Carros elétricos e postos de carregamento para carros elétricos são hoje uma realidade em quase todo o mundo.
Considerados uma das melhores invenções das últimas décadas, a tecnologia associada tornou-se massificada na última década. A Tesla foi uma das marcas pioneiras, mas outras marcas (além da empresa de Elon Musk) já dão cartas e mostram resultados positivos num mercado cada vez mais crescente.
Os carros elétricos não são propriamente novidade, no entanto só há pouco tempo é que se tornaram uma realidade quotidiana. A verdade é que foi no século XIX, em 1828, que Ányos Jedlik criou o primeiro projeto de carro elétrico. Mais tarde, em 1835, foi criado o primeiro “veículo” propriamente disto. Desde esse ano até à atualidade, tudo mudou, não só a tecnologia como a forma de fazer as coisas.
E agora, em 2022, temos a maioria das empresas a apostar neste tipo de carros elétricos ou então, pelo menos, em carros híbridos que possam dar mais vantagem ao utilizador final. Marcas como a Mercedes, BMW, Citroen, Dacia, Fiat, Ford, Jaguar, Kia, entre outras, já criaram veículos elétricos de boa qualidade e durabilidade.
Porquê comprar um carro elétrico?
A compra de um carro elétrico está normalmente associada a duas vertentes: a vertente ambiental e a vertente prática. Na vertente ambiental podemos considerar que a dependência de combustíveis fósseis, petróleo, e outros que são nocivos ao ambiente, e por isso essa dependência pode ser aliviada com o uso de carros elétricos que utilizam baterias que podem depois ser recicladas na maioria dos casos. É também uma forma de poupar dinheiro para quem faz bastantes viagens, uma vez que a gasolina e o gasóleo têm tendência a subir como tem acontecido em Portugal nos últimos tempos.
Por outro lado, se tiver uma moradia e quiser colocar o seu carro elétrico a carregar durante a noite, vai conseguir fazer uma poupança de combustível e ao mesmo tempo não tem de se preocupar com os carregamentos no caminho, pelo menos muitas vezes, uma vez que Portugal é um país pequeno e tem bastantes postos de carregamento para carros elétricos.
Vale a pena investir em carros híbridos?
Por outro lado, um carro híbrido é um carro que funciona com combustível e também com uma parte elétrica, por exemplo quando acelera utiliza uma das duas fontes, para que exista um sistema balançado entre o combustível e as baterias de um carro elétrico.
Idealmente é sempre mais vantajoso a compra de um carro elétrico, no entanto para quem não o pode fazer ou não tem uma forma de o carregar em casa, um carro híbrido pode ser a solução intermédia entre o combustível e eletricidade combinados num carro.
O investimento em postos de carregamento para carros elétricos
Para a mobilidade elétrica funcionar, foi preciso criar em Portugal, e também em todos os países, postos de carregamento suficientes para os carros que estão atualmente em circulação. No caso de Portugal podemos afirmar que estamos bem servidos quando comparados com outros países da Europa, e que temos os postos de carregamento em todos os distritos. É assim possível carregar um carro elétrico sem grandes dificuldades quase em qualquer parte do país.
Existem dois tipos de postos de carregamentos no nosso país. Os postos de carregamento normal (PCN) com uma potência até (ou menos que) 22 kWh. Os valores associados a este tipo de carregamento não ultrapassam 3 cêntimos por cada minuto de utilização. Existem ainda os postos de carregamento rápido (PCR) que têm uma potência superior a 22 kWh, onde em cerca de meia hora consegue praticamente 80% de bateria, com um custo de €0,40 por KWh ou €0,16 por minuto. Os preços indicados aqui poderão variar ligeiramente.
Existem também os postos de carregamento na rede pública, que funcionam com aplicações móveis ou cartões, que devem ser contratados junto de um comercializador de eletricidade como por exemplo EDP, Galp, etc.
Onde encontrar postos de carregamento para carros elétricos
Tendo um carro elétrico, e no caso de não poder fazer o seu próprio carregamento, é inevitável procurar postos de carregamentos para continuar a utilizar o seu carro elétrico. E, por isso, a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos disponibilizou no seu site oficial, em atualização constante, a localização dos postos de carregamento para carros elétricos em Portugal continental, Açores e Madeira.
Uma outra alternativa é consultar o site do MOBI.E, onde pode encontrar postos de carregamento da EDP Comercial, Galp Power, Power Dot e KLC. Esta lista tem informação atualizada sobre os postos que estão ligados, planearmos, ou então fora de serviço, ajudando assim os utilizadores a fazer uma escolha acertada sobre a distância a percorrer para carregar o carro.
Pode também usar o Google e pesquisar pela cidade onde está e assim obter direções para o posto de carregamento mais próximo.
A autonomia das baterias dos carros elétricos
A tecnologia tem sido desenvolvida de forma eficaz no que toca à autonomia das baterias existentes. O recorde vai para uma bateria de 970 quilômetros de autonomia, com uma condição que permite usar o sistema da regeneração nas travagens, com uma condução sempre moderada e em velocidade constante. No entanto, nem todos os carros chegam a estes valores no que toca a quilômetros, existindo mesmo os carros híbridos que têm muito menos autonomia por terem baterias mais pequenas.
Podemos dizer que a autonomia de uma bateria na ordem dos 400 quilômetros será um bom investimento, uma vez que existem muitos postos de carregamento em Portugal e que esta bateria pode ser facilmente carregada em qualquer local que esteja em serviço. No entanto, considere sempre que se não carregar o seu carro em casa, terá sempre que conciliar a distância entre o posto de carregamento e a sua casa, podendo optar por ir a pé ou caso não lhe seja possível, utilizar os transportes públicos para minimizar a sua pegada ambiental.
Os incentivos fiscais para carros elétricos
É um facto que o Estado tem sido um dos grandes impulsionadores dos incentivos à compra de um carro elétrico. Em termos anuais estima-se um montante de cerca de 10 milhões de euros só para incentivos à compra destes carros. É uma pequena parcela para ajudar à compra de um veículo tendencialmente menos poluente e mais amigo do ambiente. Assim, e mesmo que esteja com dúvidas poderá sempre aproveitar a oportunidade fiscal que o estado está a dar este ano.
Acreditamos que o futuro são os carros elétricos, e que não terá grandes dificuldades em encontrar cada vez mais carros destes no futuro, em Portugal e também na Europa. É uma questão de estratégia, de ambiente, e no caso de ser cidadão nacional obtém um incentivo fiscal bem generoso.