Avançar para o conteúdo

Como Cristiano Ronaldo chegou até ao Manchester United

Conhecido como um dos maiores craques português no futebol, Cristiano Ronaldo criou um império não só económico como também uma história inesquecível para o futebol português e também para o futebol internacional. Por qualquer clube que Cristiano Ronaldo tenha passado, consegue-se perceber que desde o seu primeiro clube até ao Manchester United, existiram sempre vitórias pessoais e profissionais para o CR7.

A história deste futebolista inesquecível mostrou que do nada se consegue fazer muito, com esforço e dedicação, e que os sucessos profissional se alcança com muita perseverança, pois até chegar ao Manchester United foram vários os obstáculos na vida do CR7 que sempre foram ultrapassados.

 

Cristiano Ronaldo: antes do futebol profissional

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro é um dos quatro filhos da família de Dolores, a mãe de Ronaldo também muito conhecida nas redes sociais. O nome dele foi escolhido pelo nome de um ex-presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan.

Desde muito novo que jogava à bola na rua e despertava os olhares e amizades de quem o via jogar com uma forma muito natural e perfecionista à bola, nos tempos em que jogar à bola na rua estava na moda.

Com 6 anos começou a jogar no Andorinha, depois no Nacional e foi em 1997 e durante 5 anos que o Sporting Clube de Portugal foi a sua casa. Na ficha técnica do Cristiano Ronaldo, quando estava no Sporting, podia ler-se que era “um jogador com talento fora de série” e “muito evoluído” tecnicamente, palavras que ecoaram no resto da vida do CR7 até aos dias de hoje.

 

A ascensão de Cristiano Ronaldo: rumo ao Manchester United

Nunca ninguém irai imaginar que um jovem do Andorinha ou do Nacional, clubes pequenos, iria um dia chegar ao Manchester United.

Depois de integrar a equipe B do Sporting em 2002, passou no mesmo ano para a equipe principal. No ano seguinte rumou ao Manchester United, casa onde voltaria em 2021 após passar pelo Real Madrid e pela Juventus, mas que na altura nada faria prever que um bom filho à casa torna.

Ficou no Manchester United durante mais de meia década, criando vitórias e um nome para si, fazendo igualmente história como um já conhecido craque do futebol português.

Foi na seleção nacional que Cristiano Ronaldo também deu grandes passos, tendo sido convocado pela primeira vez em 2003 para a seleção, uma de muitas vezes que viram até hoje Cristiano Ronaldo brilhar.

 

O melhor jogador do Mundo

Quando estamos a falar de um jogador ser considerado o melhor jogador do mundo, no caso de Cristiano Ronaldo, pensamos nas décadas de treino que fez na infância até ser sequer considerado para uma posição de destaque mundial. Esse destaque ficou mais perto quando o CR7 foi considerado o terceiro jogador mais influente do campeonato da temporada de 2006-2007, no Manchester United, quando o clube conseguiu conquistar o campeonato.

Na temporada seguinte conseguiu subir a parada e eleito como o melhor jogador do campeonato.

Do campeonato para o mundo era apenas uma questão de tempo, porque no final do ano de 2008 foi considerado o melhor jogador do planeta. Daqui para a frente quem ainda duvidava do potencial do jogador, deixaria de ter estas dúvidas, porque a forma de jogar talentosa e o esforço do jogador eram imparáveis. Esta conotação do melhor do mundo foi também repetida em 2013, 2014 e anos seguintes, deixando qualquer dúvida que existisse sobre a qualidade do jogador completamente dissipada.

 

Manchester United e Cristiano Ronaldo

A relação do Ronaldo com o Manchester, quer na primeira vez que esteve no clube quer atualmente, não tem sido sempre fácil.

Uma das polémicas mais marcantes da saga de Manchester United e Cristiano Ronaldo foi quando em junho de 2008 o Manchester United apresentou uma queixa na FIFA contra o Real Madrid por aliciamento do seu jogador, quando um meio de comunicação social noticiou que o CR7 tinha ponderado a sua transferência para o clube espanhol. Mais tarde, a FIFA decidiu não tomar qualquer partido na queixa tendo baseado a sua decisão no facto do Real Madrid vir publicamente desmentir toda a situação. Acabou, no entanto, por acontecer, pois Cristiano Ronaldo acabou por ter permissão a discussão da situação um ano depois, quando o Manchester aceitou a proposta de compra do jogador. Mas, após 12 anos, o Manchester United e Cristiano Ronaldo acabariam por voltar a reencontrar-se, quando a 27 de agosto de 2021 foi anunciado o regresso do craque ao clube, onde está até hoje, sempre com golos e assistências de relevo.

Já em Agosto deste ano o CR7 procurava uma saída do clube, depois de uma alegada redução salarial de 25% do seu contrato se os Red Devils não pudessem jogar a Champions League. Com dificuldades na sua saída, o CR7 pode não estar muito mais tempo no clube, mas isso não o impede de dar tudo por tudo como profissional que é, em todos os jogos.

 

 Cristiano Ronaldo, a família e a Internet

Dolores, a mãe de Ronaldo, é sem dúvida a pessoa mais conhecida nas redes sociais associadas ao craque do futebol Português, e ao longo dos anos tem sido no Instagram que muitas das polémicas têm sido criadas.

Ainda assim, Cristiano Ronaldo mantém uma presença assídua nas redes sociais, com fotos recorrentes dos filhos e do que ele faz fora do futebol, para os fãs ficarem a par do que ele pretende partilhar da sua vida pessoal. No que toca a esta, em alguns casos mais familiares, o CR7 tem sido uma pessoa privada e evitado muita da exposição mediática em certos aspetos da sua família.

Já existiram algumas polémicas protagonizadas pelo próprio, como o microfone da CMTV deitado à água, ou situações involuntárias como o uso indevido da imagem dele para aliciar pessoas a comprar criptomoedas, num esquema conhecido como “scam” ou mesmo os as alegações de Kathryn Mayorga.

De um modo geral, a gestão das redes sociais de uma pessoa famosa desta dimensão é normalmente gerida com algum cuidado, e neste caso tem sido na grande maioria dos casos bem feita com a salvaguarda da sua vida privada e mostrando apenas o que quer, apesar dos jornais tentarem sempre saber mais este ícone do futebol do nosso país e do mundo.