Avançar para o conteúdo

Vamos à caça de riquezas? Saiba os maiores tesouros perdidos em Portugal

tesouros perdidos em portugal

Ouro, prata e pedras preciosas. Ou talvez ossadas da pré-história e outros bens perdidos de outras eras. Quer saber quais os maiores tesouros perdidos em Portugal? Veja agora e entre numa caça ao tesouro…

Portugal é um país com uma vasta história, marcada pela passagem de vários povos, cultos religiosos e pelos descobrimentos. E toda esta herança faz com que existam, ainda hoje, muitos tesouros perdidos em Portugal. Desde os romanos aos mouros, passando pelos Templários ou pelas naus que trouxeram riquezas de vários pontos do planeta, em território luso existem ainda hoje segredos por desvendar.

Se sonha com fortuna, ou apenas com a aventura, porque não embarcar numa caça aos tesouros perdidos em Portugal? Vamos agora dizer-lhe as maiores oportunidades escondidas e também outros tesouros, naturais e da história, que vale a pena descobrir pelo nosso território nas suas viagens. Veja agora a lista com os maiores tesouros perdidos em Portugal.

encontrar tesouros perdidos em portugal

Tesouros Perdidos em Portugal dos Romanos

Durante perto de seis séculos, o Império Romano ocupou toda a Península Ibérica. E, com o seu desaparecimento, deixou para trás uma vasta história mas também inúmeras riquezas que continuam a ser descobertas. As moedas romanas em ouro são, provavelmente, o achado mais apetecível, mas também vasos e outros vestígios têm valor.

A zona centro do país é um bom local para procurar, seguindo as antigas estradas do Império Romano, mas há outras áreas. Por exemplo, em Meda, no Alentejo, foram descobertas em 2007 mais de 4500 moedas da época dos romanos que estavam escondidas numa parede.

Tesouros Mouros

Há várias lendas de mouras encantadas e de tesouros perdidos em Portugal na época da ocupação árabe. Como estes povos dominaram quase todo o território luso, há muitos locais onde ainda se encontram riquezas deixadas pelos mouros em Portugal. A região da Grande Lisboa, onde a saída deste povo foi feita à pressa depois da conquista da capital, é um bom local para começar a sua busca.

O tesouro dos Templários

A sexta-feira de 13 de outubro de 1307 fica marcada pela perseguição a uma das mais poderosas ordens religiosas da história, e é considerada o início do fim para os Templários. Mas, expulsos de França e de outros países, estes monges guerreiros encontraram em Portugal um porto seguro, existindo várias lendas de que as imensas riquezas da Ordem vieram também para o nosso país.

Quando se fala da procura de tesouros perdidos em Portugal, o ouro e joias dos Templários surgem sempre em primeiro lugar. Se também sonha com estas riquezas, a zona do Ribatejo, e locais como Tomar e Almourol, são bons pontos de partida para esta cruzada.

Riquezas dos Descobrimentos

Ao longo de séculos as naus portuguesas vieram repletas de ouro, prata e pedras preciosas de África, do Brasil e do Oriente. Mas, como se sabe, nem todas conseguiram terminar as suas viagens. Se é fã da exploração subaquática e gosta de procurar riquezas, porque não procurar baús repletos de tesouros das Descobertas junto da Costa Portuguesa e também nos Açores e na Madeira?

ossos dinossauro em Portugal

Outros tesouros perdidos em Portugal

Ossadas de Dinossauros

Há fósseis do Jurássico que valem uma verdadeira fortuna. Por isso, se procura tesouros perdidos em Portugal, esta é uma excelente oportunidade para mudar a sua vida. A zona da Lourinhã é a mais conhecida pelas descobertas de ossos de dinossauros, mas toda a orla costeira entre Aveiro e Lisboa são uma oportunidade para os paleontólogos amadores. Se prefere procurar vestígios de plantas da Pré-História, então pode focar-se na zona de Ermesinde.

Pedras Preciosas

Em Portugal não são conhecidos depósitos de diamantes, rubis ou safiras, mas há outras pedras preciosas que estão escondidas um pouco por todo o território nacional. E a lista de pedras de beleza rara que pode encontrar é extensa, incluindo o âmbar, andaluzite, azurite, iberizo, granadas, quartzo, topázio e turquesas.

Ouro

Durante vários anos foi feita exploração de ouro no nosso país. E, se quer encontrar tesouros perdidos em Portugal, porque não apostar no garimpo de rios e outros leitos rochosos nas áreas mais conhecidas de exploração de ouro? A zona de Jales e Vila Pouca de Aguiar é a com maior história do ouro em Portugal, mas há um distrito de Portugal, Portalegre, onde estão a ser feitas pesquisas para explorar este metal precioso. Quem sabe se você não se adianta e descobre uma enorme pepita…

passadiços do paiva

Tesouros naturais e da cultura

Quer uma caça ao tesouro em Portugal mas não está interessado em riquezas? Se é o turismo que o move, então aproveite para se deleitar com as imensas maravilhas naturais e da cultura do nosso país para as suas férias e escapadas. Há muitos locais por onde escolher, e algumas das sugestões que lhe damos são a relaxar na bela Praia do Azibo, aventurar-se pelos trilhos dos Passadiços do Paiva ou deixar-se impressionar com a imponência do mar no Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré. Estes três destinos são, sem dúvida, alguns dos maiores tesouros de Portugal.

 

Fonte:

Público

Etiquetas: