Avançar para o conteúdo

Mercado de Campo de Ourique continua a apresentar novas atrações

mercado de campo de ourique

O Mercado de Campo de Ourique é um dos locais mais ecléticos da capital portuguesa, e o seu calendário de atividades torna a visita ainda mais apelativa. Depois dos DJ’s em setembro, o mês de outubro arrancou com Música ao Vivo 

O Mercado de Campo de Ourique tem vindo a afirmar-se como um local de convívio e animação na capital de Lisboa. O espaço é um dos mais multifacetados da capital portuguesa, combinando as valências de um mercado tradicional com um conjunto de novos espaços e atividades que atraem todo o tipo de visitantes. 

Com os seus vários restaurantes a fazerem as delícias de todos os amantes da boa culinária e a oferecem uma multiplicidade de sabores que são um festim para o paladar, no Mercado de Campo de Ourique outro dos motivos de interesse está no vasto calendário de atividades, que torna a visita ainda mais enriquecedora. 

Espaço obrigatório de visita para muito do turismo que a capital portuguesa acolhe, os habitantes da Área Metropolitana de Lisboa também tem vindo a fazer deste espaço próximo das Amoreiras um dos locais mais “In” da capital. Agora revelamos-lhe todos os encantos deste espaço, para que também você descubra os motivos para fazer a visitar (ou regressar) ao Mercado de Campo de Ourique.

Remodelação em 2013 deu o mote para um espaço diferente

Lisboa é um local repleto de mercados históricos, como é o caso do Mercado de Santa Clara, próximo da estação de Santa Apolónia. Mas o Mercado de Campo de Ourique é um espaço distinto de todos os outros, onde a tradição das bancas tradicionais se combina com novas atividades e serviços e ainda com os restaurantes dos mais variados sabores. Por isso, este pode ser quase considerado como um local de visita 24 horas, já que a sua atmosfera se vai transformando à medida que o dia corre.

Localizado no bairro homónimo que está situado nesta zona do centro histórico, bem próximo da Estrela e das Amoreiras, a história do espaço conta com três fases distintas. Situado no nº 104 da Rua Coelho da Rocha, o Mercado de Campo de Ourique foi inaugurado em 1934, passando por uma remodelação em 1991. Mas foi em 2013, quando nova intervenção no espaço foi efetuada, com assinatura do arquiteto António Maria Braga, que este mercado se transformou num espaço moderno e cosmopolita. 

A inspiração para este conceito veio do famoso mercado de San Miguel, situado em Madrid, e passou pela combinação das atividades tradicionais de um mercado com as de um local de convívio que permite juntar pessoas desde o momento do brunch até petiscos ou jantares mais animados. Desde essa remodelação, o Mercado de Campo de Ourique têm-se vindo a afirmar como local de convívio e também apreciado por milhares de estrangeiros que visitam Lisboa. A pontuação do espaço no site TripAdvisor confirma isso mesmo, já que ele tem uma nota de 4,5 e surge ainda como o quinto classificado na pontuação dos viajantes como local para compras na cidade de Lisboa.

Variedade é destaque no Mercado de Campo de Ourique

Um dos maiores atrativos deste espaço é a diversidade de pontos de interesse que estão concentrados num só local. Na vertente mais tradicional surgem os habituais locais de compra de um mercado, onde se incluem a peixaria, frutaria e legumes, talho, padaria, charcutaria, congelados, floristas e lojas de plantas e jardim. Mas há depois um toque de modernidade no Mercado de Campo de Ourique concedido pelos espaços de venda de conservas, azeites, vinhos, temperos e especiarias, compotas, chás e plantas medicinais, vinagres, cafés e outros produtos. 

As valências do espaço não se esgotam no ramo alimentar, e há também outras lojas que pode visitar no mercado de Campo de Ourique, É o caso da engomadoria, o atelier de costura, o cabeleireiro, as lojas de chaves e de reparação de calçado, a papelaria e a podologia. 

Mas o que faz a delícias de muitos visitantes é a área de restauração, com várias bancas a oferecer comida gourmet e outros manjares de deixar água na boca. Da lista de espaço fazem parte o Atalho do Mercado, o Hummus Bar, o Meroir, a Malha Marisqueira, o Asoka Plant Based Bar e o Origins 4. Mas se visitar o Mercado de Campo de Ourique verá que há muitas outras opções à sua espera, pois são 16 bancas e 16 conceitos para escolher. E vai ver que o mais difícil é mesmo decidir com que prato se deliciar.

Atividades valem visita ao Mercado de Campo de Ourique

Além dos vários produtos e oferta de espaços de alimentação, há mais um atrativo no Mercado de Campo de Ourique. Falamos do sempre animado calendário de atividades, com diversos tipos de espetáculos e iniciativas, num cartaz de entretenimento eclético e sempre renovado. Por exemplo, depois de setembro ter sido o mês dedicado aos DJs e ao fado, o arranque de outubro de 2022 no Mercado de Campo de Ourique foi pautado pela Música ao Vivo de Martin Craviotto. Aliás, já no ano passado os espetáculos de música ao vivo foram também destaque neste espaço durante o antepenúltimo mês do ano.

Além da música, há outras iniciativas que são realizadas para atrair mais visitantes. É o caso, por exemplo, das Festas da Cerveja e do Festival de Vinho aqui realizados, ou do Mês dos Cocktails&Fun que teve lugar em julho. Para saber as próximas atividades, a melhor solução é passar pelo Facebook do Mercado de Campo de Ourique, já que seguramente vai descobrir (ainda) mais motivos para visitar este espaço ímpar na cidade de Lisboa.

 

Fonte:

Lisboa.PT

Facebook Mercado de Campo de Ourique

TripAdvisor