Avançar para o conteúdo

Carris metropolitana de Lisboa: Aproveite e vá à boleia dos transporte públicos

Carris metropolitana de Lisboa

Os transportes públicos de Lisboa são a solução para muitas pessoas face à realidade do trânsito na cidade. A carris metropolitana oferece várias para que todos se possam deslocar sem prejuízo nas suas vidas. Com nova imagem, a empresa opera em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa. Neste artigo, falamos um pouco de quem é a carris metropolitana.

A carris metropolitana

A carris metropolitana é a nova dos transportes públicos na grande Lisboa, onde vão operar em todos os municípios. A empresa começou a operar na área metropolitana de Lisboa no passado mês de julho, com uma imagem igual por todas as viaturas e entrando todos para o regime de bilheteira “o Navegante“.

O que vai mudar com esta entrada da carris?

Quem usa transportes públicos para ter uma boleia para se deslocar ao trabalho, escola, ou outros, tem grandes novidades por parte da carris metropolitana. Na verdade, a mesma criará mudanças satisfatórias, como, por exemplo, o crescimento de paragens, visando o melhoramento do serviço de transportes, por parte da carris metropolitana.

Contudo, algumas mudanças podem gerar confusão. Afinal, alguns autocarros podem mudar de número e ajustarem alguns horários, mas todas as alterações serão comunicadas com antecedência no website da carris, que o podem verificar ao clicar aqui.

A mudança em números

  • Lisboa terá mais de 2000 percursos disponíveis, onde serão compostas por 820 linhas de autocarros. 350 já existem, mas serão acrescentadas mais;
  • Serão 1600 autocarros, dos quais 1400 serão novos, aumentando assim o conforto, com internet gratuita, carregamento, etc;
  • Serão acrescentadas mil novas paragens;
  • Serão colocados mais 370 painéis de informação nas principais paragens;
  • Mais oferta ao fim de semana e, também, mais de 90 linhas noturnas.

Quais são os municípios onde vai operar?

Com estas mudanças radicais, em prol de melhorar os transportes públicos da capital de Portugal, a carris metropolitana irá operar em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, sendo assim uma mais-valia para os residentes e turistas, tendo mais alternativas para se deslocarem.

O motivo da mudança em Lisboa

A cidade de Lisboa precisava de criar alternativas mais fiáveis para colocar o tráfego da cidade mais fluído. Uma cidade muito difícil de controlar e que o tráfego é um ponto muito negativo da capital de Portugal. Com as alternativas criadas pela carris metropolitana, o objetivo passa por mais residentes consigam deixar as suas viaturas em casa e voltarem a navegar à boleia dos transportes públicos, um meio que teve sempre muita procura, mas que pecava por escassez.

A mudança visa assim dar maior e mais opções a todos os lisboetas, como a quem por Lisboa passa. As novas soluções deverão ter um impacto a curto prazo, com a nova imagem da carris metropolitana a começar fazer parte da imagem da cidade.

Onde encontrar os postos de atendimento da carris metropolitana?

Os espaços navegante existem em 26 pontos diferentes na cidade de Lisboa. Poderá encontrar a sua localização no aqui. Ainda assim, deixamos-lhe a lista de municípios de onde fazem parte os Espaços Navegante:

  • Alcochete
  • Almada
  • Amadora
  • Loures
  • Mafra
  • Moita
  • Montijo
  • Odivelas
  • Oeiras
  • Palmela
  • Seixal
  • Sesimbra
  • Setúbal
  • Sintra
  • Vila Franca de Xira

A mesma marca para um serviço só

A carris metropolitana será, então, a única entidade que irá regularizar os transportes de autocarro na área metropolitana de Lisboa, visto que todos os clientes passarão pelo Navegante. Ainda que cada zona de Lisboa esteja concessionada, a gestão será efetuada pelos Transportes Metropolitanos de Lisboa, a empresa responsável pelo Navegante. Mas, é entre os TML e a carris metropolitana que todos os problemas serão resolvidos.

Conhecer Lisboa com a carris metropolitana

Face à carris metropolitana ter acesso a todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, sendo eles 18, encontra aqui uma excelente forma de conhecer Lisboa com outros olhos. Habitualmente as pessoas preferem utilizar o carro ou até o metro para dar uma volta por Lisboa, mas a facilidade e maior oferta da carris metropolitana cria assim uma alternativa muito viável, com muito conforto agora oferecido e outras regalias.

Se procura, por exemplo, conhecer o mercado de Santa Clara, terá várias paragens de autocarro muito perto para usufruir da carris metropolitana.

Perguntas frequentes

Face a esta mudança, existem muitas dúvidas que podem surgir por quem se desloca diariamente em Lisboa. Por isso, criamos a resposta às perguntas mais frequentes, em prol de sair daqui com todas as dúvidas esclarecidas.

Com esta mudança, o passe navegante acaba?

O passe navegante continuará a ser o cartão prático para se deslocar na carris metropolitana, podendo assim manter o seu cartão habitual para carregamento e uso.

Quais as mudanças nos autocarros da carris metropolitana?

Os autocarros em que estava habituado a ver na sua zona continuarão a circular, na sua grande maioria. Contudo, os novos autocarros da carris metropolitana apresentam várias mudanças, mais conforto, possibilidade de carregamento de telemóvel e, primeiramente, maior segurança para quem neles circulam.

As paragens de autocarro vão sofrer alterações?

A resposta não é certa. A carrinha metropolitana quer usar os mesmos percursos para manter o funcionamento semelhante. Todavia, vão existir novas paragens, que estarão identificadas pela carris metropolitana. Com isto em vista, haverá mais autocarros a circular na via pública.

Os preços irão manter-se?

Os preços poderão sofrer algumas alterações face aos preços anteriormente praticados, à exceção do passe mensal. Mas, poderá continuar a comprar os seus bilhetes a bordo.

Que tipos de navegante existem?

Existem, de momento, dois passes navegante. O personalizado e o ocasional. O primeiro é dedicado a pessoas que tenham um uso mais frequente, podendo assim ter um tarifário pós ou pré-pago. Já o segundo, foi feito para viagens ocasionais, podendo também ter um tarifário pré-pago e carregar somente bilhetes de viagem.

Haverá mudanças no navegante?

Haverá mudanças no que toca a tecnologia. Até ao final de 2022 será possível utilizar o navegante através do telemóvel, cartão físico e, até, usar o cartão bancário para tal, algo que será incluído em todos os transportes de Lisboa, incluindo a carris metropolitana. O Zapping funcionará com a carris metropolitana, sendo assim também uma novidade nas mudanças do futuro da cidade de Lisboa.