Avançar para o conteúdo

Saiba como investir em fundos de investimento imobiliário

fundos de investimento imobiliário

Apesar da crise que Portugal e toda a Europa atravessam devido à situação causada pela guerra e por outros fatores internos e externos ao nosso continente, investir no setor imobiliário é uma excelente alternativa aos investimentos ditos normais.

Continua a existir uma grande procura de casas para arrendar ou comprar, e quem puder fazer este tipo de investimentos imobiliários tem em potencial um rendimento alto que poderá ser suficientemente compensatório face aos habituais investimentos bancários.

Além destes factos, existem cada vez mais agências imobiliárias que pretendem angariar clientes interessados em comprar e também clientes interessados em vender, ou seja, este é um mercado muito fluido que está cada vez mais forte em Portugal, com grupos empresariais de agências a abrir novas agências todos os anos.

O que são fundos de investimento imobiliário?

Os fundos de investimento imobiliário são administrados por uma pessoa ou empresa cuja função principal é fazer a captação de recursos financeiros pelos vários investidores disponíveis. Desta forma, ao encontrar um investidor que tenha capital para fazer este tipo de investimentos, essa pessoa fica com uma pequena cota desse fundo e pode começar a rentabilizá-lo muito brevemente. Após existirem investidores interessados, o fundo pode fazer a aquisição de bens imóveis, rurais, urbanos, já construídos ou em fase de obra, seja para que tipo for e independentemente dos seus fins, como a habitação ou fins comerciais como lojas.

Regras gerais dos fundos de investimento imobiliário

Através dos fundos de investimento imobiliário (designados também por FII) e após a sua aquisição, vai conseguir obter rendas sobre o arrendamento ou a venda de um imóvel. Os rendimentos são depois distribuídos periodicamente pelos seus membros, em períodos a definir pelo próprio fundo. É uma espécie de um condomínio fechado, com uma permanência de um prazo fixo ou não, em que as pessoas podem investir mais ou menos de acordo com o seu capital. Este tipo de fundos são muito mais usados por pessoas jovens que não têm grande poder económico, mas que querem fazer o seu pequeno investimento. Um fundo de investimento imobiliário pode ter dezenas de pessoas ou empresas envolvidas.

Vantagens dos fundos de investimento imobiliário

Como qualquer produto, os fundos de investimento imobiliário têm certamente desvantagens e vantagens. No entanto não existe uma desvantagem particular, a não ser o facto de, em prazos fixos, não se poder levantar o montante investido. Mas, paralelamente, existem fundos em que isso é possível. Por ora, existem muito mais vantagens que provavelmente desconhece mas que são interessantes de considerar.

Em primeiro lugar, pode ter em seu poder ativos no mercado imobiliário sem fazer a compra efetiva de um imóvel. Em segundo lugar, essa parte dos ativos que pertencem ao investidor é um pequeno valor e não tem de ser um valor muito grande. Tem ainda a vantagem de poder ter carteiras diversificadas em vários tipos de ativos imobiliários e de receber periodicamente as receitas que são geradas desses ativos.

E uma outra vantagem muito importante é que é um serviço que não tem qualquer burocracia para si, toda a papelada inerente a esta atividade fica a cargo dos responsáveis do fundo que são profissionais especialistas do mercado, que procuram imóveis, inquilinos, tratam das manutenções dos espaços, dos impostos, certidões, escrituras, pagamentos a fornecedores e de tudo aquilo que a si lhe diz respeito.  Ou seja, é um serviço tudo em um ou chave-na-mão, com o qual não tem de se preocupar.

Como escolher o fundo de investimento imobiliário certo

A escolha de um fundo para investir faz-se da mesma forma lógica que se faz a escolha de uma casa para viver. Não deve apenas ver as fotografias, mas colocar aquilo que se chama a mão na massa. Ou seja, deve perceber em que regiões estão os imóveis que vai investir, se estão dentro da cidade ou na periferia, se existe uma boa infraestrutura urbana que possa atrair compradores o arrendatários, e em suma perceber se aquele fundo de investimento que faz investimentos em determinados setores ou zonas do país é interessante para si.

E para saber se uma cidade é interessante para si em termos de investimento, não há nada mais simples do que procurar no Google, grupos de Facebook, ou algo que mexa com as pessoas e que efetivamente procure dar valor. Por exemplo, se tem um fundo de investimento que faz mais arrendamentos, convém procurar na zona que esse fundo atua se existem muitas pessoas à procura de casa para arrendar. É uma estratégia lógica, ainda que demorada, para perceber se aquele fundo é o ideal para si.

Mas é algo que é absolutamente necessário para fazer render o seu dinheiro ao máximo.

Os tipos de fundos de investimento imobiliário

Apesar de termos falado bastante sobre os fundos de investimento em geral, falta falar de uma parte bastante importante que são os tipos de fontes que existem. Não existe apenas um tipo de fundos, mas sim três principais que têm diferentes características. Deverá também considerar qual é aquele mais vantajoso para si. Conheça os três fundos de investimento imobiliário principais:

Fundos de investimento imobiliário abertos

Estes fundos têm unidades de participação totalmente variável, isto é, o número de pessoas que podem participar no referido fundo. É possível vender e comprar essas mesmas unidades em qualquer altura, tendo também o risco e o benefício equiparados.

Fundos de investimento imobiliário fechados

Estes fundos são fechados, o que quer dizer que têm um número fixo de participações. É possível a participação durante um período específico que vai variar de fundo para fundo, mas não é possível fazer o resgate o levantamento da sua participação antes do prazo terminar.

Fundos de investimento imobiliário especiais

Estes são sem dúvida os fundos de investimento imobiliário que são menos conhecidas, uma vez que estão relacionados na maioria dos casos com seguros, e não com a compra de ativos como casas. Ainda assim, existem características especiais e específicas de cada fundo, que deve consultar. São fundos de investimento mais “raros” e são também conhecidos por muitas pessoas da área como os fundos “Unit Liked”.

 

Para mais informações sobre todos estes fundos, na sua parte jurídica, deverá consultar o Regime Jurídico dos Fundos de Investimento Imobiliário, que é o Decreto-Lei n.º 71/2010, de 18 de Junho.