Avançar para o conteúdo

Maravilhas Históricas: O Padrão dos Descobrimentos em Detalhe

Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos: Marco Histórico de Portugal

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento emblemático situado na freguesia de Belém, na cidade e distrito de Lisboa, Portugal. Esta imponente construção presta homenagem aos navegadores e figuras históricas que desempenharam um papel vital na Era dos Descobrimentos portuguesa. Com uma conceção arquitetónica de Cottinelli Telmo e esculturas de Leopoldo de Almeida, o monumento destaca-se como uma importante representação da expansão ultramarina e da rica cultura portuguesa.

Inaugurado em 1960, o Padrão dos Descobrimentos apresenta um conjunto escultórico composto por 33 figuras históricas, todas relacionadas à expansão marítima portuguesa. Estas figuras incluem exploradores, escritores, cientistas e outros protagonistas importantes do período. O monumento ergue-se imponente no banco norte do estuário do rio Tejo, em Santa Maria de Belém.

Este icónico marco português tem igualmente um programa educativo e serviço educativo, permitindo a visitantes de todas as idades aprender sobre a história da exploração e os principais contribuidores desse período. Através de exposições e documentários, o público é convidado a explorar a sua construção e a compreender o significado e as características técnicas e artísticas que compõem o Padrão dos Descobrimentos.

História

Origem e Construção

O Padrão dos Descobrimentos, localizado na freguesia de Belém em Lisboa, Portugal, foi concebido pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelas esculturas do artista Leopoldo de Almeida. A origem deste monumento remonta a 1940, quando foi construído pela primeira vez como parte da Exposição do Mundo Português. Nessa época, a construção foi realizada com materiais efémeros, como gesso, estopa e madeira, o que lhe conferiu uma existência temporária.

Este monumento simbólico celebra a era dos descobrimentos portugueses e homenageia diversas figuras históricas relevantes dessa época. Ergue-se imponente em frente ao rio Tejo, testemunhando a história do século XX português e do apogeu do Estado Novo.

Restauro e Manutenção

Devido à sua importância histórica e cultural, o Padrão dos Descobrimentos foi reconstruído em 1960, desta vez com materiais duráveis. Nesta reconstrução, foram utilizados materiais resistentes e de qualidade, como betão e pedra de lioz. Graças a esta mudança na sua constituição, o monumento passou a estar preparado para enfrentar as adversidades naturais e o desgaste do tempo.

Ao longo dos anos, o Padrão dos Descobrimentos tem sido objeto de processos de restauro e manutenção que garantem a sua preservação. Esses trabalhos incluem a limpeza das esculturas, a preservação dos detalhes arquitetônicos e a manutenção dos espaços circundantes, como jardins e passeios. Desta forma, a conexão entre o monumento e o passado glórioso dos descobrimentos portugueses continua viva e pronta para ser apreciada pelos visitantes e gerações futuras.

Arquitetura

Estilo e Estrutura

Padrão dos Descobrimentos / Desenho da Exposição do Mundo Português

Padrão dos Descobrimentos / Desenho da Exposição do Mundo Português

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento localizado na freguesia de Belém, em Lisboa, Portugal. Concebido pelo arquiteto Cottinelli Telmo e com esculturas de Leopoldo de Almeida, o monumento apresenta um estilo modernista com influências neomanuelinas.

A estrutura do monumento é constituída por uma base retangular e uma proa de um navio de descobrimentos na vertical, com 52 metros de altura. É feito de betão armado revestido com pedra calcária.

Simbolismo

O Padrão dos Descobrimentos homenageia as figuras históricas envolvidas nos descobrimentos portugueses, realçando a importância e influência de Portugal na expansão marítima durante o século XV e XVI. As figuras representadas no monumento incluem:

  • Infante D. Henrique
  • Vasco da Gama
  • Pedro Álvares Cabral
  • Afonso de Albuquerque
  • Fernão Magalhães

Inscrições e Esculturas

Na parte frontal do monumento, encabeçando a proa, encontra-se uma grande figura do Infante D. Henrique. À sua volta estão outras 32 figuras históricas de navegadores, cartógrafos, clérigos e cientistas que contribuíram para a Era dos Descobrimentos.

Todas as esculturas no monumento têm um tamanho entre 8 a 10 metros de altura, proporcionando uma sensação de grandiosidade e imponência às figuras. Os cantos inferiores da base do monumento exibem inscrições em homenagem às principais cidades marítimas portuguesas.

É importante destacar que o Padrão dos Descobrimentos foi erguido duas vezes. A primeira vez em 1940, de forma efémera, com uma estrutura leve de ferro e cimento, sendo reconstruído posteriormente em 1960, utilizando betão armado e revestido com pedra calcária.

Localização e Acesso

O Padrão dos Descobrimentos está localizado na freguesia de Belém, na cidade e distrito de Lisboa, em Portugal. Este monumento histórico encontra-se junto ao Rio Tejo, sendo um marco cultural e uma das principais atrações turísticas da cidade de Lisboa.

Para chegar ao monumento, os visitantes podem optar por diversos meios de transporte. Aqui estão algumas opções:

  • Elétrico  15E: A linha liga o centro de Lisboa a Belém e faz uma paragem próxima ao monumento.
  • Comboio : A Linha de Cascais parte da estação do Cais do Sodré e tem uma paragem na estação de Belém, a poucos minutos a pé do Padrão dos Descobrimentos.
  • Autocarro: As linhas 728, 729 e 751 ligam várias partes da cidade a Belém.
  • Carro: Existem estacionamentos públicos na área de Belém, mas esteja preparado para procurar um lugar, especialmente durante a alta temporada turística.

Ao chegar ao monumento, os visitantes são recebidos por um conjunto de degraus que conduzem a um átrio com vista panorâmica da zona circundante. Um segundo conjunto de escadas e um portal com arco dão acesso ao interior do Padrão dos Descobrimentos. Além das magníficas esculturas que adornam o exterior do monumento, os visitantes podem subir até o topo do miradouro, onde terão uma vista privilegiada de Belém e do Rio Tejo.

Para aqueles que desejam explorar a área mais ampla de Belém, existem várias outras atrações turísticas localizadas nas redondezas, como:

  1. Torre de Belém
  2. Mosteiro dos Jerónimos
  3. Museu dos Coches
  4. Pastéis de Belém (fábrica dos famosos pastéis de nata)

Certifique-se de reservar tempo suficiente para explorar estas atrações e apreciar a rica história e cultura de Belém.

Importância Cultural

Era dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento que celebra a Era dos Descobrimentos portuguesa, uma época em que navegadores e exploradores do país expandiram os horizontes do mundo conhecido através de viagens marítimas. O monumento, localizado em Belém, Lisboa, foi projectado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida, sendo erguido pela primeira vez em 1940 como parte da Exposição do Mundo Português, uma celebração da cultura e história de Portugal.

O monumento representa 33 figuras históricas importantes nesse período, incluindo navegadores, cartógrafos, colonizadores, e cronistas, entre outros. As estátuas têm uma altura de 7 metros cada, com exceção da figura da proa, que possui 9 metros de altura.

Turismo e Educação

O Padrão dos Descobrimentos é atualmente uma atração turística e cultural de destaque em Lisboa, atraindo visitantes de todo o mundo. A sua imponente presença junto ao rio Tejo convida os visitantes a aprenderem mais acerca do papel pioneiro de Portugal nos descobrimentos marítimos e na subsequente criação de rotas comerciais e culturais entre diferentes continentes.

Os seguintes pontos resumem a relevância do monumento:

  • Homenageia figuras portuguesas do período dos descobrimentos
  • Representa a expansão marítima e o pioneirismo na exploração de rotas comerciais
  • Atrai turistas e incentiva a educação histórica

No local do monumento, também se encontra um centro interpretativo que oferece informações detalhadas sobre a era dos descobrimentos, além de uma vista panorâmica aos visitantes que desejam apreciar a bela paisagem e o rio Tejo.

Em suma, o Padrão dos Descobrimentos é um testemunho da importância cultural dos descobrimentos portugueses e o seu papel na história do país. O monumento atrai visitantes interessados em aprender e vivenciar um dos períodos mais importantes da história de Portugal.

Comemorações e Eventos

Padrão dos Descobrimentos é um monumento icónico situado na freguesia de Belém, em Lisboa, Portugal. Construído em homenagem à época das descobertas portuguesas, este monumento desempenha um papel importante nas celebrações e eventos locais, destacando o legado histórico.

Um evento de destaque associado ao Padrão dos Descobrimentos foi a Exposição do Mundo Português, realizada em 1940. Esta exposição teve como objetivo a celebração da fundação de Portugal em 1140 e da restauração da Independência em 1640. Durante esta exposição, o monumento foi erguido de forma efémera, e mais tarde recriado de forma permanente.

Ao longo do ano, o Padrão dos Descobrimentos acolhe várias celebrações e eventos culturais. Alguns exemplos incluem:

  • Visitas guiadas: Estão disponíveis visitas guiadas ao monumento, proporcionando aos visitantes uma compreensão mais aprofundada da história e simbolismo associados ao Padrão dos Descobrimentos.
  • Exposições temporárias: O espaço interior do monumento alberga exposições temporárias relacionadas com a época dos descobrimentos portugueses e outros temas de interesse cultural e histórico.
  • Atividades educativas: O monumento oferece frequentemente atividades e programas educativos para escolas e grupos interessados em aprender mais sobre a história de Portugal e os seus navegadores.

Além destas atividades, o Padrão dos Descobrimentos é também palco de comemorações especiais em datas importantes da história portuguesa. Estes eventos atraem muitos visitantes e proporcionam uma rica experiência cultural.

Em suma, o Padrão dos Descobrimentos é um marco importante para as comemorações e eventos que celebram o legado da época dos descobrimentos portugueses, permitindo aos visitantes aprender e apreciar este momento-chave na história de Portugal.

 

Leia também:

Viajar no Alentejo – Descubra o que visitar em Évora

Jardins do Palácio de Cristal já funcionam com novo horário

 

Imagens/ Mais informações: Site oficial