Avançar para o conteúdo

Leitaria da Quinta do Paço – Saiba a história do ícone dos doces do Porto

leitaria da quinta do paço

Quando se fala de pastelarias e casas de doces na cidade do Porto (e mais recentemente também na zona da capital portuguesa…), a Leitaria da Quinta do Paço é um espaço que evoca doces recordações a todos os visitantes. Conheça agora, que se celebra o centenário da famosa casa de éclairs, chantilly e outras deliciosas iguarias, como foi a evolução desta pastelaria que já faz parte da história da Cidade Invicta

Pastelarias, cafés e casas de chás há muitas e em todos os locais do país. Mas existem algumas, casos bastante raros, de espaços que marcam a vida das pessoas e ficam associados à história da cidade em que se situam. A Leitaria da Quinta do Paço é um desses casos para o Porto. Agora que se celebram os 100 anos desta casa, famosa pelos seus singulares éclairs, delicioso chantilly e outras iguarias, vamos contar-lhe toda a história e porque não pode deixar de conhecer este espaço.

A Leitaria da Quinta do Paço tem o seu nome ligado a Paços de Ferreira, já que foi nesse local que a sua atividade se iniciou, com uma fábrica fundada por Alexandre Aranha Furtado de Mendonça. Homem ligado à lavoura e à criação de gado, este empreendedor decidiu criar um espaço dedicado à produção de leite, que depois foi evoluindo também para os derivados como a manteiga, os iogurtes e o queijo. Assim nasceu a primeira distribuidora de leite no Norte do país, que se tornou também na primeira a vender na região norte leite pasteurizado em garrafas de vidro. 

O registo da marca Leitaria da Quinta do Paço surge apenas em 1937, e nos anos 50 surgem novas inovações, como a completa industrialização do processo de produção e o alargamento da infraestruturas, que passou pela edificação de um armazém e depósito de recolha em Paranhos, um depósito no Mercado do Bom Sucesso do Porto e, também na cidade Invicta, a abertura do primeiro ponto de venda. 

leitaria da quinta do paço porto

Este espaço, situado na Praça Guilherme de Gomes Fernandes, foi a primeira casa aberta pela Leitaria da Quinta do Paço, resistindo ainda hoje e atraindo multidões à freguesia da Vitória. Nessa época começam também as vendas de um dos ex-libris da empresa, o famoso Chantilly da Leitaria da Quinta do Paço. Este produto, totalmente natural, já que é feito apenas com natas e açúcar, granjeou fama à casa e desde então são muitos os que não dispensam esta deliciosa iguaria para adoçar a sua mesa.

Na década de 1960 surgem mais novidades, uma delas emblemáticas. Falamos dos éclairs com chantilly, que Alexandre Aranha Furtado de Mendonça descobre numa viagem à Suíça e decide trazer para as montras da leitaria. Este foi mais um sucesso instantâneo, mas do qual o fundador não teve oportunidade de desfrutar por muito tempo, já que veio a falecer em 1973. Esse momento marca uma viragem na história da Leitaria da Quinta do Paço, que passou depois por vários momentos de dificuldade e correu mesmo o risco de fechar portas antes de, em 2012, uma nova gerência ter assumido o espaço.

eclair leitaria da quinta do paço

Renovação da Leitaria da Quinta do Paço marca viragem

A conversão da Leitaria da Quinta do Paço num espaço moderno é um dos elementos que marca a entrada da nova administração, com um sucesso que lhes permitiu expandir os horizontes e abrir novos locais de venda. Na região do Porto, além do emblemático espaço da Praça Guilherme de Gomes Fernandes, há de momento diversos pontos, situados na Baixa do Porto, no El Corte Inglês de Vila Nova de Gaia, no Mar Shopping de Matosinhos e no Mercado do Bom Sucesso. Além disso, a Leitaria da Quinta do Paço está também presente em Braga e conta com um espaço a sul, situado em Oeiras.

Um dos segredos para a revitalização da Leitaria da Quinta do Paço passou pela recuperação dos seus sabores e saberes tradicionais, e hoje em dia um olhar para as suas vitrines basta para ficar com água na boca. O principal destaque vai, obviamente, para o chantilly (em frascos de 200g) e os éclairs, com diversos sabores.

chantilly leitaria da quinta do paço

Se quiser uma sugestão, por pouco mais de dois euros pode escolher o éclair clássico da Leitaria da Quinta do Paço, que continua a ser um sucesso de vendas, com a sua cobertura de chocolate de leite. Mas se quiser algo diferente, pode mimar o seu paladar com caramelo salgado, um éclair que reconstrói o sabor de um gelado perna de pau ou ainda sabores de frutos vermelhos, limão, maracujá ou chocolate negro. E, como estamos em outubro, pode ainda optar agora por um éclair de outono…

Mas também encontra na Leitaria da Quinta do Paço mais sabores irresistíveis. Por exemplo, pode deliciar-se os outros bolos e a pastelaria tradicional (bolachas de canela, húngaros, almendrados, muffins e bolas de berlim), os iogurtes e os bolos chamam à atenção. E, para cobrir com ainda mais doce todas estas iguarias, pode contar com as compotas de maçã e canela ou as coberturas de caramelo tradicional, crocante de avelã ou creme de limão.

 

Leitaria da Quinta do Paço também disponível online

No ano do centenário, a gerência desta famosa casa da região Norte continua a querer oferecer o delicioso sabor dos seus éclairs a pessoas em outras regiões. Em entrevista ao Observador, os responsáveis da empresa dizem estar abertos a essa hipótese, esperando apenas que “apareça um investidor” para o projeto. Mas por enquanto, se vive em outras regiões do país, como no Algarve ou no Alentejo, e quer provar os éclairs da Leitaria da Quinta do Paço, não desespere. Visite a loja online e descubra os motivos para estes éclairs serem mesmo considerados como um dos mais típicos doces da cidade do Porto.

 

Fonte:

Leitaria da Quinta do Paço (+ fotos)

Observador