Avançar para o conteúdo

Vinhos do Douro: Conheça as melhores soluções

vinhos do douro

Portugal é um país onde a gastronomia é de enorme qualidade. Se pensarmos no acompanhamento perfeito, a verdade é que um vinho torna tudo muito melhor. Os vinhos do douro são dos mais procurados na hora de desfrutar de uma bebida alcoólica, mas se a isto juntarmos o conhecimento de quais são os melhores o potencial de perfeição é ainda maior.

Os vinhos do douro que Portugal fabrica 

Quando se pensa em vinhos do Douro, podemos associar a ideia de valores ou preços mais altos. Mas, na verdade, existem vinhos do douro para todos os tipos de carteira, como para todo o tipo de gostos. É possível encontrar do rosé ao vinho branco, passando ainda pelo tinto. Portugal é um país onde o vinho consegue ter uma qualidade tremenda, daí também a existência de um bom nível de exportação.

Conhecer os vinhos do douro pode ser a arma secreta para desfrutar a gastronomia existente em Portugal de outra forma. Conheça assim os vários géneros de vinhos do douro que poderá saborear a partir daqui. Refira-se que poderá encontrar vinhos jovens, como vinhos com mais maturação.

Vinhos brancos

Existe um lote muito atrativo de vinhos brancos no douro. Temos, por exemplo, vinhos produzidos pelo Rabigato, Gouveio e Viosinho. Os vinhos jovens, brancos, devem ser consumidos à temperatura entre 8 a 10 graus e são mais apreciados como acompanhamento em saladas e pratos de peixe.

Já os vinhos de guarda, brancos, na sua maioria apelidados de reserva ou grande reserva, devem ser consumidos à temperatura de 12 graus. Este vinho é muito procurado para ser acompanhado com frango, coelho, bacalhau ou salmão, bem como em outros pratos de peixe gordos.

Vinhos tintos

Os vinhos tintos dos vinhos do douro são muito procurados pelo seu sabor intenso. Os vinhos tintos jovens são muito apreciados na tenra idade, pois têm um sabor mais cremoso nos primeiros anos após a vindima. Estes vinhos têm muita saída na hora de acompanhar um bom prato de pizza, carne pouco elaborada e massas, devendo ser consumidos entre os 13 e 15 graus.

Já os mais adultos, os vinhos de guarda tinto, têm um aroma complexo, mas que suscita muito interesse. Este é o vinho ideal para acompanhar pratos com temperos mais fortes, sendo o perfeito para carnes vermelhas, ou carne assada, por exemplo. O consumo deve ser realizado com a bebida entre os 16 e 18 graus.

Vinhos rosés

Os rosés são uma tendência de maior interesse, elevando a sua procura. Os vinhos do douro, desta região, têm crescido bastante. Este é um tipo de vinho que é bastante diferenciado, mas é também a perfeita companhia para um dia de verão. Este é o vinho que se adapta mais a uma gastronomia pouco tradicional em Portugal, mas sim oriental, perfeitamente apetecível junto de pratos de sushi, comida indiana, tailandesa ou, até, vietnamita.

É o único vinho que deve ser sempre consumido enquanto jovem, devendo ser servido entre os 10 a 12 graus.

Onde encontrar os vinhos do douro em Portugal

Cada vez mais existem todos os tipos de vinhos do douro no mercado, como por exemplo no Mercado de Santa clara, mas também nos hipermercados. Com uma variedade alargada de preços, os vinhos do douro estão ao dispor de todos os interessados. Contudo, podem existir vinhos mais premium, estando apenas disponíveis em restaurantes de renome ou, apenas, nas próprias adegas.

Perante isto, listamos seguidamente alguns exemplos dos vinhos que poderá encontrar nos hipermercados portugueses, para poder assim desfrutar dos melhores vinhos do douro na sua casa ou num convívio. Salientando que não olhamos aos preços a realizar esta lista.

Vinho Branco – Gaivosa Vinho do Douro 2015

Para quem gosta de um bom vinho branco, tem esta opção de 2015. Pertence ao lote de vinhos do douro sendo produzido na Quinta da Gaivosa. Para quem gosta de desfrutar de um bom prato de salada, frango ou salmão, este vinho é a opção ideal. O seu custo médio ronda os 10 euros.

Vinho branco – Burmester do Douro

Este vinho é procurado para entradas ou pratos leves, com um aroma muito interessante, mas bem fresco e suave. A sua envolvente apela a pratos de entrada como manteiga de ao alho ou até para pratos principais, como peixe grelhado ou camarões. O seu custo ronda os 5 euros.

Vinho tinto – Lavradores de Feitoria 

O vinho tinto é muito procurado quando se pensa em pratos de carne. O seu sabor frutado é sempre muito aliciante. Neste vinho encontramos uma excelente relação preço/qualidade, onde ronda os 4 euros. Este tinto dos vinhos do douro encaixa perfeitamente em pratos de carne vermelha, assados e, até, queijos.

Vinho tinto – Vinha do Bispado

Um vinho tinto com um preço acessível e que venceu uma medalha de ouro em 2017 no concurso mundial de Bruxelas. Este vinho, produzido pela Casa Agrícola Roboredo Madeira) é de bastante qualidade, agradável de se beber junto de um prato de carnes ou queijos. O seu gosto frutado pode não ser apelativo para todos, mas ronda os 8 euros e vale a experiência.

Vinho tinto premium – Quinta da Romaneira

Não queríamos deixar para trás um vinho premium. Com um custo a rondar os 45 euros, este vinho é produzido numa das maiores e mais antigas quintas da região do douro. É um vinho frutado e selvagem, ideal para ocasiões especiais, fruto da sua essência premium. Pode ser desfrutado perante qualquer prato.

Vinho Rosé – Quinta da Pacheca

Face ao crescimento dos rosés nos vinhos do douro, não podíamos deixar de falar destes vinhos. A partir do Quinta da Pacheca tem acesso a um vinho de qualidade com um preço médio de 5 euros. Com um sabor ligeiro a cereja, torna-se a bebida ideal para massas e pizzas.

Vinho Rosé – Quinta do Romeu

Um vinho biológico que chama a atenção dos apreciadores. Este vinho destaca-se pelo sabor intenso, mas jovem. É, na verdade, um vinho que se aprecia facilmente e aceitável para quem não é apreciador de vinhos mais intensos em termos de sabor. A um preço médio de 7 euros poderá encontrar o acompanhante perfeito para pratos de peixe assado, defumado ou, até, saladas pouco temperadas.

Vinhos do douro para todo o tipo de carteiras

Em suma, percebe-se que em Portugal existe uma qualidade e quantidade de vinhos diferenciados de grande qualidade. Com um acesso fácil aos mesmos, só não desfruta de um bom vinho quem não quer. Assim sendo, esperamos que opte e experiente os melhores vinhos do douro! Poderá encontrar os vinhos do douro em hipermercados e em outros locais de compra especializados.