Avançar para o conteúdo

Associação de Futebol de Santarém com nova época em andamento

Associação de Futebol de Santarém

Já estão a vibrar as emoções das novas temporadas em todos as competições de futebol e de futsal organizadas pela Associação de Futebol de Santarém. Veja agora que campeonatos pode seguir e saiba a história desta federação

O desporto-rei no Ribatejo tem na Associação de Futebol de Santarém a sua casa-mãe, sendo este o organismo responsável por toda a tutela das competições de elite e dos escalões de formação na região. Além da coordenação dos calendários e organização dos jogos das jornadas de várias provas, da Taça Ribatejo e ainda dos torneios que vão sendo realizados anualmente, esta federação também é responsável por todos os aspectos que envolvem a competição futebolística, onde se incluem os conselhos de disciplina, de arbitragem e de justiça e ainda a formação de árbitros nesta área do país.

Para 2022 estão já em andamento todos os campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Santarém, com um total de 11 provas divididas entre os escalões de elites e de formação (desde os Infantis aos Juniores). Além disso, estão também previstas as Taça Ribatejo em futebol de 11 e em Futsal, com a fase de grupos das equipas seniores já em andamento. Portanto, já rola a bola no Ribatejo para as principais provas organizadas pela Associação de Futebol de Santarém. Veja quais são no Noticias PT.

 

Clubes marcantes da região de Santarém

Criada em 1934, a Associação de Futebol de Santarém está perto de celebrar os seus 100 anos de vida federativa pelo futebol no Ribatejo. Nos seus primeiros anos a história das provas de futebol nesta zona à beira-Tejo ficou marcada pela rivalidade entre dois grandes clubes. De um lado surgia a equipa de “Os Leões” Santarém, formada por jovens estudantes maioritariamente de classe alta, que foi vencedora dos três primeiros títulos realizados entre 1924 e 1927. Mas a rivalizar com esta formação surgia o Sport Grupo União Operária, formada principalmente por membros da classe fabril e do artesanato, que entre 1930 e 1935 conquistou seis títulos consecutivos.

Ao longo dos anos seguintes começam a surgir no livro de vencedores dos campeonatos organizados pela Associação de Futebol de Santarém algumas equipas que também firmaram nome do futebol nacional, como o União de Tomar, que ficou famoso por lá ter chegado a jogar Eusébio e também António Simões. Igualmente famoso é outro dos treinadores que esteve á frente da equipa durante os seus anos na 1ª Divisão Nacional, Fernando Cabrita, que da UC Tomar saltou para a liderança do Sport Lisboa e Benfica.

Entre as últimas equipas da região a chegar aos patamares mais elevados do desporto a nível nacional o destaque vai para o Fátima, que no final da primeira década do milénio esteve na Segunda Liga Portuguesa. Ao longo dos seus 96 anos, o campeonato da Associação de Futebol de Santarém já foi conquistado por um total de 28 formações. A recordista é o Clube Desportivo de Torres Novas, com oito títulos na sua vitrine, seguido da Tramagal e do Operário de Santarém, que ficaram no primeiro lugar da competição por seis ocasiões.

 

Sede moderna é ex-lybris da AF Santarém

Um dos destaques dos últimos anos do organismo que gere todo o futebol no distrito foi a abertura, no dia 12 de fevereiro de 2010, da nova sede da Associação de Futebol de Santarém. Concretizado graças a um investimento de meio milhão de euros, este edifício foi a concretização de um sonho antigo desta entidade, e a cerimónia de inauguração contou com a presença de Gilberto Madaíl e Sónia Sanfona, que eram à época o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e a Governadora Civil de Santarém, respetivamente.

A atual casa do futebol em Santarém está situada na Rua Pedro de Santarém, num imóvel adquirido para esse efeito, e veio substituir a sede que esteve anteriormente instalada na Rua João Afonso por cerca de trinta anos. Idealizada e construída para oferecer um melhor serviço aos sócios e também elevar as condições de trabalho de todos os que fazem parte da estrutura da AF Santarém, este espaço está dividido entre dois pisos. 

Nos 412 m2 de área do rés do chão estão instalados vários serviços, que incluem o Atendimento e Administrativos, a Sala “Futebol” para Espera e Convívio, as salas para Instalação do Gabinete Técnico e Reuniões e os Gabinetes para a Direção, Conselho de Arbitragem e Conselhos de Disciplina, Justiça e Contas. Já no primeiro piso fica o Auditório Rui Manhoso, com capacidade para 75 pessoas, que é usado principalmente para os sorteios das diferentes competições, as Assembleias Gerais, as Ações de Formação Técnica aos vários Agentes e ainda as Conferências de Imprensa.

AF Santarém

Associação de Futebol de Santarém organiza 13 campeonatos em 2022

Para a temporada de 2022/23 estão a ser organizados pela AF Santarém dois campeonatos de seniores, com a 1ª e a 2ª Divisões distritais. Depois, para as elites, o entretenimento é marcado também pela Taça do Ribatejo, cuja fase de grupos arrancou em setembro. 

Para os escalões de formação há mais seis campeonatos em disputa, divididos entre os escalões de Infantil e de Júnior. Além disso, neste último escalão de formação há também a Taça Ribatejo, que tem o arranque marcado para o presente mês de outubro.

No futsal realizam-se mais seis provas com organização da Associação de Futebol da região, que tem os campeonatos distritais de Santarém para elites e para as equipas de Iniciado, Juvenil e Junior. Para o início de outubro está também marcada a Super Taça Seniores Futsal Masculino, enquanto o Troféu ‘Luis Boavida’ foi nesta temporada para a sala de troféus do clube Andebol S. Vicentense. 

Quem pretenda saber todos os clubes e datas dos jogos, encontra esta informação disponível através do site da Associação de Futebol de Santarém.

 

Fonte: 

AF Santarém

Zerozero