Avançar para o conteúdo

Saiba quem são os melhores jogadores de andebol portugueses

melhores jogadores de andebol portugueses

Andebol é uma das modalidades com mais atletas e seguidores em Portugal, e há jogadores que foram e continuam a ser ídolos para os amantes deste desporto.

Para muitos portugueses, o andebol fez ou faz parte das suas referências no desporto. Agora vamos dizer-lhe quem são os melhores jogadores de andebol portugueses de sempre e qual o atleta de referência na atualidade. Com cerca de 25.000 praticantes na atualidade, é imensamente maior o número de pessoas que nos escalões de formação ou como séniores elegeram esta modalidade de pavilhão como a sua predileta. E, como tal, há atletas que ficaram na mente de todos os que os viram jogar. Agora com o NoticiasPT vai poder saber quem são os melhores jogadores de andebol portugueses de sempre.

Top-5 dos melhores jogadores de andebol portugueses

5. Eduardo Filipe

O lateral esquerdo que ficou na história do ABC de Braga e do Futebol Clube do Porto (contando ainda passagens pelo Boavista e pelos espanhóis do Cantabria e do Algeciras) tinha uma elegância e visão de jogo que se destacavam. Além disso, os seus mísseis às balizas contrárias eram na maioria das vezes indefensáveis.

Eduardo Filipe é não apenas um dos melhores jogadores de andebol portugueses como também o primeiro que conseguiu ultrapassar as 200 internacionalizações, em todos os escalões. Pela formação principal de Portugal, que representou no Europeu de 94 e no Campeonato do Mundo do Japão em 1997, fez um total de 142 jogos e marcou 423 golos. Ao nível dos clubes, somou 6 títulos de campeão nacional, 1 Taça da Liga, 1 Taça de Portugal e 3 Supertaças.

4. Ricardo Andorinho

O ponta esquerdo nascido no Alentejo foi provavelmente a maior referência do andebol no Sporting, clube que representou durante quase uma década e onde foi distinguido com o Prémio Stromp em 2000 na categoria Atleta. A capacidade de impulsão e capacidade de colocar a bola dentro da baliza a partir de ângulos impossíveis fizeram dele uma inspiração para muitos dos jovens atletas da sua geração.

Depois de uma década de leão ao peito, Ricardo Andorinho partiu para Espanha em 2004, onde foi para a formação do Portland San Antonio. E foi aí que, infelizmente, foi obrigado a acabar a carreira em 2008 devido a problemas físicos. No seu palmarés estão 7 títulos nacionais (1 Campeonato, 4 Taças de Portugal e 2 Supertaças) e ainda dois troféus da Liga Espanhola e 2 Supertaças de Espanha. Além disso, representou a seleção 155 vezes (528 golos marcados) e esteve presente nos Mundiais de 1997, 2001 e 2003.

3. Luís Frade

Formado no Águas Santas e depois transferido para o Sporting, o pivot português foi considerado em 2020 o melhor jogador jovem de andebol em todo o mundo pelo Handball Planet, um portal de referência para este desporto. Nessa altura já a sua carreira descolava, tendo sido contratado pelo Barcelona, equipa onde ainda hoje é uma referência. E, com os catalães, tornou-se em 2020/21 no primeiro jogador nacional a conquistar a Liga dos Campeões de Andebol, repetindo a conquista do maior título europeu de clubes na última temporada.

Um verdadeiro poço de força, o pivot tem uma altura de 1,94m e um peso de 116 kg. Mas este jogador destro consegue, apesar desta enorme massa, revelar uma incrível agilidadeCom apenas 24 anos e um palmarés já de fazer inveja, Luís Frade tem tudo para se tornar no futuro o líder no ranking dos os melhores jogadores de andebol portugueses de sempre.

2. Alfredo Quintana

Nascido em Cuba mas naturalizado português, Alfredo Quintana é o guarda-redes que promete inspirar toda a nova geração de atletas nesta modalidade. Ao longo de onze anos com as cores do FC Porto, este esguio e elástico guarda-redes com 2,01 metros de altura deixou todos impressionados com as suas defesas impossíveis e a forma como fechava a baliza aos adversários. E, ao longo destas temporadas em que se notabilizou no campeonato nacional e também nas competições europeias, conseguiu conquistar 7 campeonatos, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças pelos azuis-e-brancos.

Apreciado não apenas pelas suas qualidades em campo mas também pela humildade fora dos pavilhões, Quintana tornou-se também numa referência da seleção nacional. Depois de superadas as vozes críticas á sua naturalização, ele passou a integrar a equipa das quinas em 2014 e, desde esse momento, participou em 73 jogos por Portugal. E foi um dos mais importantes jogadores nas históricas participações da seleção nos mais recentes campeonatos da Europa e do Mundo da modalidade. Afinal, quando a defesa ou o ataque revelasvam dificuldades, os adversários tinham sempre em Quintana um incrível adversário e o homem que fazia renascer a esperança e a confiança dos homens das quinas.

A personalidade carismática e cativante de Alfredo Quintana ficou ainda mais patente nas reações à sua partida, após sofrer uma paragem cardiorespiratória num treino do FC Porto. Após cinco dias a lutar pela vida, o melhor guarda-redes de andebol de sempre em Portugal acabou por falecer a 26 de fevereiro de 2021, tendo depois sido homenageado tanto por colegas como por rivais. E, também por isso, Alfredo Quinta será recordado para a eternidade como um dos melhores jogadores de andebol portugueses.

1. Carlos Resende

A lista com os melhores jogadores de andebol portugueses é encabeçada pelo incrível lateral esquerdo que foi figura de proa no FC Porto e no ABC de Braga. Detentor de um remate poderosíssimo, foi sempre a referência ofensiva das equipas por onde passou e inspiração para milhares de jovens que praticavam a modalidade. E completou a sua carreira com 20 títulos nacionais, colecionando oito campeonatos, 4 Supertaças, 6 Taças de Portugal e 2 Taças de Liga.

Carlos Resende foi também o melhor jogador de sempre da seleção nacional, onde participou em quatro grandes torneios internacionais. O destaque maior foi para a sua presença no Campeonato Europeu de 2000, disputado na Croácia, onde foi considerado o Melhor Lateral da competição. Com 250 internacionalizações e também a honra de receber a Medalha de Mérito Desportivo, Carlos Resende continua a ser considerado de forma unânime como a referência nesta modalidade e o melhor entre os melhores jogadores de andebol portugueses.

 

Fonte:

Wikipedia

Federação Portuguesa de Andebol

Etiquetas: