Avançar para o conteúdo

Saiba qual o vulcão mais perigoso do mundo e a atração que desperta

vulcão mais perigoso do mundo

Apesar do risco que representa, milhares de turistas vão todos os anos visitar o vulcão mais perigoso do mundo.

Localizado no Havai, o Kilauea é um verdadeiro monstro de lava, em constante atividade e capaz de criar frequentemente rios de magma que destroem tudo à sua passagem.

Considerado por isso como o vulcão mais perigoso do mundo, ele é monitorizado em permanência por muitos cientistas e, também, visitado todos os anos por milhares de turistas.

Os motivos para este estranho fascínio pelo Kilauea, e origem do seu turismo de vulcões, são vários. A possibilidade de ver bem de perto os rios de lava que jorram a milhares de graus desde a sua cratera, o facto de estar em atividade constante através de uma extensão de mais de 150km e a possibilidade de chegar bem perto dos lagos incandescentes são algumas das razões que levam muitos a visitar o Kilauea.

Quer saber como está neste momento o vulcão mais perigoso do mundo? Então só precisa de ver o vídeo seguinte…

O que faz do Kilauea o vulcão mais perigoso do mundo?

Existem vários motivos para o Kilauea ser um risco muito maior que outros vulcões. Mas a principal razão está precisamente na atração que desperta nas pessoas, já que anualmente recebe mais de 2,5 milhões de turistas. E, como é também o vulcão mais ativo do mundo e tem estado quase sempre a jorrar lava desde 1983, o que significa uma erupção de praticamente quatro décadas, e tem mais de uma dúzia de crateras, nunca se sabe onde o perigo vai surgir.

Há diversos vulcões que, se entrassem em erupção ou tivessem o ritmo de atividade do Kilauea, seriam muito mais catastróficos para a humanidade. No entanto, eles estão normalmente inativos e, como tal, não representam um perigo para a humanidade. Há que referir que, além do risco em que coloca todos os habitantes do Havai e turistas, o Kilauea é o vulcão mais perigoso do mundo pela destruição de propriedade que causa.

O Kilauea é o vulcão que causou mais mortes?

Desde que há registo, a erupção vulcânica mais mortal de sempre aconteceu em Tambora, na Indonésia. Este vulcão entrou em erupção no ano de 1815, e a destruição que ele causou não se fez sentir apenas no momento com os milhares de toneladas de material expelido e o tsunami subsequente. Os efeitos mais drásticos foram no clima mundial, de tal forma que o ano seguinte, 1816, ficou conhecido como “o ano sem Verão” na Europa. E, por este impacto, as estimativas apontam que a fome causada pela explosão de Tambora terá levado à morte de 70.000 a 90.000 pessoas.

No caso do Kilauea, como ele é monitorizado em permanência na terra e pelos telescópios espaciais, e porque tem características distintas, com erupções suaves e constantes, não se espera um dano tão extenso. No entanto, isso não deixa de fazer dele o vulcão mais perigoso do mundo.

Mas o Kilauea é responsável pela erupção vulcânica que causou mais mortes na história dos Estados Unidos, quando em 1790 uma violenta explosão matou mais de 400 pesoas. Estes números superam, por exemplo, o impacto da nuvem de fumo incandescente do Monte Santa Helena e, segundo especialistas, o impacto de uma explosão semelhante na atualidade seria muito maior.

Além dos danos que uma nova erupção de larga escala causaria, há que ter em conta os danos associados à constante visita de turistas ao Kilauea. Por exemplo, este século já faleceram quatro pessoas, por motivos diversos. A aproximação excessiva às orlas das crateras, o material piroclástico expelido (no pico de atividade mais recente as emissões de material incandescente chegaram aos 100 metros de altura) e os tsunamis que os terramotos vulcânicos originam são exemplos de alguns dos riscos que ele esconde. Se juntarmos ainda a possibilidade de surgirem repentinamente rios de lava que correm a alta velocidade, fica explicado porque, na atualidade, o Kilauea é o vulcão mais perigoso do mundo.

vulcão kilauea

O perigo escondido do Kilauea

No último pico de atividade do Kilauea, iniciado em setembro de 2021, foi colocada a possibilidade de um perigo que aumenta ainda mais a necessidade de monitorizar constantemente o Kilauea. Trata-se da possibilidade de uma erupção no Kilauea vir a causar uma fratura na maior ilha do Havai, capaz de causar um maremoto que iria arrasar com a costa californiana. Embora a hipótese disso surgir ser remota, o impacto que esta situação iria ter em cidades com milhões de habitantes, como Los Angeles, é mais um motivo para o Kilauea ser o vulcão mais perigoso do mundo.

Outros vulcões com risco elevado

Se o Kilauea é o vulcão mais perigoso do mundo pela sua atividade constante, há vários outros com um potencial assassino bem mais elevado, mas que normalmente estão inativos. Agora o Noticias PT diz-lhe quais são outros dos vulcões mais perigosos da Terra:

  • Vesúvio – Famoso por ter arrasado Pompeia em 79 Ac, e com seis milhões de pessoas a viver perto nas suas proximidades, o Vesúvio teve seis explosões nos últimos 17 séculos. A última foi em 1944, mas como os seus humores são desconhecidos, o governo italiano tem vários planos de evacuação preparados para o caso do Vesúvio voltar a despertar.
  • Novarupta – Responsável pela maior explosão vulcânica do século XX, o seu despertar lançou uma nuvem de gases tóxicos sobre todas os povos do Alasca.
  • Pinatubo – Sem um grande histórico de erupções explosivas, foi com surpresa que as Filipinas viram a sua enorme erupção em 1991, que causou 772 mortes, devido aos fluxos de lava que saíram da sua cratera. E com cerca de 20 milhões de pessoas a morar perto do Pinatubo atualmente, o risco mortal de um novo despertar é elevado.
  • Monte Fuji – Situado próximo da a capital japonesa, um regresso ao ativo do Monte Fuji poderia ter um impacto devastador, com um potencial de mortes elevado. Como a última erupção, em 1717, a ser causado por um terramoto, a recorrente atividade sísmica no Japão causa sempre o medo deste monstro despertar novamente.
  • Monte Merapi – Embora não tenha o histórico de Tambora ou Krakatoa, outros vulcões extremamente perigosos da Indonésia, o Merapi tem 20 milhões de pessoas a viver nas proximidades. E, por isso, o risco de causar imensas fatalidades numa nova erupção é bastante elevado

Há ainda um último perigo escondido e que, segundo os especialistas, pode colocar em risco toda a humanidade no planeta Terra. Falamos de Yellowstone, o famoso parque natural nos Estados Unidos que, na realidade, é uma imensa área de atividade vulcânica. E se Yellowstone decidisse acordar para uma imensa erupção vulcânica, a nuvem de cinzas poderia cobrir a atmosfera por meses, colocando os humanos e outras espécies da atualidade em risco de repetir a história dos dinossauros, sofrendo uma extinção em massa. Por isso, apesar de adormecido, para muitos Yellowstone é o vulcão mais perigoso do mundo.

 

Fontes:

 

Time

Washington Post

Australian Geographic

Etiquetas: