Avançar para o conteúdo

Casa Pia Atlético Clube – Até onde podem voar os gansos?

casa pia atlético clube

Bem conhecido dos portugueses, o Casa Pia Atlético Clube é um dos mais históricos clubes da capital.

O Casa Pia Atlético Clube é um dos mais históricos, antigos e conhecidos clubes de desporto de Lisboa. Associado ao surgimento do futebol em Portugal, esta temporada é apenas a segunda do na 1ª Liga, mas os “gansos” estão a mostrar-se à altura do seu enorme legado no desporto nacional.

No entanto valeu a pena a espera para os adeptos dos “gansos”, já que este regresso ao convívio dos grandes está a ser um tremendo sucesso, com a equipa a ocupar o quinto lugar da tabela e com grandes hipóteses de se qualificar para as competições europeias.

Provavelmente, nem os mais otimistas aficionados do Casa Pia Atlético Clube esperariam uma temporada tão boa, já que à boa carreira no campeonato junta-se também a presença inédita nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Portanto, a época de 2022-23 pode ser já considerada como a de maior sucesso na centenária história do Casa Pia Atlético Clube, clube que faz história no futebol em Portugal desde os seus primórdios.

Casa Pia Atlético Clube ajudou a impulsionar o futebol em Portugal

O futebol é as modalidade predileta dos portugueses e a mais praticada em clubes de todas as regiões. E um dos impulsionadores dessa paixão foi o Casa Pia Atlético Clube. A génese desta história está em 1898, quando uma equipa de jogadores da Real Casa Pia de Lisboa bateu os ingleses do Carcavelos Club nesta nova modalidade que arrebatou todos os que assistiram ao jogo.

Com o “desporto-rei” a crescer em Portugal, o Casa Pia Atlético Clube nasceu como clube ligado à histórica instituição de apoio social da capital no dia 3 de julho de 1920. Na fundação do Casa Pia destaca-se o nome de Cândido de Oliveira, nome maior do desporto em Portugal e que, ainda como jogador do Casa Pia, foi o primeiro capitão da seleção nacional. Mas há outros protagonistas de vulto da história portuguesa do século XX que estiveram ligados ao nascimento do clube, como Ricardo Ornelas, David Ferreira, Mário da Silva Marques e António Pinho.

Estreia nas competições nacionais em 1938-39 e longa travessia do deserto

A primeira presença do Casa Pia Atlético Clube, e a estreia na Taça de Portugal, aconteceram na temporada de 1938-39. Mas depois os “gansos” caíram para as divisões secundárias do futebol nacional durante mais de oito décadas até ao regresso ao escalão maior. Durante essa travessia do deserto foram surgindo algumas conquistas, com 9 títulos a nível distrital e três troféus da 3ª Divisão.

O crescimento do Casa Pia Atlético Clube começa a notar-se a partir da década de 2010, com tês títulos do Campeonato de Portugal. E desde o último desses troféus, em 2018-19, a equipa foi ascendendo nos escalões profissionais, até conseguir no final da temporada de 2021-22 o regresso à 1ª Liga Nacional.

Regresso em grande com temporada histórica

Este ano promete ficar na memória dos casapianos, já que nem os mais otimistas adeptos esperariam uma prestação tão boa na primeira temporada. Praticamente com metade do campeonato completo, apenas os quatro grandes (Benfica, Braga, Porto e Sporting) estão na frente do Casa Pia Atlético Clube, que tem os leões na mira e pode ultrapassar os conterrâneos de Lisboa a qualquer deslize.

Na equipa que tem Filipe Martins ao leme destacam-se alguns nomes. Com o Casa Pia Atlético Clube a fazer da sólida defesa um dos seus trunfos, estão em evidência o guarda-redes Ricardo Batista e os defesas Lucas Soares, Vasco Fernandes, Zolotic e Leonardo Lelo. No meio-campo surge o “dono das bolas paradas” Ângelo Neto, acompanhado pela experiência do veterano Afonso Taira, enquanto na frente o homem-golo é Rafael Martins, que tem a companhia de Goodwin e de Clayton Silva.

Com metade da época cumprida, o Casa Pia Atlético Clube ocupa atualmente o quinto lugar da Liga, que garante qualificação para as competições europeias, e está também qualificado pela primeira vez para os quartos-de-final da Taça de Portugal. A jogar um futebol bastante sólido e com uma equipa estabilizada, os adeptos estão com sede de mais vitórias e momentos de brilhantismo da equipa casapiana. E, depois da surpresa causada na fase inicial da época, de momento a grande questão é saber quão alto vão conseguir voar os gansos?

 

Fonte:

Site Oficial