Avançar para o conteúdo

Saiba os trunfos para o sucesso das empresas de Leiria

empresas de leiria

Empresas de Leiria continuam a demonstrar uma enorme força e um crescimento contínuo. Veja os segredos do sucesso e o que tem motivado a progressiva expansão do seu volume de negócios

Leiria tem vindo a assumir-se como um local atrativo para as grandes empresas, já que tem uma localização perfeita para coordenar operações a nível nacional e também para a internacionalização dos negócios. Agora vamos explicar-lhe o que torna esta área tão atrativa e quais os trunfos dos empresários de Leiria para continuarem a crescer neste cenário de pós-pandemia .Conheça os segredos do sucesso das maiores empresas de Leiria e descubra alguns dos principais motores para a economia na região.

Localização estratégica ajuda maiores empresas de Leiria

Entre os distritos de Portugal, Leiria nem é dos que ocupa maior área geográfica, com os seus 16 municípios a ocuparem um total de 3500 km2. No entanto, as empresas de Leiria estão posicionadas junto das principais vias de acesso às maiores cidades do país, Lisboa e Porto, permitindo-lhes expedir rapidamente os seus produtos para os maiores centros de negócios do país. Por esse motivo, não é de espantar que negócios como a Lusiaves e a Melro – Legumes e Frutas estejam aqui localizados.

Pelo mesmo motivo, algumas das maiores transportadoras do país, como a Transwhite e a Transportes Central Pombalense, estão neste território. Além disso, as autoestradas que passam pelo distrito também são vias de acesso para a exportação de produtos, algo que é importante para negócios como a Cobopol – Polymer Compounds, a Reynaers Aluminium e a Electrofer.

E, falando sobre este tema, há ainda que destacar a forte presença de empresas do sector automóvel nesta zona. E algumas das maiores cadeias de comércio de carros, como a Benecar na Benedita ou a AutoJulio em Leiria, ficam nesta zona. Além disso, destaque para os fornecedores internacionais da indústria automóvel, como a Schaeffler nas Caldas da Rainha, outro exemplo da importância do sector nas principais empresas de Leiria.

Tradição ajuda a criar negócios

A cerâmica e o vidro são duas das artes mais tradicionais do distrito de Leiria. E, por esse motivo, este sector também tem muita força na região. A ROCA, a SPAL – Fábrica de Porcelanas e a Santos Barbosa Vidros são três empresas de Leiria que demonstram como trazer o saber tradicional para os tempos modernos pode ser uma das matrizes para o sucesso.

A orla costeira é outro dos pontos-fortes de Leiria, com zonas como Peniche e a Nazaré a combinarem o turismo com as artes da pesca. E, neste campo, há que destacar que uma das maiores empresas do mar a nível nacional é a European Seafood Investments, que fica precisamente nesta região.

inovação e crescimento das empresas de leiria

Visão e Inovação são mote para as empresas de Leiria

Mesmo com uma posição de peso na economia nacional, destaca-se ainda a visão dos empresários para o contínuo crescimento da região. A constante modernização, adaptabilidade e capacidade de internacionalização das marcas e produtos criados em Leiria são alguns dos segredos para a vitalidade crescente deste distrito.

Além disso, destaca-se também a importância dada pelas empresas da região à formação dos seus profissionais. Algo feito através do acompanhamento e especialização contínua dos profissionais mas também através da ligação e do aproveitamento dos polos universitários da região, que permitem captar e criar empregos especializados nas empresas de Leiria. E, como a recuperação das empresas na fase pós-pandemia está a ser feita com tremendo sucesso, o futuro do polo empresarial do distrito de Leiria promete novos feitos e ainda maior crescimento.

 

Fonte:

Região de Leiria

Etiquetas: