar para o conteúdo

30º Aniversário da World Wide Web Livre – Saiba como a WWW se democratizou

Aniversário da World Wide Web

A internet, como hoje a conhecemos, tem mais de 30 anos de vida. Mas o momento mais marcante foi quando, em 1993, ela passou a estar acessível para todos, dando início à revolução digital que continua a crescer. Saiba mais sobre este aniversário da World Wide Web

A World Wide Web, conhecida normalmente apenas pela sigla WWW, foi criada no final dos anos 80. O “pai da internet” foi Sir Tim Berners-Lee, que, em conjunto com os seus colegas do CERN, na Suíça, fez nascer a ideia da world wide web como rede digital em março de 1989. A data precisa para celebrar o aniversário da World Wide Web, desde o seu nascimento, é a 12 de março. Mas o trabalho de desenvolvimento continuou, e logo no ano seguinte surgiram as bases para a arquitetura que hoje conhecemos, com um browser para aceder, um servidor para guardar a informação, uma página (website) escrita numa linguagem de código HTML e um protocolo de acesso (HTTP).

Após estas duas datas históricas, aproxima-se agora o terceiro acontecimento chave para a WWW que hoje em dia está disponível para todas as pessoas. Falamos do momento em que o acesso a esta tecnologia foi liberalizado, algo que aconteceu em 1993. Estamos, por isso, perto do 30º aniversário da World Wide Web como rede de comunicação digital e acessível a todas as pessoas.

Esse momento marcou o arranque de uma revolução digital que continua a crescer. O acesso e a compra de produtos e serviços, a forma como obtemos a informação, chegamos às notícias e podemos ver e ouvir conteúdos de entretenimento como filmes, séries e músicas e até a forma como interagimos, com as redes sociais, são exemplos de transformações que a world wide web ajudou a formar. Porque o 30º aniversário da World Wide Web é um momento que mudou o mundo, o Notícias PT recorda-lhe agora as principais informações sobre a WWW.

 

O que é a World Wide Web?

Hoje em dia quase podemos dizer que a WWW é tudo aquilo que nos rodeia na internet. Na verdade, ela remete para praticamente todos os documentos que estão interligados através da internet. Ou seja, todos os vídeos, áudio, imagens, páginas de sites são ficheiros que estão disponíveis pelas interligações da internet em diferentes formatos através da World Wide Web.
Para que todos estes documentos fiquem acessíveis, é preciso um protocolo complexo de acesso. É precisamente nesse ponto que surge a WWW, já que é ela o modo de acesso aos servidores e apresentação de todas as informações, algo que normalmente fazemos através do nosso navegador (browser) da internet.

 

Quando se celebra o aniversário da World Wide Web acessível para todos?

A WWW foi usada, numa primeira fase, apenas para ficheiros de textos e maioritariamente por universidades. No entanto, a história mudou quando em 1992 a Universidade do Minnesota anunciou que iria começar a cobrar direitos pelo uso do seu protocolo de comunicação, o Gopher. Isso foi o mote para que a WWW passasse a estar livre de royalties para todos os que queriam aceder, depois do CERN ter tomado a opção de não cobrar acessos. Isso aconteceu um ano mais tarde, a 30 de abril de 1993, e é por isso que estamos agora prestes a celebrar o 30º aniversário da world wide web como hoje a conhecemos, sem qualquer custo de acesso associado.

Em 1993 celebra-se ainda mais um aniversário da World Wide Web. Falamos dos 30 anos do Mosaic, o primeiro navegador WWW (vulgarmente conhecido em inglês por web browser ou apenas browser). Estes são os programas que ainda hoje em dia usamos para aceder à Web, e entre os mais famosos estão o Google Chrome, o Internet Explorer, o Safari, o Opera e o Mozilla Firefox.

 

Como funciona a World Wide Web?

A tradução do nome de inglês para português (“rede do mundo todo”) explica a lógica de funcionamento da WWW. Ela opera através do acesso a moradas de páginas de informações em servidores (os URL, que normalmente designamos por links ou ligações), dos quais os browsers conseguem ler a linguagem HTML e transformar nas páginas que visualizamos nos ecrãs do telemóvel ou computador.

Hoje em dia, quando estamos perto de mais um aniversário da World Wide Web, tudo nos parece bastante natural e não temos de andar a colocar as moradas dos sites. Isso porque existem motores de busca que fazem a procura dos melhores resultados para tudo o que procuramos online. O mais famoso é, obviamente, o Google, mas o Yahoo ou o Bing. Além disso, hoje em dia há motores de busca específicos para determinadas pesquisas online. O mais famoso é o Youtube, usado para procurar vídeos e audios na internet.

 

World Wide Web e Internet são sinónimos?

Embora as duas palavras sejam habitualmente usadas para definir o mundo online, elas não são sinónimos. Enquanto a internet indica um conjunto de computadores interligados, normalmente através de redes de fibra ótica, a WWW significa os documentos que estão acessíveis através dessa rede (dois exemplos disso são a obtenção dos seus dados através da Chave Móvel Digital ou o download do documento com o certificado de vacina no site do SNS). Ou seja, enquanto a internet é a estrutura, a world wide web é tudo aquilo que está disponível dentro dessa estrutura através do acesso aos servidores de informação.

cibersegurança

Aniversário da world wide web – Do HTTP ao HTTPS

A linguagem base da WWW continua a ser a mesma, que é o HTML (Hypertext Markup Language). E, mesmo após o 30º aniversário da world wide web, esta linguagem continua a pertencer ao trio de padrões essenciais para a funcionalidade da WWW, em conjunto com o sistema de designação das páginas URL e o protocolo de comunicação HTTP entre o browser e o servidor.

Atualmente, quase todos os sites surgem com o protocolo HTTP:// antes da sigla www. Mas, mais recentemente, foi criado ainda um protocolo ainda mais restrito para dar segurança aos utilizadores, com o HTTPS. Este protocolo exige que os websites tenham um certificado de segurança, de forma a garantir que as informações estão encriptadas e mais protegidas contra ataques externos.

A segurança das informações continua a ser um tema com crescente importância a cada aniversário da world wide web, já que os ciberataques são um dos crimes que mais cresce em todo o mundo. Mas, como tem vindo a acontecer sempre ao longo dos 30 anos desde que foi democratizada, a World Wide Web continua a evoluir para dar confiança aos milhões de pessoas que a utilizam todos os dias.

 

Mais informações:

CERN – O Nascimento da Web

Wikipedia

Encyclopedia Brittanica