Avançar para o conteúdo

Jovane ou Flopane? Conseguirá Jovane Cabral confirmar todo o seu talento?

jovane cabral

Considerado um dos maiores talentos da Academia de Alcochete nos últimos anos, Jovane Cabral tem tido dificuldade em confirmar toda a sua qualidade.

Quando Jovane Cabral se estreou na equipa principal do Sporting em 2017, com apenas 19 anos, era grande a expetativa em redor do jovem jogador cabo-verdiano. Afinal, entre os leões havia a esperança de que o clube tinha encontrado um novo extremo para suceder a outros ícones da sua história, como Figo e Cristiano Ronaldo. Mas a carreira do avançado tem tido dificuldade em descolar e agora, com 24 anos, Jovane Cabral pode ter a última oportunidade para confirmar todo o seu talento.

Carreira em Alvalade marcada pela intermitência

Depois de apenas um jogo para a Taça de Portugal na sua época de estreia, é na temporada de 2018/19 que Jovane Cabral se afirma na equipa A dos verdes-e-brancos. E, curiosamente, essa é também a época em que faz mais partidas, com um total de 31 jogos disputados de leão ao peito. Para um jovem acabado de subir da equipa B e dos Sub-23 este primeiro ano foi bastante positivo, terminando a época com 4 golos e 5 assistências.

No segundo ano completo pelo plantel do Sporting parecia que Jovane Cabral iria arrancar para uma época em grande e confirmar todo o seu talento. Mas uma lesão na anca fez o jovem extremo perder 22 jogos entre setembro e janeiro e estar mais de 100 dias afastado da competição. Ainda assim, Jovane conseguiu terminar 2019/20 com 6 golos e 2 assistências em apenas 20 jogos. Ou seja, com um contributo direto de quase 0,5 golos por jogo disputado.

Bis no Dragão marca a melhor época de Jovane Cabral

Recuperado da lesão e com ritmo desde o início da temporada, Jovane Cabral faz em 2020/21 a sua melhor temporada. Conseguindo ser titular mais vezes, o extremo africano termina o ano com 8 golos e 5 assistências. E neste ano, em que o Sporting conseguiu finalmente voltar a ser campeão nacional, o extremo teve papel fulcral em outra conquista, a da Taça da Liga.

Foi a 19 de janeiro que Jovane Cabral levou ao rubro os adeptos presentes no Estádio de Alvalade para a meia-final da Taça da Liga. E apenas precisou de pouco mais de 10 minutos em campo para o fazer. Lançado por Ruben Amorim aos 84 minutos, depois do FC Porto se adiantar no marcador, logo aos 86 o avançado leonino marca um golaço com um remate de pé direito. E aos 94 ele confirma a reviravolta no marcador e apura os leões para a final, ao concluir um contra-ataque venenoso.

Progressivo desaparecimento leva aos empréstimos

Quando se esperava que Jovane Cabral se tornasse num dos mais valiosos ativos do Sporting (como Edwards, Pote ou St. Juste), aconteceu o contrário. O jovem foi desaparecendo da equipa principal e acabou, na segunda metade da última temporada, por ser emprestado à Lázio. Mas a meia-época não foi proveitosa e o extremo apenas fez 4 jogos e um golo em Itália. Este ano a história repetiu-se e depois de aparições esporádicas na metade inicial da época, Jovane foi novamente emprestado no último mercado de transferências, mas agora rumo ao Valladolid. Para complicar ainda mais a situação, o empréstimo ainda está por confirmar pela FIFA e o jovem extremo corre o risco de ficar meio ano sem jogar…

Jovane Cabral ou Flopane – Será o extremo capaz de confirmar o seu talento?

Com 24 anos, começa a ser tarde para Jovane confirmar todo o potencial que sempre viram nele. E, como no mundo do desporto a idade tem grande relevo, começa a tornar-se improvável a hipótese do avançado se afirmar e conseguir chegar a uma equipa de topo da Europa. Jovane Cabral tem tudo a nível físico, com força, rapidez e capacidade de explosão, e a nível técnico, com capacidade de finta e de finalização. Portanto, o que falta para que ele confirme a sua qualidade?

A intermitência é, provavelmente, a principal falha do extremo. Capaz de levantar o estádio a qualquer momento, a verdade é que Jovane passa muitas vezes ao lado do jogo. Falta-lhe, talvez, maior leitura tática para saber atacar os espaços e capacidade mental para recuperar quando os jogos lhe estão a correr mal. Além disso, a mudança para uma equipa com outro esquema (preferencialmente um 4-3-3 com aposta no jogo pelas alas) pode ser também benéfica para Jovane Cabral.

Se não conseguir afirmar todo o seu talento, o jovem pode acabar por ser mais uma esperança perdida e considerado um “flop”. Mas ainda há tempo para Jovane Cabral. Falta-lhe voltar a ser titular e importante para a equipa onde alinha de forma consistente, algo que pode encontrar em Espanha. Este empréstimo ao Valladolid pode, por isso, ser a rampa de lançamento que ele precisa para finalmente explodir!

 

Fonte:

Transfermarket