Avançar para o conteúdo

Oferta de desporto no Alentejo está a crescer. Descubra as melhores atividades

desportos no alentejo junto à costa

Ocupando uma ampla faixa do território nacional, o Alentejo oferece uma variedade de espaços que permite a prática de várias atividades. E, com o desporto no Alentejo a crescer, pode ficar a saber aqui quais as melhores atividades para fazer nos seus tempos livres

Composto por territórios de quatro distritos de Portugal (Setúbal, Portalegre, Évora e Beja), o Alentejo tem uma área de 31.500 km2 com as mais variadas características. Composto por amplas planícies, uma extensa faixa costeira, serras e a maior albufeira do nosso país (e a praia de Amieira), a oferta de desporto no Alentejo tem opções para praticamente todos os gostos e faixas etárias. Além disso, o clima mais ameno no Inverno é também um bom motivo para a escolha desta zona para diversas atividades. Por todos estes motivos, o desporto é uma das grandes apostas para a região.

Natureza em foco na aposta do desporto no Alentejo

Pelas suas características naturais e topografia, esta área de Portugal está especialmente vocacionada para as atividades ao ar livre. Por exemplo, junto da bela costa alentejana é possível praticar desportos como as caminhadas, corridas, ciclismo ou, nas arribas, apostar na escalada e no coastering. Além disso, as ricas águas do Atlântico, nesta zona menos agitadas que no norte de Portugal, são perfeitas para a prática do mergulho, pesca submarina e ainda para os iniciantes no surf, paddle ou outros desportos perto da costa.

Continuando nas atividades na água, há que destacar que o desporto no Alentejo foi extremamente valorizado desde a abertura da albufeira do Alqueva, que se junta a Montargil e outros grandes espelhos de água da região. Além da pesca desportiva, estas águas calmas também têm atraído aficionados da prática da canoagem, wakeboard, ski aquático e outros passatempos similares. Há ainda que destacar outras opções de modalidades que as montanhas do Alentejo propiciam aos amantes da natureza, que podem desfrutar de caminhadas e corridas na Serra de São Mamede, na Serra de Ossa ou na Serra do Caldeirão.

Desportos de elite em crescimento

A oferta de desporto no Alentejo também está preparada para quem procura desportos que exigem mais posses económicas num ambiente de tranquilidade e harmonia com a natureza. Por exemplo, a zona de Troia é perfeita para quem procura um green onde possa praticar as suas aptidões no golfe. Mas se prefere atividades com animais, em qualquer zona do Alentejo estará próximo de centros de hipismo e outros locais para desfrutar de belos passeios a cavalo.

desporto equestre no alentejo

Esta região tem sido também, nos tempos mais recentes, um chamariz para os desportos motorizados. O terródromo de Arraiolos, por exemplo, é perfeito para quem procura um espaço onde acelerar em pistas de todo-o-terreno para carros ou motas. E os vários campos por onde passa a Baja Portalegre ou as zonas na proximidade de Alcácer do Sal e da Comporta, por exemplo, são também perfeitos para desporto motorizado.

Os desportos aéreos também estão a crescer nesta região. Cidade que acolhe o maior evento desta espécie em todo o pais, Beja é também o local escolhido por muitos para o primeiro salto queda livre desde alturas até 5000 metros. E, se preferir Évora, há também oferta para estas atividades radicais com saltos de 9.000, 12.000 e 15.000 pés de altitude. Se quer antes apreciar as belas vistas das planícies alentejanas por mais tempo e com mais calma, o desporto perfeito para si será num balão de ar quente…

Por fim, não se pode esquecer que esta é uma zona bastante procurada pelos fãs da caça desportiva. Com diversas herdades perfeitamente adaptadas para receber montadas, são muitos os caçadores que todas as semanas rumam ao sul do país para procurarem algumas das mais emblemáticas espécies de aves e mamíferos de grande porte para apontarem a sua mira.

19 Municípios Amigos do Desporto no Alentejo incentivam a prática pela população

Além das empresas privadas, há também uma aposta no desporto no Alentejo pelos municípios desta região. Em 2022, por exemplo, 19 municípios do Alentejo integraram o programa “Amigos do Desporto”. Esta é uma iniciativa que vem destacar a aposta em novas atividades e programas que incentivam a prática desportiva pela população local

Reconhecendo o esforço nesta área, foram considerados Amigos do Desporto no Alentejo diversos municípios em Setúbal (Alcácer do Sal, Grândola e Sines), em Portalegre (Ponte de Sor e Portalegre), em Évora (Arraiolos, Montemor-o-Novo, Mourão e Viana do Alentejo) e em Beja (Almodôvar, Alvito, Barrancos, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Odemira, Ourique e Serpa). Mas outros municípios, apesar de não integrarem esta iniciativa, também se destacam por um amplo programa de iniciativas desportivas e pela edificação de infraestruturas dedicadas à prática das mais variadas modalidades, fazendo do desporto no Alentejo uma das grandes aposta para o desenvolvimento e a captação de turismo e de novos residentes para esta região.

 

Fonte:

Programa Municipios Amigos do Desporto

Etiquetas: