Avançar para o conteúdo

Praia do Azibo: Onde a Natureza e o Lazer se Encontram

Praia do Azibo

O que a distingue a Praia do Azibo das restantes?

Se está à procura de um local divertido para passar uns dias com a família ou amigos, a Praia do Azibo pode ser o destino ideal!  Localizada na região de Trás-os-Montes, em Portugal, a Praia do Azibo combina lazer e diversão com a natureza e desenvolvimento sustentável. Fique a conhecer um das muitas maravilhas que o país tem para oferecer!

A Praia do Azibo é uma praia fluvial situada nas margens da Barragem do Azibo. Localiza-se no concelho de Macedo de Cavaleiros, a cerca de 40 quilómetros de Bragança.

Galardoada com várias distinções ao longo dos anos, a Praia do Azibo tornou-se uma das maiores atrações turísticas a nível nacional e até europeu. A título de exemplo, a Praia do Azibo é a praia fluvial que tem Bandeira Azul há mais anos consecutivos, devido às suas condições de segurança, limpeza e qualidade das infraestruturas de apoio.

Na Albufeira do Azibo, destacam-se ainda duas praias fluviais: a Praia da Ribeira e a Praia da Fraga da Pegada. A primeira foi eleita uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, em 2012, sendo a única praia fluvial a norte do Tejo a receber essa classificação. Por sua vez, a Praia da Fraga da Pegada, é sucessivamente distinguida com a Bandeira Azul e como Praia Acessível, por garantir acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Para além disso, a Praia do Azibo foi também premiada com Qualidade de Ouro 2022, pela Quercus, devido à qualidade da água. Após dois anos de restrições devido à pandemia de COVID-19, a Praia do Azibo vai deixar de ter restrições de lotação no verão de 2022. Além disso, a área do areal foi alargada, permitindo um maior número de visitantes e evitando aglomerações.

Que atividades estão disponíveis na Praia do Azibo?

Para além de possuir uma incrível beleza natural, a Praia do Azibo é também uma zona de lazer e recreio. Devido à qualidade da água, cuja temperatura ronda os 24ºC, a Praia do Azibo proporciona uma vasta oferta de atividades aquáticas. Dispõe de insufláveis, uma piscina flutuante e uma plataforma para mergulhos com uma pequena piscina para os mais novos. Também permite a prática de desportos aquáticos não motorizados, incluindo vela, windsurf, remo e canoagem. Para além disso, possui serviços de aqua park, kart bike e de aluguer de barcos, canoas e gaivotas.

É importante realçar que a praia é vigiada por nadadores-salvadores durante toda a época balnear. Também vale relembrar que algumas das atividades mencionadas são pagas. No entanto, existe uma grande variedade de atividades gratuitas, suficientes para passar uns dias divertidos sem se preocupar com o seu orçamento.

Se, por outro lado, prefere entrar em contacto com a natureza e explorar a diversidade de fauna e flora que esta zona proporciona, pode optar por fazer trilhos a pé ou em bicicleta. Ao longo da Albufeira do Azibo, existem cinco percursos pedestres, uma ciclovia e vários observatórios de aves. Além disso, também existe um Núcleo Central, que funciona como um centro interpretativo, organiza atividades de interpretação ambiental e ainda acolhe a Sala Museu de Arqueologia.

Que mais se pode encontrar na Praia do Azibo?

Para além das boas condições da praia e da vasta oferta de atividades aquáticas, a Praia do Azibo também se distingue pela qualidade das suas infraestruturas de apoio. Na sua visita, pode contar com casas de banho, chuveiros, restaurantes, cafés, bares, e até um parque de campismo. Existe também uma ampla área relvada, onde pode encontrar zonas de sombra e chapéus de sol.

Para fazer as suas refeições, pode optar por um dos restaurantes disponíveis ou fazer um piquenique com a família e amigos. Pode fazer um piquenique no extenso relvado perto da praia ou no Parque de Merendas, desfrutando das belas paisagens.

Em termos de diversão e lazer, também existe um amplo leque de atividades fora de água para escolher. Existe um parque infantil, onde os mais pequenos podem brincar. Já os mais velhos podem divertir-se a jogar futebol, andebol ou voleibol no relvado, ou na praia. Além disso, existe também um circuito de fitness e um minicampo desportivo, onde é possível jogar basquetebol, ténis e paddle.

Para sua conveniência, a Praia do Azibo dispõe de uma vasta área de estacionamento perto da praia. Além disso, é reconhecida como Praia Acessível, uma vez que possui acessos que facilitam a visita de pessoas com mobilidade reduzida.

Dicas para visitar a Praia do Azibo

A Praia do Azibo é um destino popular, especialmente na época do verão. Descubra a seguir algumas dicas para melhorar a sua visita à Praia do Azibo:

  • Chegue de manhã bem cedo: para que possa aproveitar tudo o que a Praia do Azibo tem para oferecer, procure chegar cedo à praia. Desta forma, também garante um bom lugar no parque de estacionamento, uma vez que este pode ficar cheio em dias de maior afluência.
  • Esteja atento às horas em que o sol está mais forte: aproveite as horas em que o sol não está tão forte para fazer atividades aquáticas ou para fazer jogos em grupo na areia. Durante as horas em que o sol estiver mais forte, pode aproveitar a sombra do relvado, ou refrescar-se nas esplanadas dos bares e cafés. Nunca é demais relembrar a importância de aplicar protetor solar ao longo do dia e beber bastante água!
  • Tenha em conta a afluência no verão: a Praia do Azibo é um destino muito procurado no verão, especialmente nos fins de semana de julho e agosto. No entanto, é uma zona igualmente bonita durante o resto do ano, que pode aproveitar para passear ou para explorar a natureza.
  • Lembre-se das datas da época balnear: a época balnear de 2022 abriu a 16 de junho e encerra a 11 de setembro. Durante esta época, a Praia do Azibo tem vigilância permanente e nadadores-salvadores. É importante ter isto em consideração para que possa fazer a sua visita com as máximas condições de segurança.

Se é uma pessoa que gosta de visitar praias e zonas de relaxe, pode também visitar a Praia Fluvial de Amieira.

Etiquetas: