Avançar para o conteúdo

Conheça a federação portuguesa de andebol

federação portuguesa de andebol

Comandada por Pedro Mourão, a federação portuguesa de andebol é quem hoje comanda as competições em Portugal associadas a este desporto. Face a não ser de reconhecimento total, criamos este artigo para falar um pouco de quem é esta federação e quem faz parte da mesma.

Federação portuguesa de andebol

A federação portuguesa de andebol é quem comanda as competições em Portugal da modalidade de andebol. A modalidade, com muita história já existente no país, remetente a 1929, na cidade do Porto, é uma das que tem ganho vários adeptos e criado mais interesse no mundo do desporto.

Contam, atualmente, com mais de quatro competições internas associadas apenas à federação portuguesa de andebol, repartido pelo masculino e feminino. Na verdade, a federação portuguesa de andebol controla as seguintes modalidades:

Masculino

  • Campeonato Placard Andebol 1
  • Campeonato Nacional Seniores Masculinos – 2.ª Divisão
  • Supertaça Seniores Masculinos

Feminino

  • Campeonato 1.ª Divisão Feminina

Conta ainda com a presença nas divisões de escalões mais inferiores, elevando assim as suas competições para grande número, face a serem a federação que controla escalões desde iniciados aos séniores.

Não esquecendo, cabe também a esta federação gerir todas as seleções da modalidade, incluindo aqui o andebol de praia. Assim sendo, quando Portugal está presente em competições internacionais de andebol, o mesmo deve-se ao facto de estarem associadas à federação portuguesa de andebol.

Qual o intuito da federação portuguesa de andebol

A federação portuguesa de andebol surgiu em Portugal em 2019, com o objetivo de implementar regras, princípios e valores na integridade no desporto. Assim, a mesma foi criada para dar crescimento à modalidade e, simultaneamente, combater a manipulação das competições das quais integra.

Com isto, a federação criou um programa de Integridade no Desporto no âmbito de se integrar no COI (Comité Olímpico Internacional), realçando 3 fundamentais pilares:

  • Lutar contra o doping e associados;
  • Prevenir a manipulação das competições das quais faz parte;
  • Prevenir assédio e abuso no andebol.

Assim sendo, o intuito da federação parte por estar conforme o que é pedido a nível europeu, de modo a elevar a fasquia do andebol, sem comprometer a fiabilidade do mesmo.

As regras no andebol

Como em qualquer desporto, existem regras. As mesmas são realizadas por alguma organização capaz de tal fator. Neste caso, passa pela federação a criação das regras existentes em Portugal, levando em âmbito as regras já estipuladas na modalidade a nível mundial. Contudo, regras sobre arbitragem e outros fatores que possam depender de país para país, é colocado em funcionamento perante o pensamento e ideologia desta federação.

Desde 2019 que existem assim regras na competição criadas pela mesma, onde à data da sua existência não existia, podendo assim existir com facilidade a manipulação de jogos. As regras do andebol são de modo geral semelhantes a nível mundial, mas podem variar principalmente em escalões inferiores. Face ao andebol em Portugal ser levado como profissional, com várias equipas a disputarem o campeonato que dá acesso a competições internacionais, existem bases que não podem ser alteradas nas regras do jogo.

Órgãos sociais da federação portuguesa de andebol

Na verdade, a federação portuguesa de andebol tem bastantes órgãos sociais, ainda que se pareça uma organização pequena. Para dar continuidade à modalidade em crescimento é necessária uma equipa bastante alargada. Para isso, Pedro Maria Cardoso Gonçalves Mourão tem uma grande equipa a seu lado. Eis os principais nomes:

  • Presidente: Pedro Maria Cardoso Gonçalves Mourão
  • Vice-Presidente: Raul Miguel Castro
  • Secretário: José Manuel Lopes Costa
  • Suplente: Carlos José Pires Pascoal

Os restantes nomes da lista alargada dos órgãos sociais podem ser vistos aqui.

As equipas associadas à FAP

Todas as equipas federadas de andebol em Portugal estão associadas à federação em causa. Em suma, estão nesta lista grandes nomes do andebol, mas também das modalidades de um aspeto geral, tais como:

  • FC Porto;
  • SL Benfica;
  • Sporting CP;
  • ABC Braga;
  • Entre outros.

Palmarés do Andebol em Portugal

Desde que existe a federação de andebol em Portugal, o FC Porto é a equipa que mais títulos venceu. Mas, a história do andebol (de 5) remete-se a 1952. Desde então, estas são as equipas com cinco ou mais títulos:

  • Sporting CP – 19 títulos
  • FC Porto – 17 títulos
  • ABC Braga – 10 títulos
  • Benfica – 6 títulos
  • Os Belenenses – 5 títulos

Na Taça de Portugal, Sporting CP e o ABC Braga são os maiores detentores da prova, elevando assim o palmarés do andebol nos seus museus. Percebe-se assim que o andebol em Portugal é muito bem disputado, com várias equipas a conseguir alcançar as provas, longe de apenas os três rivais, como é comum no futebol nacional.

Localização da federação

A federação de andebol é bastante procurada por jogadores, dirigentes e outras pessoas que possam que ter dúvidas para esclarecer ou preencher requisitos para inscrições. Na verdade, passa pela federação inúmeros fatores que o podem levar até lá. Por isso mesmo existe uma sede, situada em Lisboa.

Se procura a federação, poderá encontrar a mesma na Calçada da Ajuda, 63-69, 1300-006 Lisboa. Se quiser visitar a federação, pode aproveitar para se deslocar através da carris metropolitana.

O que esperar a longo prazo da federação e da modalidade

Espera-se da federação portuguesa de andebol um crescimento elevado a curto prazo. A modalidade está a crescer com o devido aproveitamento em Portugal, com equipas cada vez mais competitivas que elevam assim a modalidade para o exterior. Com as regras e princípios da federação, o objetivo passa por dar equilíbrio ao andebol e alcançar patamares mais vantajosos.

Como o pensamento vai mais longe do que apenas os clubes, procura-se que a federação consiga, também, dar continuidade ao crescimento do andebol ao nível de seleções, quer masculino, quer feminino.

Perante isto, a federação procura dar seguimento ao projeto que se deu início em 2019, visando destacar-se da melhor forma e ir contra os maliciosos momentos que possam procurar este desporto. Os jovens são um dos movimentos que a federação que dar mais ênfase, com as seleções a serem a rampa de lançamento para que, não só os jovens, mas também a federação, se torne destaque internacionalmente.

Em Portugal apenas se fala da federação de futebol, face a ser o desporto rei, mas o andebol está a crescer e poderá, a qualquer momento, ser alvo de notícia e procura.