Provavelmente já ouviu falar em Santa Apolónia, em Lisboa, mas ainda não ouviu falar do mercado de Santa Clara. Uma zona histórica que é pouco conhecida pelos turistas, mas um local que merece a atenção e que fica apenas a 10 minutos a pé da grande estação de Santa Apolónia.
O Mercado de Santa Clara
Localizado em Lisboa, no Campo de Santa Clara, o mercado de Santa Clara foi um dos primeiros edifícios comerciais em Portugal. Um ponto turístico muito pouco abordado, mas que merece de facto destaque entre os mercados lisboetas. A construção em ferro e vidro foi feita assim com materiais característicos na Europa na 2.ª metade do século XIX. O mercado de Santa Clara é na verdade um mercado elegante e que merece ser visitado.
O mercado de Santa Clara foi inaugurado em outubro de 1877 e conta com 1250 m², sendo um monumento de grande relevo na grande Lisboa. Nos dias de hoje, este amplo mercado de Santa Clara destina-se à venda de produtos alimentares frescos no seu interior. Já no exterior existem vários tipos de negócios, como o artesanato, antiguidades e velharias, existindo ainda alguns espaços de restauração.
Quando visitar o mercado
O mercado de Santa Clara é diariamente muito procurado, fruto dos bens alimentares que são lá vendidos. Na opinião geral de quem por lá vive ou visita, os produtos são de enorme qualidade, o que promove um interesse ainda maior e crescente pelo local. Face a estar bem situado (perto do metro de Santa Apolónia), este mercado acaba por ser para muitos o local diário das compras alimentares.
Para quem procura visitar o mercado de Santa Clara, o horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9 horas até às 19 horas. Todavia, a conhecida Feira da Ladra também é realizada neste mercado, às terças-feiras e sábados.
Feira da ladra
A feira da ladra é um dos eventos que mais atrai pessoas para perto do mercado de Santa Clara. Este é um simples mercado de rua, bastante popular em Portugal, principalmente em Lisboa. Lá são vendidos artigos novos e usados, sendo a maioria antiguidades e velharias.
Existe um pouco de tudo nesta feira, desde relógios de bolso, discos vinil, móveis ou outro tipo de artigos. Esta feira nasceu no século XIII e passou por várias zonas de Lisboa, mas desde 1882 que permanece junto do mercado de Santa Clara.
Como chegar ao mercado de Santa Clara
Como já mencionado, o mercado de Santa Clara fica muito próximo da estação de metro de Santa Apolónia, o que dá muita margem para lá chegar. Além do metro, poderá usar os autocarros para lá chegar. Ainda assim, poderá verificar aqui todas as formas de chegar ao mercado.
O que visitar perto do mercado de Santa Clara
O mercado de Santa Clara é muito visitado exatamente por estar deslocado da maioria dos monumentos do centro histórico da cidade de Lisboa. Porém, para quem é turista e viaja para conhecer tudo, deverá passar obrigatoriamente pelo mercado.
Ainda assim, se vem em modo turista, fique a saber que existe o passe Navegante para os turistas, ficando com um passe de 24 ou 48 horas e com o qual pode andar de metro sem parar, a um custo muito compensatório e que lhe abre as portas para passear por toda a cidade de Lisboa.
Caso goste de ler ou passar um bom momento de passeio, o jardim Botto Machado é mesmo ali perto, e é um espaço com bastantes cafés com esplanada.
Eis o que pode visitar ao redor de Santa Clara
- Igreja de São Vicente de Fora;
- Panteão Nacional;
- Jardim Botto Machado;
- Palácio Sinel de Cordes.
A gastronomia em redor do mercado de Santa Clara
A gastronomia portuguesa é uma das grandes mais valias do nosso país e algo muito procurado por todos os que visitam o país. Portugal está repleto de boa comida. Junto do mercado de Santa Clara é possível encontrar bons pratos em vários restaurantes que mantêm a tradição das comidas portuguesas.
Se é turista e se vem a Lisboa e quer visitar o mercado, além de encontrar no seu interior vários alimentos baratos e frescos, poderá, do lado de fora, desfrutar da típica comida portuguesa.
Algumas das especialidades mais procuradas:
- Pastel de belém
- Pataniscas de bacalhau
- Amêijoas à Bulhão Pato
- Iscas com elas
- Bacalhau à brás
- Peixinho da horta
- Meia desfeita
- Meia-uma
- Ovos verdes
- Fava rica
Ainda que nem todos os pratos ou sobremesas possam ser encontrados junto do mercado de Santa Clara, a verdade é que estes típicos pratos podem ser encontrados nas redondezas e por toda a capital de Portugal.
Qual a melhor altura para visitar o mercado de Santa Clara
Na verdade, não existe a melhor altura para visitar o mercado de Santa Clara. O espaço tem o horário alargado para ser possível encontrar bons preços durante todo o dia. Todavia, quando olhamos a outros fatores, pode ser importante visitar o mercado de Santa Clara da parte da manhã de forma a garantir que assim não irá ao local e encontre alguns dos produtos já esgotados ou com falta de stock.