Grande candidato aos Óscares de Melhor Filme e de Melhor Actor, com Colin Farrell, Os Espíritos de Inisherin passam já este mês das salas de cinema para as plataformas de streaming. Saiba a história de uma das melhores longas-metragens dos últimos anos e por que motivos este é um dos filmes que não pode perder em 2023
Vai estar disponível em streaming a partir de 22 de março um dos grandes filmes do ano, Os Espíritos de Inisherin. Vencedor de três Globos de Ouro e quatro prémios Bafta, e com nove nomeações para os Óscares (onde se incluem Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhores Ator e Atriz Secundários e Melhor Argumento Original), o filme que está nas salas de cinema desde fevereiro chega agora também à Disney+.
Esta obra volta a reunir o trio de sucesso do filme Em Bruges, com Martin McDonagh a liderar um elenco onde surgem em destaque Colin Farrell e Brendan Gleeson. Além destes dois atores, Os Espíritos de Inisherin contam ainda com magistrais representações de Barry Keoghan e Kerry Condon, que lhes valeram nomeações para os maiores prémios do cinema na categoria de ator e atriz secundários. Agora no Noticias PT vamos dizer-lhe tudo o que precisa saber sobre este filme, para que também você se deixe prender por esta fantástica história.
Qual a história de Os Espíritos de Inisherin?
Os Espíritos de Inisherin (The Banshees of Inisherin) é uma comédia trágica passada numa zona remota da costa da Irlanda, na fictícia ilha de Inisherin, durante o período pós-guerra civil, em 1923. O enredo gira em redor do final da relação entre os amigos de longa data Pádraic Súilleabháin e Colm Doherty, protagonizados por Colin Farrell e Brendan Gleeson, quando este último decide aproveitar o resto da sua vida para compor música.
A história realizada por Martin McDonagh relata depois as imensas e perigosas consequências do final desta amizade, focando-se em Pádraic e na dor que lhe causa a perda de um dos seus poucos amigos. Com muita intensidade sombria, numa história capaz de prender qualquer pessoa ao ecrã, durante a trama de Os Espíritos de Inisherin vai-se assistindo a um crescendo de emoção à medida que Colm vai cumprindo a promessa feita de cortar um dedo das mãos a cada vez que Pádraic lhe dirigisse a palavra, terminando o drama de forma verdadeiramente surpreendente.
Quando é a estreia de Os Espíritos de Inisherin?
Este filme teve estreia mundial no Festival Internacional de Veneza, a 5 de setembro de 2022, arrebatando os prémios para Melhor Ator e para Melhor Argumento, chegando depois aos cinemas no dia 2 de fevereiro de 2023. E agora chega a altura de poder ver esta história também na web em streaming, já que foi confirmado que o filme fica disponível na plataforma Disney+ a partir de 22 de março, pouco mais de uma semana de serem conhecidos os Óscares que o filme arrebatou, já que a revelação dos prémios da Academia de Cinema está marcada para 13 de março.
Os Espíritos de Inisherin podem ser os grandes vencedores da noite de Óscares
Aclamado pela crítica, esta obra que tem o pós-guerra civil irlandesa como pano de fundo tem arrebatado prémios em todos os festivais onde foi exibido. Depois de Melhor Ator e Melhor Argumento na estreia mundial, em Veneza, nos Prémios Bafta a Academia Britânica distinguiu Os Espíritos de Inisherin como o Melhor Filme Britânico, Colin Farrell e Barry Keoghan como melhores atores principal e secundário e Kerry Condon como melhor atriz secundária. E dos oito Globos de Ouro que o filme disputava acabou por vencer três, para melhor argumento e para melhor filme e ator nos géneros de musical ou comédia.
Agora falta saber quantas das nove estatuetas douradas dos Óscares a que concorrem Os Espíritos de Inisherin serão atribuídas ao filme. A obra surge em segundo lugar na lista de nomeações, empatada com A Oeste Nada de Novo, e apenas atrás de Tudo ao Mesmo Lado e ao Mesmo Tempo, que concorre a onze estatuetas douradas.
Além destes prémios dos especialistas, Os Espíritos de Inisherin destaca-se também pelas avaliações muito positivas nos sites especializados em entretenimento. No IMDB esta obra tem 7,8 pontos, nos utilizadores do Rotten Tomatoes 96% das críticas são positivas, no Metacritic a nota é de 87 pontos em 100 e os utilizadores do Adoro Cinema deram-lhe 4,5 do máximo de cinco estrelas.
Se quer saber também os motivos do sucesso mas não pretende deslocar-se aos cinemas (onde está perto de chegar a nova aventura de Velocidade Furiosa), só tem de esperar pela estreia em streaming, no dia 22 de março para poder ver este incrível filme em sua casa e fazer a sua própria avaliação sobre Os Espíritos de Inisherin.