Avançar para o conteúdo

Conheça Jeremiah St. Juste, o defesa do Sporting que tem tudo para brilhar

Jeremiah St Juste

Jeremiah St. Juste tem sido um jogador que tem impressionado o futebol em Portugal. Com apenas 25 anos e uma carreira desportiva no mundo do futebol desde muito jovem, tem tido um percurso muito promissor e com grandes expectativas para o futuro. Como defesa central, o seu objetivo dentro das quatro linhas é impedir a equipa adversária de marcar golos e proporcionar contra-ataques sempre que possível, elevando as hipóteses de golo para o Sporting.

O jogador, além de ser conhecido desde maio do ano passado, quando foi anunciada a sua contratação para o Sporting, é também conhecido pelo facto de ter sido o jogador mais rápido na liga da Alemanha ao correr a uma velocidade de 36.6 km por hora.

Quem é Jeremiah St. Juste?

Nascido a 19 de novembro de 1996 nos Países Baixos, e com dupla nacionalidade, começou o seu percurso profissional no clube Heerenveen desse país, onde ficou até 2018/2019, altura em que foi transferido para o Mainz. É um dos três irmãos da família, sendo que o seu irmão Benjamin também está envolvido no desporto, no futebol e futsal. A sua irmã, por outro lado, trabalha nos Países Baixos como modelo e atriz.

O nome de Jeremiah St. Juste , ou “Jer” como gosta de ser tratado, pode não ecoar a nível internacional como Cristiano Ronaldo, mas é um jogador que aos 25 anos de idade já deu muitas cartas na sua categoria de defesa central.

Percurso profissional de Jeremiah St. Juste

Comçou no Mainz, clube da Alemanha, no qual ficou durante mais 3 anos até ir para o Sporting na época 2022/2023, como defesa central. Tem sido também nome frequente na sua seleção nacional, onde já foi chamado para os sub21 e para a equipa principal por diversas vezes.

Auto intitula-se como um “jogador rápido” e “agressivo” numa entrevista que deu à Sporting TV na altura em que foi transferido para Portugal. Considera-se um jogador muito técnico e que quer dar 100% de si e considerou que a entrada para o Sporting é “o passo certo na sua carreira” no futebol.

Na equipa anterior jogou num sistema igual ao sistema que viria a jogar no Sporting, uma tática com três centrais que certamente o ajudou à adaptação fácil ao Sporting clube com o qual tem contrato assinado até 2026.

Conquistou dois tipos de prémios na sua carreira: a Supertaça dos Países Baixos nas épocas 2017/2018 e 2018/2019 e a Taça dos Países Baixos na época 2017/2018.

Jeremiah St. Juste: o jogador mais rápido da liga

Quando Jeremiah St. Juste estava na Alemanha, conseguiu alcançar uma velocidade de 36.6 km por hora, ultrapassando o até então recordista Alphonso Davies com 36.51 km por hora, situação que ocorreu na Bundesliga no ano de 2021.

Apesar da técnica e da rapidez de “Jer” que é efetivamente marcante, nem tudo correu bem na sua carreira. Nesse mesmo jogo teve um problema muscular, que o fez sair de jogo vinte minutos depois do record. A equipa acabou por perder por 1-2, e fez com que ele tivesse que assistir ao jogo enquanto tinha ajuda médica do clube. Ainda assim, entrou para a história da Bundesliga, embora não lhe tenha dado qualquer troféu por este feito.

A vinda para o Sporting

Na mesma entrevista já citada anteriormente ao canal Sporting TV, afirmou que “está muito contente de estar aqui” e que o Sporting e Rúben Amorim têm “uma visão alinhada com a minha”, sendo um jogador “adaptável”.

Jeremiah St. Juste não tem tido uma vida fácil neste ano, tendo ficado três jogos de fora em setembro de 2022 por causa de uma mialgia de sobrecarga na perna esquerda, que requer descanso e neste caso impede a competição em jogos profissionais de alta competição.

Efetivamente o jogador encontra-se feliz onde está atualmente, fazendo importantes contributos sempre que está em campo para poder ajudar da melhor forma possível o Sporting a triunfar no campeonato português e restantes competições.

As lesões e operações de Jeremiah St. Juste

Já este ano, na pré-epoca, teve uma um entorse traumático no tornozelo direito que o deixou de fora da competição desportiva durante três semanas. Mas, estas não são nem de longe as únicas lesões que Jeremiah St. Juste teve, uma vez que estes problemas de saúde em jogadores profissionais vêm já de épocas anteriores.

Na época 2021/22 foi operado aos dois ombros, em alturas diferentes, e com isso perdeu vários jogos no clube no qual jogava na altura, o Mainz.

Ainda no Feyenoord, falhou mais 13 partidas por um dos quatro problemas no ombro que teve até hoje. Somando a isto uma lesão na coxa e a um traumatismo no pé, a vida de Jeremiah St. Juste não tem sido fácil, tendo sido submetido a várias cirurgias e sido cliente frequente de massagens desportivas para aliviar os problemas que tem vindo a ter ao longo da sua carreira.

Em resumo: vale a pena apostar em Jeremiah St. Juste?

O jogador Jeremiah St. Juste é um jogador com muita técnica que tem feito feitos incríveis nos seus anos de futebol profissional. Embora tenha um percurso de algumas lesões e operações que o puseram fora de alguns jogos em várias épocas, é um jogador que se adapta muito bem ao estilo de futebol português e que tem carisma e perfil para brilhar em terras lusas.

Dito isto, é por outro lado um jogador defensivo, mas com boas opções de contra-ataque contra os seus adversários, podendo correr bastante rápido quando é preciso considerando o feito já descrito que fez na liga da Alemanha onde participou. Noutra perspetiva, avizinha-se um jogador com o potencial de jogar várias épocas em Portugal adaptando-se ao jogo do treinador do Sporting, criando ainda mais valor pelos seus serviços ao clube leonino, sendo que com a idade que tem viveu já bastantes experiências produtivas na sua carreira. Por fim, importa salientar a importância de um defesa no 11 de qualquer partida de futebol com uma técnica elevada, não olhando apenas para quem marca golos, mas também para quem impede a equipa adversárias de os marcar.

Assim, o Sporting tem em mãos uma boa aquisição que poderá adaptar e usar em prol das suas vitórias.

 

 

Imagem: Sporting Clube de Portugal