Avançar para o conteúdo

Comic Con Portugal: tudo o que é preciso saber

Comic Con Portugal

A Comic Con é uma convenção destinada a todos os fãs de Cultura Pop. A sua primeira edição realizou-se em 1970, em San Diego, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Inicialmente, a Comic Con destinava-se aos fãs de banda desenhada. No entanto, as edições atuais da Comic Con destinam-se aos amantes de todas as vertentes da Cultura Pop, desde banda desenhada, literatura, cinema, séries e música, sem esquecer o mundo do gaming e cosplay.

O que é a Comic Con Portugal?

A Comic Con estreou-se em Portugal entre 5 e 7 de dezembro de 2014 na Exponor, em Matosinhos. A primeira edição da Comic Con Portugal revelou-se um sucesso, com cerca de 32 mil visitantes. Desde então, a Comic Con Portugal tem crescido ao longo dos anos e é atualmente considerada o maior festival de Cultura Pop do país.

O objetivo da Comic Con Portugal é aproximar os fãs às suas histórias e personagens preferidas, utilizando referências únicas e tornando a ficção em realidade. Ao longo dos quatro dias do festival, os visitantes da Comic Con Portugal podem contar com uma grande variedade de atividades e experiências que prometem ser inesquecíveis, incluindo a presença de vários artistas prestigiados e famosos, tanto nacionais como internacionais. A Comic Con Portugal dá a oportunidade aos fãs não só de ver os seus ídolos, como também falar com eles, pedir um autógrafo e tirar uma fotografia!

O que podemos esperar da Comic Con Portugal?

A Comic Con Portugal apresenta uma grande diversidade de atividades focadas nas várias vertentes da Cultura Pop.

Em primeiro lugar, os visitantes podem começar por passar pela Loja Oficial da Comic Con Portugal, onde poderão encontrar vários produtos exclusivos oficiais do evento. É também na Loja Oficial que é possível adquirir os bilhetes para pedir autógrafos e tirar fotografias com os artistas convidados. Estes bilhetes estão disponíveis a partir do primeiro dia do festival, e devem ser adquiridos em separado ao bilhete de acesso à Comic Con Portugal. O valor dos autógrafos e fotografias é definido por cada artista convidado, e só é conhecido no dia em que a Comic Con Portugal começa.

Os eventos em Portugal diferenciados são, habitualmente, uma zona de fuga para os residentes, em busca da diversão. Além da Comic Con, outros eventos como a Magical Garden Porto, surgem com muita procura.

No Geek Market é possível encontrar várias lojas e artistas, onde os visitantes terão a oportunidade de ver e comprar artigos únicos e exclusivos. Existem até artigos de coleção, tais como figuras de ação, livros, ilustrações e peças de vestuário.

No entanto, é nos Auditórios que acontecem os vários painéis, onde os fãs podem interagir com os artistas convidados. Estas conversas incidem sobre uma variedade de temas, como o cinema, televisão, literatura, banda desenhada ou até gaming. São também uma oportunidade para os fãs fazerem perguntas aos artistas, ouvir histórias ou até saber de novidades e lançamentos em primeira mão.

Por sua vez, no Artists’ Alley, a Comic Con Portugal dá destaque aos novos artistas independentes de ilustração e banda desenhada. Neste espaço, os visitantes têm a oportunidade de ver exposições das suas obras, adquirir as suas peças favoritas ou até falar diretamente com os artistas.

A tudo isto se juntam os concertos que servem de banda sonora à Comic Con Portugal. Os concertos trazem uma maior vivacidade ao universo da Cultura Pop em que o evento está envolvido, fazendo referência às músicas mais icónicas de filmes, séries e jogos.

A Comic Con Portugal é também um evento para famílias. Por isso, existe a Comic Con Kids, um espaço com diversos jogos e atividades lúdicas a pensar nos mais pequenos.

Gaming e Conteúdos Digitais

Para os amantes de videojogos e adrenalina, a Comic Con Portugal conta também com uma área Gaming. Aqui, é possível jogar novos jogos, participar em torneios e assistir aos lançamentos das marcas de jogos, consolas e PCs mais promissoras da indústria.

A Comic Con Portugal continua a apostar nos conteúdos digitais com o espaço New Media, que permite uma imersão no mundo digital, através da presença de criadores de conteúdo e da participação em workshops imperdíveis.

Cosplay

Por último, mas não menos importante, a Comic Con Portugal é também reconhecida pelo Cosplay, que é evidente durante todo o festival e em todo o recinto. Os visitantes são convidados a vestirem os seus melhores fatos e encarnarem as suas personagens preferidas de cinema, televisão, jogos, anime ou manga. No entanto, os visitantes que prefiram não fazer cosplay são também convidados a assistir ao concurso Heróis do Cosplay.

Comic Con Portugal 2022

O maior festival de Cultura Pop do país está de volta para a sua 8.ª edição, de 8 a 11 de dezembro de 2022, no Parque das Nações, em Lisboa. O horário de funcionamento é das 12:00 até às 20:00, na quinta e sexta, e das 10:00 até às 20:00, ao sábado e domingo.

O mote para esta edição é “We Can Be Heroes” (“Nós Podemos Ser Heróis”). Inspirada pelos valores transmitidos pelos super-heróis ao longo das gerações, a Comic Con Portugal pretende passar uma mensagem de positividade nesta edição de 2022. Em suma, todos nós podemos ser heróis, através de simples atitudes que contribuem para melhorar a nossa vida e a dos que nos rodeiam

Se vai visitar Lisboa para presenciar este evento, aproveite para visitar o mercado de Santa Clara e levar mais algumas recordações da cidade.

Primeiras confirmações para a Comic Con Portugal 2022

A 8ª edição da Comic Con Portugal já conta com artistas de renome internacional. As primeiras confirmações são:

  • Greg Grunberg (ator, apareceu em filmes de Star Wars e Star Trek)
  • Mike Deodato Jr. (artista de banda desenhada, presente em títulos da Marvel e DC Comics)
  • Camilla Grebe (autora sueca)
  • Joe Abercrombie (autor britânico)
  • António Jorge Gonçalves (artista e ilustrador português)
  • Paco Roca (ilustrador e cartoonista espanhol)

Os bilhetes para a 8.ª edição da Comic Con Portugal já estão disponíveis para compra. Este ano, existem três modalidades: bilhete diário (válido para apenas um dia do evento), Bilhete Weekend (válido apenas para o fim de semana), e o Passe Geral (válido para os quatro dias do festival). Além disso, a Comic Con Portugal 2022 conta com ainda mais opções de bilhete, tais como o bilhete jovem, bilhetes duo e os bilhetes de família.