Avançar para o conteúdo

Viajar no Alentejo – Descubra o que visitar em Évora

o que visitar em evora - templo de diana

Cidade com imensa importância e pontos históricos dos tempos dos romanos, árabes e reis portugueses, ainda hoje Évora continua a ganhar referências e é um local que merece ser descoberto. Agora dizemos-lhe as melhores sugestões sobre o que visitar em Évora

Principal cidade do Alentejo Central e Património Mundial da ONU desde 1986, Évora é muito mais que uma das capitais de distrito em Portugal. Esta é uma das cidades com mais história, sendo estratégica para romanos, árabes, celtas e também para os reis portugueses desde o período medieval. E desde então não pararam de surgir novos pontos de referência nesta área que merecem ser descobertos. Com tanto por onde escolher, esta cidade é um dos maiores tesouros de Portugal, e agora vamos dizer-lhe o que visitar em Évora.

Museu de Évora mostra a cidade desde a pré-história

Existem povoados em Évora desde há cinco milénios. E, por isso, o Museu da Cidade é um dos pontos para começar uma visita por esta cidade do Alentejo, já que permite ter uma visão geral da evolução desta metrópole, com mais de 20.000 peças e artefactos para descobrir. Este é local de visita obrigatória, porque é considerado um dos mais importantes e abrangentes museus em todo o país. Não apenas pelo espólio, mas também pela bela arquitetura do edifício.

No Museu Nacional Frei Manuel de Cenáculo, nome oficial do Museu de Évora, pode-se ter uma visão ampla de toda a oferta cultural que Évora tem para oferecer. Em exposição estão várias peças que recordam a ocupação romana, visigótica e árabe, bem como arte e artefactos que mostram a importância da cidade para a monarquia portuguesa. Além disso, também fica patente o imenso peso religioso que Évora tem no panorama nacional, com destaque para os 13 painéis que contam a Vida de Maria e os 6 painéis da Paixão de Cristo.

Capela dos Ossos é referência de imenso espólio religioso

Um dos mais emblemáticos locais de Évora é a Capela dos Ossos. Situada nos espaços do convento e da Igreja de São Francisco, ela foi construída no séc. XVII e tem as suas paredes e colunas forradas com milhares de ossos, enquanto o teto é coberto por frescos datados de 1810 que evocam passagens bíblicas. O resultado é uma atmosfera única e macabra, mas que seguramente ficará gravada na sua memória. E, a culminar tão peculiar visita, ainda pode apreciar um painel de azulejos assinado por Siza Vieira.

o que visitar em evora - capela dos ossos

Capela dos Ossos

Mas se procura o que visitar em Évora e é fã de património religioso, tem muito mais para desfrutar. Por exemplo, a Igreja dos Loios destacam-se pelos trabalhos em azulejos brancos e azuis, enquanto o Convento e Igreja da Graça são uma referência do estilo renascentista na região.

Obrigatória é também a visita a Sé de Évora é a maior catedral medieval em Portugal, com o seu esplendor arquitetónico bem patente nas colunas, nos claustros e na capela-mor. Reserve ainda tempo para uma passagem pelo Museu de Arte Sacra e termine com a subida ao telhado da Sé, onde se vai maravilhar com a vista panorâmica da cidade para escolher os locais seguintes com o que visitar em Évora.

Palácios e Jardins são paragem obrigatória

O Alentejo é um território pleno de belezas naturais (como a Praia Fluvial da Amieira…), e na maior cidade da região também há vários jardins que o vão deixar deslumbrado. Entre o que visitar em Évora merece destaque o Jardim Público, ao lado da Rua da República, onde a tranquilidade da natureza é combinada com o simbolismo do Palácio de D. Manuel. Além deste monumento do séc. XV ser residência dos reis portugueses, tem ainda como curiosidade o facto de Vasco da Gama, o grande descobridor, ter sido aqui investido comandante. Neste espaço encontra também as ruinas falsas, um espaço com referência à ocupação árabe da região.

Se prefere muralhas verdadeiras, encontra também nesta área as ruínas da antiga proteção em pedra da cidade medieval, que circundam todo o centro histórico desta metrópole. E, se sente fascínio pelas maravilhas da arquitetura do passado, o destino seguinte para quem procura o que visitar em Évora é o Aqueduto da Água de Prata, com os seus imponentes arcos.

Continuando a descobrir os Palácios da cidade, no antigo Palácio da Inquisição encontra hoje o Centro de Arte e Cultura, com diversas obras contemporâneas, enquanto no Palácio dos Duques do Cadaval pode recordar a história de uma das mais famosas famílias de Portugal.

o que visitar em evora - praça do giraldo

O que visitar em Évora – Templo de Diana e Praça do Giraldo são paragem obrigatória

Um roteiro com o que visitar em Évora não pode, obviamente, deixar de fora as duas maiores referências da cidade. Em primeiro lugar, a Praça do Giraldo, que presta homenagem ao herói da reconquista Geraldo Geraldes, o Sem Pavor. Ponto de encontro dos eborenses, no centro desta praça destaca-se a fonte barroca e fabricada em mármore e que, segundo reza a história, tem uma coroa em cima porque o Rei Filipe I considerou-a tão bela que merecia ser coroada.

Mas o mais emblemático ponto turístico de Évora é sem dúvida o Templo de Diana. Este monumento, o mais importante da passagem dos romanos por Portugal, tem semelhanças com a famosa Acrópole de Atenas e cerca de 2000 anos de idade. Ex-Lybris da cidade, ele terá sido construído em homenagem ao Imperador Augusto e ainda hoje as suas imponentes colunas coríntias deslumbram todos os que se deslocam ao Largo do Conde de Vila Flor.

o que visitar em evora - templo romano

Cartaz cultural e de atividades também atrai visitantes

O imenso cartaz de atividades e património gastronómico de Évora também são um bom motivo para se deslocar à cidade alentejana. Por exemplo, os cochos, os trajes e vestuário e ainda os tarros são alguns produtos que deslumbram e que mostram toda a engenhosidade das gentes desta terra. E, com tanto para descobrir quando parte à descoberta de o que visitar em Évora, nada como ganhar forças com a gastronomia típica (como uma bela açorda, uma sargalheta ou as migas), os queijos e os enchidos da região, acompanhados dos generosos e robustos vinhos DOC da região.

Para terminar, veja os vários espetáculos e eventos da rica agenda cultural e de entretenimento desta zona e, se procura um programa mais ativo com o que visitar em Évora, aproveitar que a oferta desportiva no Alentejo é vasta e continua em crescimento. Portanto, há ofertas para todos os gostos para quem procura o que visitar em Évora. Faça-se também à estrada e descubra todos os encantos desta maravilhosa cidade alentejana.

 

Fontes:

CM Évora

Viagens à Solta

 

Etiquetas: