Avançar para o conteúdo

Chat GPT – Está preparado para esta revolução tecnológica?

chat gpt

Já comparado ao nascimento do Google e do iPhone, o Chat GPT surgiu com o objetivo de mudar o mundo em que vivemos. Saiba agora tudo sobre o seu funcionamento e porque motivos este sistema de comunicação com inteligência artificial está a causar tanto furor!

A evolução tecnológica tem vindo a ser marcada por inovações revolucionárias que transformam a forma como vivemos. O Google, por exemplo, veio mudar a forma como fazemos pesquisas na internet, o Facebook alterou totalmente a forma de nos relacionarmos online e o iPhone transformou radicalmente a utilização do smartphone e outros dispositivos conectados. Agora está a surgir uma nova tecnologia que muitos especialistas consideram que terá um impacto igualmente revolucionário, com o lançamento do sistema de comunicação digital com inteligência artificial Chat GPT.

De momento já existem várias soluções para falarmos com os nossos computadores, telemóveis, eletrodomésticos conetados e outros equipamentos. Mas eles usam protocolos que, em comparação com o Chat GPT, podem quase ser considerados primitivos. Ou, por outras palavras, é a diferença entre usar um dicionário, onde apenas tem palavras seguidas e o seu significado, ou ler um livro com toda a liberdade e magia que ele encerra. Quer saber quais as inovações que fazem do Chat GPT uma tecnologia tão impressionante? Agora vamos explicar-lhe tudo no Noticias PT e dizer-lhe onde as diferenças que esta tecnologia traz serão mais sentidas.

O que é o Chat GPT?

Chat GPT significa Chat Generative Pre-trained Transformer, o que significa que é um sistema de comunicação digital (chat) com capacidade de gerar diálogos muito mais complexos que as outras soluções existentes de momento. Lançado em novembro de 2022 pela Open AI, uma empresa americana especializada em inteligência artificial, é precisamente o recurso a esse conhecimento e capacidade de aprendizagem que o diferenciam dos outros sistemas de comunicação digital. E, por isso, não admira que em apenas dois meses o Chat GPT tenha conseguido alcançar 100 milhões de subscritores.

Enquanto os outros chats existentes estão pré-programados para dar respostas tipificadas e um conjunto de questões e solicitações dos utilizadores, o Chat GPT representa um passo em frente. Ele é capaz de manter um diálogo complexo e conversas longas, em que age quase como se fosse um humano. Mas com uma grande vantagem, que passa pelo acesso rápido a milhares de fontes de informação existentes online, o que o torna muito mais preciso e capaz de entender o contexto das conversas e todo o seu conteúdo.

vantagens do Chat GPT

Quais as vantagens do Chat GPT?

A maior vantagem do Chat GPT é precisamente o recurso à inteligência artificial, que lhe permite dar respostas precisas e complexas. Até porque, usando a AI, ele vai ganhando continuamente novas ferramentas para perceber o que os utilizadores estão a pedir, contextualizar o que é pedido (por exemplo, reconhecendo palavras sinónimas e sabendo qual o pedido preciso em cada momento) e dar até informações adicionais para enriquecer o diálogo e o conhecimento dos seus utilizadores. E faz isso de forma muito mais rápida do que qualquer humano conseguiria.

Outra grande vantagem é acabar com a necessidade de googlar as suas questões e depois navegar pelos vários resultados para encontrar a resposta mais precisa. Ou seja, o próprio Chat GPT faz essa pesquisa por si e dá-lhe a resposta correta, combinando os dados obtidos em diversas fontes. E, como ainda estamos na fase embrionária desta tecnologia, é possível dar feedback quando alguma resposta não é a mais correta, de forma a que o sistema de inteligência artificial do Chat GPT continue a ser otimizado.

Por se tratar de um sistema de inteligência artificial, este chatbot tem também capacidade de aprendizagem sobre os seus utilizadores. E isso enriquece o seu contributo ao longo dos tempos. Por exemplo, se o Chat GPT souber que você é fã de rock e pesquisar por um artista, ele é capaz de criar autonomamente uma playlist com as músicas que provavelmente mais lhe vão agradar.

Por fim, um dos grandes benefícios do Chat GPT é ser grátis, tratando-se de uma tecnologia open-source a que qualquer empresa ou particular pode recorrer. Por isso, ao ser adotada pela maioria das empresas e softwares, ele pode transformar o mundo das comunicações homem-máquina com um impacto similar ao que o Google teve quando surgiu como um motor de pesquisa evoluído e grátis para todos os utilizadores.

benefícios do Chat GPT

Quem mais vai beneficiar e onde o impacto será mais evidente?

Existem várias empresas que vão tirar imenso partido das capacidades do Chat GPT. Por exemplo, para um motor de busca, como o Google ou o Youtube, um chatbot como este torna ainda mais rápida e intuitiva a sua utilização. E os softwares que recebem ordens dos utilizadores, como um sistema de navegação ou os equipamentos de uma casa inteligente, podem vir a ter um funcionamento muito mais eficaz e até potenciar o auxílio que dão aos utilizadores.

Também as empresas com comunicação com os clientes vão garantir uma ajuda muito mais efetiva nos serviços de apoio. Afinal, o Chat GPT vai conhecer todos os atributos da empresa, saber as respostas mais adequadas e garantir que o call-center consegue ser muito mais eficaz. Além disso, como ele substitui os humanos nesta tarefa e consegue manter-se em linha e responder a múltiplos pedidos em simultâneo, acabam-se as esperas ao telefone para a sua chamada ser atendida.

No mundo da aprendizagem, onde por vezes os alunos têm dificuldade em compreender as explicações dos professores, o Chat GPT também traz inúmeros benefícios. Afinal, ele consegue personalizar as respostas para cada utilizador, explicando conceitos, transmitindo da forma pretendida os ensinamentos necessários e até conseguindo criar um programa de ensino à medida das necessidades de cada aluno.

Estes são apenas alguns exemplos de como o Chat GPT vai mudar a sua vida, mas há muitos outros. Por exemplo, imagine que é fã de destinos exóticos e começa a conversar com este chatbot sobre as suas próximas férias. Ele poderá dar-lhe no futuro sugestões de maravilhas naturais como os vulcões mais ativos do mundo ou as florestas da Papua Nova Guiné, reservando viagens e hotéis, preparando logo todo o roteiro, tratando dos requisitos legais e outras preocupações antes de partir para a biagem. Ou, se é fã de andebol, conversar consigo sobre os melhores jogadores, os torneios que existem e ainda informações que você pode desconhecer sobre este desporto.

Como pode ver, o Chat GPT promete revolucionar a forma como conversa com os dispositivos tecnológicos e promete enriquecer e trazer para novos patamares a comunicação digital. Por isso, à imagem do Google ou do iPhone, ele surge como uma verdadeira revolução e um novo patamar mais elevado para tirar partido da tecnologia.

 

Fontes:

OpenAI

Wikipedia

Etiquetas: