Avançar para o conteúdo

Pessoa mais velha do mundo – Recorde está nos 122 anos… ou será que não?

pessoa mais velha do mundo

A pessoa mais velha do mundo é, segundo os dados mais reconhecidos, uma freira francesa atualmente com 118 anos de idade. Mas há quem clame que uma brasileira nasceu ainda mais cedo e tem atualmente 121 anos de idade. E existe ainda uma sul-africana a afirmar que tem 128 anos. Qual será, na verdade, a pessoa com mais idade em todo o planeta?

A longevidade na vida é uma bênção, e pode-se dizer que há pessoas que são realmente muito abençoadas. No caso atual, esta associação religiosa até faz todo o sentido, já que a pessoa mais idosa do mundo atualmente é uma freira francesa com 118 anos. Ou será que não?

Segundo publicações oriundas do Brasil, apesar da freira Lucile Randon ser considerada a pessoa mais velha do mundo, há uma cidadã canarinha a viver em Bom Jesus da Lapa que poderá ser a verdadeira detentora do recorde. Após ter recebido atendimento hospitalar de urgência, surgiu a notícia de que Maria Gomes dos Reis tem atualmente 121 anos de idade. Caso isso seja verdade, ela é efetivamente a pessoa mais velha do mundo, e pode já no próximo ano bater o recorde da pessoa que viveu mais em toda a humanidade (retirando da equação algumas histórias bíblicas).

Para adensar ainda mais esta polémica, da África do Sul surgem informações sobre a senhora Johanna Mazibuko. Ela afirma ter “somente” 128 anos de vida, dizendo que a sua data de nascimento remonta a 1894. Ou seja, passando por três séculos e muitas turbulências na história do seu país e do mundo, onde se inclui o fim do reinado britânico sobre a África do Sul, dois conflitos mundiais e ainda todo o período do apartheid. Caso esta informação seja reconhecida, algo que não aconteceu até ao momento pelo Livro de Recordes do Guiness, esta será a pessoa que mais viveu em toda a história.

Recorde da pessoa mais velha do mundo conta 44724 dias

O recorde da pessoa mais velha do mundo no Guinness Book data de 1997, quando a francesa Jeanne Clament faleceu no dia 4 de agosto depois de ter celebrado um total de 122 anos e 167 anos de vida. Ou seja, o coração desta gaulesa, que superou duas guerras mundiais e outras calamidades, bateu durante um total de 44724 dias. O mais perto que alguém chegou desse registo foi a japonesa Kake Tanaka, que faleceu a 19 de abril de 2022. Nessa altura a cidadão nipónica, nascida a 2 de janeiro de 1903, contava 119 anos e 107 dias, num total de 43527 anos.

Atualmente o Livro dos Recordes, e outras páginas da web, reconhecem como a pessoa mais velha do mundo a Irmã André, uma freira francesa com 118 anos de vida. Ela nasceu no dia 11 de fevereiro de 1904 e está desde os seus 40 anos com a ordem religiosa das “Filhas da Caridade”. Mas, para poder bater o recorde da compatriota ainda lhe faltam mais de 1400 dias pela frente…

As duas pessoas seguintes que ainda podem olhar para este recorde estão ainda a uma distância considerável da Irmã André e ainda mais de Jeanne Clament. Uma vive no país de ‘nuestros hermanos’, já que a espanhola Maria Branyas Morera é a pessoa com idade na Península Ibérica e a 34ª na lista de pessoa mais velha do mundo. Mas ela tem “apenas” 115 anos e 211 dias, o que significa que ainda está a praticamente sete anos do recorde. 

O terceiro lugar na lista de pessoa mais velha do mundo está no Japão, país onde são vários os casos de invulgar longevidade. Este lugar no pódio pertence a Fusa Tatsumi, que nasceu no dia 25 de abril de 1907 e conta atualmente com 115 anos e 119 dias de vida. Ou seja, somente 102 dias mais nova que a cidadã espanhola referida anteriormente.

Relativamente aos homens, os registos do Guinness World Book of Records, e da Wikipédia, colocam o venezuelano Juan Vicente Mora no topo da lista. Este cidadão, nascido a 27 de maio de 1909, conta em 2022 com 112 anos de vida, o que significa que está a praticamente 10 anos do recorde da pessoa que viveu mais tempo no planeta.

Como aumentar a longevidade

Uma das curiosidades sobre ser a pessoa mais velha do mundo é, aparentemente, nascer do sexo feminino. Afinal, o homem mais velho de sempre, o nipónico Jiroemon Kimura, tem um registo bem inferior, pois viveu 116 anos e 54 dias. Sem dúvida que é um registo impressionante, mas que, ainda assim, apenas o coloca na 22ª posição da lista das pessoas que mais viveram em toda a históriaSobre os motivos para alcançar uma longevidade invulgar, há várias teorias que são apresentadas e segredos contados. Como fazer desporto, ter uma alimentação saudável, evitar o stress e colocar determinados hábitos e produtos na nossa vida diária.

Johanna Mazibuko, por exemplo, considera que uma dieta com base em leite fresco e espinafres são um dos motivos para ter vivido tanto tempo. Já Lucile Randon destacou o seu espírito como um dos motivos para viver tanto tempo, afirmando, quando fez 117 anos, que “compartilhar um grande amor e não comprometer suas necessidades” era uma das razões para a longa vida. Pessoas que com ela convivem destacam outro elemento, que é a quantidade muito baixa de medicamentos que toma. Aliás, a Irmã André conseguiu mesmo superar a pandemia da Covid-19, resistindo sem grandes problemas quando um surto atacou a casa de saúde onde está instalada.

Hoje em dia os especialistas referem que com os avanços no campo da saúde e com um estilo de vida saudável é possível viver mais anos. Mas será possível a alguém nascido mais recentemente vir a bater o recorde da pessoa mais velha do mundo? A fasquia está nos 44724 dias, mas quem sabe quando este registo será batido?

 

Fonte: 

Wikipedia

DN

UOL

Euronews