Avançar para o conteúdo

Thalisson Kelven – Promessa brasileira pode ser excelente negócio em Portugal

Thalisson Kelven

O Brasil é um viveiro de jogadores para o campeonato português, e entre as melhores oportunidades neste momento surge o nome do defesa Thalisson Kelven.

Existe em Portugal uma enorme tradição de contratar defesas brasileiros, numa história onde se destacam nas equipas grandes os nomes de Ricardo Gomes, Aloísio, André Cruz, Luisão, David Luiz ou Filipe. Além disso, são raras as equipas de menor dimensão que não integram no seu sector mais recuado “zagueiros” vindos do outro lado do Atlântico. E, para estas formações, surge agora um nome a seguir com grande atenção: Thalisson Kelven. Agora vamos dizer-lhe porque esta promessa canarinha é um dos nomes a seguir para reforçar o sector mais recuado das equipas da Primeira Liga.

Este defesa começou a chamar as atenções ainda cedo, quando foi escalado para as seleções jovens brasileiras de Sub-15 e de Sub-17. No entanto, a sua ascensão não foi meteórica e ele tem feito carreira em equipas de menor nomeada nos campeonatos do Brasil. Mas, agora com 24 anos, ele está a dar nas vistas e promete chamar a atenção dos olheiros dos clubes nacionais, sempre em busca de bons negócios. E Thalisson Kelven é, sem dúvida, uma opção excelente neste campo, como lhe vamos agora explicar no NoticiasPT.

Thalisson Kelven ao Raio-X

Com apenas 1,84 metros de altura mas 79kg de peso, Thalisson Kelven não é um defesa muito alto. Mas desde jovem, quando aos 10 anos começou a jogar nos escalões mais altos contra jogadores de 15 anos, que ele mostra uma enorme força e capacidade de luta. Possante, ele faz da rapidez e capacidade de antecipação dois trunfos para eliminar as ofensivas, sendo essa velocidade uma mais-valia para equipas que gostam de jogar com a linha defensiva mais subida.

Além da capacidade de destruir o jogo adversário, destaca-se também a capacidade de passe a curta e a longa distância, com Thalisson Kelven a ter elevada eficácia neste campo. E, embora não possa ser considerado um defesa goleador, este destro consegue também fazer o gosto ao pé com alguma frequência. E, não sendo muito alto, destaca-se o seu bom posicionamento nas bolas paradas ofensivas como um atributo que valoriza ainda mais a sua qualidade.

Carreira feita a pulso

Thalisson Kelven estreou-se em 2017 na formação titular do Coritiba, apesar de já nos escalões de formação ter chamado à atenção e sido selecionado para as equipas de Sub-15 e de Sub-17 do Escrete. Foi ai que começou a dar nas vistas, contribuindo para a vitória no Torneio de Banyoles e o segundo lugar obtido da Copa Internacional do Mediterrâneo, duas competições realizadas em 2014 na Espanha.

Mas a carreira de Thalisson Kelven até esse momento não foi fácil. Oriundo de Ji-Paraná, bem no interior do Brasil, este defesa começou a jogar com apenas 6 anos e passou por três escolinhas no Estado da Rondônia, antes de sair para jogar no Paraná com apenas doze anos. Algo que foi possível porque aos 10 anos o talento de Thalisson Kelven já era evidente, participando em partidas dos escalões de formação mais avançados e defrontando jogadores com 14 e 15 anos. Mas nada que o tenha intimidado, já que isso apurou as suas qualidades e permitiu-lhe evoluir e ganhar a força necessária para defrontar atletas bem mais pesados que ele.

Procura da estabilidade em vários clubes

Depois de uma excelente temporada de 2018 no Coritiba, com 38 partidas e três golos marcados, Thalisson Kelven tem vindo a passar por vários clubes. Primeiro em empréstimos sucessivos ao Guarini e CRB e depois nas passagens pelo Inter de Limeira e pelo Vitoria da Bahia em 2021. No ano passado ele integra o Mirassol, e após uma passagem de sucesso por empréstimo no Juventude está este ano a afirmar-se na formação do estado de São Paulo.

Thalisson Kelven pode ser um excelente negócio

Avaliado de momento em apenas 250.000€, este defesa pode rapidamente dar lucro a qualquer equipa portuguesa que o adquira. Há vários casos semelhantes no desporto, de defesas brasileiros que depois de chegarem a Portugal se adaptaram rapidamente e acabaram transferidos por valores bem interessantes para outras equipas europeias. Geromel, por exemplo, chegou ao Vitória de Guimarães precisamente por 250.000€ e sai para o Colónia por dez vezes mais.

Por isso, quem procura um bom defesa, rápido, possante, e que possa dar retorno financeiro a curto-prazo, pode ter em Thalisson Kelven a resposta para o que procura.

 

Fonte:

Globoesporte

TransferMarket