Avançar para o conteúdo

Jardins do Palácio de Cristal já funcionam com novo horário

jardins do palácio de cristal

Quem procura um espaço ao ar livre multifacetado e repleto de locais de invulgar beleza no Porto encontra nos Jardins do Palácio de Cristal o lugar que procura. Mas agora as horas de visita mudaram para o período de Inverno. Para que não seja surpreendido, veja aqui os novos horários de funcionamento e os espaços que não pode deixar de ver

Quem visita o Porto e procura um local para desfrutar da natureza e de belas paisagens sobre o Douro já sabe que os seus caminhos vão dar aos Jardins do Palácio de Cristal. Este espaço, repleto de jardins, monumentos e belas paisagens, revela-se um verdadeiro oásis no acelerado ritmo da cidade, servindo de local para descanso e relaxamento.

Por dia, milhares de portuenses, e também turistas, acorrem a esta mancha verde na zona de Massarelos para passear, fazer atividades físicas, deliciar-se com as paisagens e também apreciar um belo postal sobre a foz do Rio Douro e o Oceano Atlântico. Agora vamos explicar-lhe porque este é um dos pontos de turismo que marca presença em todos os guias de visita ao Porto e dar-lhe a conhecer mais sobre a história dos Jardins do Palácio de Cristal.

A história dos Jardins

Já com mais de 150 anos de vida, a inauguração deste espaço verde na cidade do Porto data de 1860, tendo sido projetados pelo paisagista alemão Émile David. Considerado um Jardim Romântico, seguindo uma tendência muito em voga nessa época do século XIX, este espaço conta com uma área total de 9,57 hectares, nos quais se inserem também o Palácio de Cristal, construído na mesma época.

O recinto dos Jardins do Palácio de Cristal está dividido entre várias áreas, algumas das quais temáticas e dedicadas a botânicas específicas. A entrada é marcada pelo Jardim Émile David, em homenagem ao criador do projeto, e depois algumas das zonas mais emblemáticas são as Avenidas das Tílias (com os seus restaurantes e esplanadas), dos Plátanos e dos Castanheiros da Índia, os bosques e as varandas sobre o Douro. Além disso, também não se pode deixar de visitar os jardins temáticos das plantas aromáticas, das medicinais e também os mais recentemente erigidos que são dedicados às cidades geminadas e o Jardim dos Sentimentos. Ou o Jardim do “Buxo”, que se apresenta com renovado esplendor desde agosto. O Jardim do Roseiral, com várias esculturas e obras de arte carismáticas da cidade do Porto, é outro dos locais onde se podem perder horas nos Jardins do Palácio de Cristal.

Da botânica dos jardins também há muito a descrever e a apreciar. Entre as principais espécies estão os metrosideros, os rododendros, as camélias, as araucárias, os ginkgos e as faias. Além disso, também os nenúfares dos diversos lagos e os chorões nas margens do enorme espelho de água e dos pequenos lagos ajudam a embelezar ainda mais este espaço.

mapa jardins do palácio de cristal

Os edifícios dos Jardins do Palácio de Cristal

Obviamente, ao falar das estruturas dos Jardins do Palácio de Cristal o destaque principal vai para o edifício que lhe dá o nome. Inaugurado em 1865 e concebido para a Exposição Internacional do Porto, que decorreu nesse mesmo ano, o Palácio foi demolido na década de 1950 para dar origem ao Palácio dos Desportos. Este espaço foi entretanto rebatizado para prestar homenagem a uma das atletas mais famosas do país, passando a ser conhecido como Pavilhão Rosa Mota. Mas, além dos espetáculos de desporto, o local também passou a acolher outros eventos de entretenimento e, recentemente, o seu nome passou a ser Super Bock Arena.

Quem procure os encantos da música nos Jardins do Palácio de Cristal tem seguramente de visitar a Concha Acústica. Este espaço, que recebe vários espetáculos, destaca-se pela sua construção invulgar, que permite que as ondas sonoras dos instrumentos sejam refletidas para a plateia, dando origem a uma experiência inesquecível para os audiófilos.

capela jardins do palacio de cristal

Entre os locais mais famosos dos Jardins do Palácio de Cristal está também a Capela de Carlos Alberto da Sardenha. Mandada construir pela princesa Augusta de Montleart, para prestar homenagem ao seu irmão que foi rei do Piemonte-Sardenha, este monumento data de 1849 e é reconhecido como o maior cenotáfio romântico (memorial fúnebre sem ossadas) em todo o país.

A biblioteca municipal Almeida Garrett é outro dos principais edifícios dos Jardins do Palácio de Cristal, onde se podem ainda visitar o parque infantil e o centro de educação ambiental. E, para a prática do desporto, além do prazer de dar umas corridas nas várias avenidas e fazer outras atividades nos espaços de relva, existem ainda vários campos de futebol e de basquetebol à disposição.

Se está pela zona e quer visitar outros espaços culturais, então saiba que junto aos Jardins do Palácio de Cristal ficam também o Solar do Vinho e o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha. Mas se a sua preferência vai para as coleções botânicas, então opte antes pela Quinta Tait, onde seguramente verá várias espécies de plantas que o vão deixar maravilhado.

Jardins do Palácio de Cristal entram no horário de Inverno

Se está habituado a visitar os Jardins do Palácio de Cristal (por exemplo, é um belo espaço para deliciar-se com um éclair da Leitaria da Quinta do Paço), lembre-se que desde o início de outubro os horários de visita ficaram mais reduzidos. A partir deste mês o horário de Inverno dos Jardins do Palácio de Cristal é das 08h às 19h, o que significa que o encerramento ocorre duas horas em comparação com o período de Abril a Setembro. Por isso, se quer desfrutar este espaço verde de invulgar beleza na cidade do Porto, lembre-se que as horas para visitas mudaram…

 

 

Fonte:

CM Porto

Agenda Cultural Porto