Avançar para o conteúdo

Deep Purple estão perto de garantir mais um espetáculo esgotado em Portugal

deep purple

Com visita a Lisboa marcada para o início de novembro, os bilhetes para os Deep Purple estão perto de esgotar. Veja agora os motivos para, com mais de 50 anos de carreira, a banda continuar a esgotar plateias

O Heavy Metal tornou-se famoso especialmente durante a década de 1980, mas existem três bandas que mais de 10 anos antes já davam os acordes para o que viria a ser esta tendência musical. Este trio de pioneiros é formado por bandas que estão no Olimpo do mundo da música, e inclui os Black Sabbath, os Led Zeppelin e os Deep Purple. É esta última que se prepara para voltar a arrebatar os fãs portugueses do Metal, com um concerto marcado para 6 de novembro que está quase esgotado.

Segundo as últimas informações obtidas em bilheteiras online para o evento, o Campo Pequeno já terá apenas 2% da sua lotação disponível para este que será um dos maiores eventos de entretenimento em Portugal no final deste ano. E, mesmo com os bilhetes a terem preços entre os 38€ (na Galeria) e os 60€ (na Bancada), é quase certo que a sala de espetáculos do principal distrito do país vai estar totalmente preenchida para ver os Deep Purple.

O espetáculo vai estar inserido na tour europeia “The Woosh Tour”, dedicada ao último álbum da banda, com o mesmo nome. O concerto tem início marcado para as 20.30h e terá como convidado especial URock. E no evento, além das músicas lançadas mais recentemente, seguramente haverá espaço para desfrutar de alguns dos temas mais icónicos que a banda lançou ao longo de mais de 50 anos desde o surgimento, que agora lhe recordamos aqui no Noticias PT.

Deep Purple – Primeira fase durou 8 anos

Apesar de terem surgido há mais de 50 anos, com a fundação em Londres no ano de 1968, a banda britânica ainda não conta com 5 décadas de carreira. Isso acontece porque após uma primeira fase, que durou até 1976, a banda esteve inativa até ao ano de 1984. A formação inicial era composta por Rod Evans (Voz), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Ian Pace (bateria) e Nick Samper (baixo).

Uma das particularidades dos Deep Purple é, no entanto, a quantidade de fases e alinhamentos por que a banda passou ao longo dos anos. O mais famoso é o segundo, em que Ian Gillan entra para os vocals e Roger Glover para o Baixo, mantendo-se Blackmore na guitarra, Lord no teclado e Pace na bateria. Após mais duas fases, em 1976 os integrantes do grupo chegaram à conclusão de que não seria possível continuar na estrada, e os Deep Purple anunciam o fim da carreira.

Deep Purple regressam em 1984 com formação de sonho

Para gáudio dos fãs, aquela que é reconhecida como a melhor formação dos Deep Purple (Gillan, Blackmore, Lord, Glover e Paice) decide voltar a reunir-se em 1984. Estes membros conseguiram manter-se juntos durante cinco anos, até 1989, e voltaram a estar juntos em 1993, mas os problemas entre o guitarrista Ritchie Blackmore e os restantes membros levaram a que este alinhamento não se voltasse a reunir. 

Ao longo dos anos foram várias as mudanças que os Deep Purple atravessaram, contando com nove fases na sua carreira. Atualmente o grupo é composto pelo vocalista Ian Gillan, o baterista Ian Paice, o baixista Roger Glover, o teclista Don Airey e o guitarrista Steven Morse. Este é o grupo que estará agora em Lisboa para apresentar o album Woosh e, esperam os fãs, recordar outros temas famosos.

Muito além do comercial “Smoke on the Water”

Quando alguém pergunta por uma música dos Deep Purple, a resposta mais habitual recai para o tema “Smoke on the Water”. Afinal, esta é a faixa mais famosa da banda e mais tocada nas rádios comerciais de todo o mundo. Mas, numa carreira com duas dezenas de álbuns e mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, há muito mais nos Deep Purple além de Smoke on the Water.

Considerados como pioneiros do Heavy Metal, os Deep Purple sempre procuraram diversificar as suas sonoridades. Por isso, destacaram-se também em áreas como o hard rock, o rock progressivo e o rock psicadélico. E, após Hush (do álbum de lançamento Shades of Deep Purple) se ter tornado o primeiro hit da banda. em 1968, há muitas outras músicas que ficaram famosas.

Agora veja e escute, nos vídeos seguintes, aqueles que são (provavelmente) os cinco maiores êxitos dos Deep Purple:

Fireball

 

Speed King

Black Night

Highway Star

Smoke on the Water

Grupo é reconhecido como um dos maiores da história do metal

Ao longo da sua longa carreira, os Deep Purple construíram um legado que não deixa ninguém indiferente. Um dos maiores exemplos disso é o facto da banda ter sido classificada no 22º lugar pelo VH1 no ranking dos Maiores Artistas do Hard Rock de sempre. Além disso, nos World Music Awards de 2009 os Deep Purple foram reconhecidos como uma Lenda da Música, acabando por ingressar ainda no Hall of Fame do Rock & Roll em 2016. 

Quer saber quais os motivos para todas estas distinções? Então acelere para as bilheteiras na web e garanta a presença para assistir ao concerto dos Deep Purple marcado para o Campo Pequeno no dia 6 de novembro.

 

Fonte:

Fnac

Viagogo

 

Etiquetas: